quarta-feira, 2 de julho de 2014

Em duelo suíço, Federer reage e bate freguês Wawrinka nas quartas de final

Stan salva quatro match points, mas sucumbe à pressão e perde de virada; Na semi, heptacampeão enfrenta Milos Raonic, que bateu algoz de Nadal


Por Londres


Heptacampeão em Wimbledon, Roger Federer sofreu, mas derrotou Stanislas Wawrinka em uma dura batalha suíça pelas quartas de final na grama londrina. O tenista da Basileia teve um começo ruim, mas se recuperou de forma impecável e venceu o antigo freguês, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 3/6, 7/6, 6/4 e 6/4, nesta quarta-feira, na quadra central do All England Club. O jogo ganhou contornos dramáticos no fim. Stan salvou quatro match points, mas acabou sucumbindo à pressão do compatriota, que mostrou um leque de belas jogadas no último e decisivo game, de aces a smash, incluindo o seu tradicional ponto de saque e voleio, para selar a vitória.

No último encontro entre os tenistas, Wawrinka levou a melhor na decisão do Masters 1000 de Monte Carlo. O retrospecto dos confrontos, no entanto, é favorável a Federer, que soma 14 vitórias e apenas duas derrotas. Ex-número um do mundo e atual quarto colocado do ranking da ATP, o suiço de 32 anos tornou-se o tenista mais vitorioso em Wimbledon na Era Profissional, com 72 triunfos, atrás apenas de Jimmy Connors, com 84. Ele também passou a ser o jogador que chegou mais vezes nas quartas de final de um Grand Slam, com 42.

federer tenis wimbledon (Foto: AP)
Nas quartas de final, Federer se recuperou e 
venceu Wawrinka, de virada, por 3 sets a 1 
(Foto: AP)

Além de brigar pela vaga em sua nona final na grama londrina, a primeira desde o título de 2012, Federer poderá ultrapassar Wawrinka e recuperar o terceiro lugar do ranking mundial. Na próxima fase, ele enfrenta o canadense Milos Raonic, que derrorou a surpresa australiana Nick Kyrgios, de apenas 19 anos, responsável pela maior zebra em Wimbledon até agora. Com 37 aces, eliminou o espanhol Rafael Nadal nas oitavas de final.

Nesta quarta, Raonic saiu atrás, perdendo o primeiro set por 7/6(4). Mas o canadense entrou no jogo e conseguiu a virada sobre a zebra. Raonic fechou os três sets seguintes por 6/2, 6/4 e 7/6(4) e garantiu vaga na semifinal. Do outro lado da chave, o sérvio Novak Djokovic (número 2) mede forças com o búlgaro Grigor Dimitrov (13º) por um lugar na decisão.
  •  
milos raonic vai a semifinal em wimbledon (Foto: Reuters)
Raonic comemora vitória e vaga na semifinal 
em Wimbledon (Foto: Reuters)


O jogo
Após um equilíbrio inicial, com os tenistas confirmando os seus serviços com tranquilidade, Wawrinka se impôs. No quarto game, o suíço pressionou e quebrou o saque do rival, abrindo 3/1. De zero, Stan ampliou a vantagem. Federer respondeu na mesma moeda e se manteve vivo: 4/2. Por pouco, não devolveu a quebra, mas Wawrinka se recuperou e salvou o breakpoint: 5/2. Roger confirmou o game, mas Stan não desperdiçou a chance de fechar a parcial em seguida. Agressivo, ele não deu chances e fez 6/3. Wawrinka teve 100% de aproveitamento nas bolas do primeiro serviço e levou a melhor em 82% das disputas na rede no primeiro set. Federer, por sua vez, acertou 80% dos pontos no seu saque, mas cometeu 16 erros não forçados contra apenas 10 do adversário.

Foi a primeira vez que o ex-número um do mundo perdeu um set nesta edição do torneio. Campeão na grama londrina em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2012, Federer não se intimidou pela pressão. A disputa ficou acirrada, com sucessivas trocas de vantagem. Sem quebras e com tudo igual no placar (6/6), os tenistas levaram a decisão para o tiebreak. Mais uma vez, o equilíbrio deu a tônica. Federer usou a experiência, passou a incomodar o rival com um saque forte e fez 7 a 5 no desempate para fechar a parcial em 7/6.

stanislas wawrinka vence Lopez em wimblodon (Foto: Reuters)
Wawrinka teve um começo arrasador, mas c
aiu de produção e perdeu para Federer
(Foto: Reuters)

Wawrinka sentiu o golpe e caiu de produção. Sobrando em quadra, o ex-número um do mundo conseguiu uma quebra no sétimo game do terceiro set: 4/3. De zero e com um ace, ele ampliou. Na sequência, Stan manteve o serviço e diminuiu: 5/4. Federer acertou mais dois pontos de saque para fazer 6/4, assumindo a liderança na partida: 2 a 1.

Firme no primeiro serviço, o tenista da Basileia assumiu o controle da partida. Após quebrar o saque do adversário e abrir 3/1 no quarto set, Federer freou a reação do compatriota. O jogo ganhou contornos dramáticos no fim. Depois de ver Wawrinka confirmar o serviço, Roger sofreu na hora de sacar para fechar o jogo: 5/4.

Depois de conseguir o primeiro de seus cinco match points, o ex-número um do mundo salvou um breakpoint com um smash. Mais uma vez, teve a chance de liquidar a partida, mas uma devolução sensacional de Wawrinka adiou a vitória. Federer chegou ao terceiro ponto do ponto com um belo voleio, uma de suas especialidades. Stan resistiu e acertou uma esquerda para se manter vivo na briga. O quinto match point veio com um ace. Na sequência, Wawrinka devolveu o saque de efeito com uma bola alta. Sem dó nem piedade, Federer acertou outro smash para fazer 6/4 e selar o dramático triunfo por 3 a 1.

Semifinais


Novak Djokovic (SER) x Grigor Dimitrov (BUL)
Roger Federer (SUI) x Milos Raonic (CAN)



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2014/07/em-duelo-100-suico-federer-bate-fregues-wawrinka-nas-quartas-de-final.html

Nenhum comentário: