segunda-feira, 30 de junho de 2014

Porto Alegre se despede da Copa com duelo entre Alemanha e Argélia

Europeus e africanos decidem vaga na próxima fase às 17h no Beira-Rio. Jogo altera trânsito e mobilidade urbana nas ruas da capital gaúcha.


Rafaella Fraga Do G1 RS


Policiamento é intenso nas proximidades do Beira-Rio (Foto: Rafaella Fraga/G1)
Beira-Rio teve policiamento reforçado e invasão 
argentina no último jogo 
(Foto: Rafaella Fraga/G1)

Porto Alegre se despede da Copa do Mundo 2014 nesta segunda-feira (30), quando a tricampeã Alemanha enfrenta a Argélia, que volta ao gramado do Beira-Rio para disputar uma vaga nas quartas de final da competição. O jogo começa às 17h, com abertura dos portões marcada para as 13h. A expectativa do governo do Rio Grande do Sul é de receber pelo menos 15 mil alemães para a partida. Siga a cobertura do Mundial em Porto Alegre em tempo real.

Como será o primeiro jogo do Beira-Rio no horário das 17h, um novo esquema de trânsito foi montado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os bloqueios começam às 11h e terminam duas horas após o fim da partida. Abaixo, o G1 lista um serviço completo sobre o jogo.

A Alemanha confirmou a liderança do Grupo G ao vencer os Estados Unidos no Recife, por 1 a 0, e garantiu a passagem para Porto Alegre. Já a Argélia empatou em 1 a 1 com a Rússia em Curitiba, garantindo o segundo lugar no Grupo H. Será a segunda passagem dos argelinos pela capital gaúcha. No dia 22 de junho, a seleção venceu a Coreia do Sul no Beira-Rio.

A Argélia participa pela quarta vez o Mundial, no entanto, pela primeira vez avança da primeira fase. A equipe espera repetir façanha de 1982, na Copa do Mundo na Espanha, quando surpreendeu a Alemanha logo no primeiro confronto pela competição, com um triunfo por 2 a 1. Os europeus carregam consigo a tradição de permanente candidata ao título.


Confira um guia para curtir Alemanha x Argélia em Porto Alegre

Como chegar ao Beira-Rio

De carro


EPTC faz bloqueios em Porto Alegre (Foto: Luiza Carneiro/G1)
EPTC faz bloqueios em Porto Alegre 
para jogosda Copa 
(Foto: Luiza Carneiro/G1)

Nas imediações do estádio Beira-Rio, os bloqueios iniciarão a partir das 11h, no sentido bairro-Centro. Pelo menos 11 pontos ficarão bloqueados: Avenida José de Alencar (somente com acesso local e veículos em situação de emergência); Avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre a Avenida Ipiranga e a Avenida Padre Cacique, nos dois sentidos de circulação; Avenida Padre Cacique, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), nos dois sentidos; Avenida Borges de Medeiros (Caminho do Gol), entre o Mercado Público e o Viaduto Dom Pedro I, somente na pista sentido Centro-bairro; Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto (Caminho do Gol), entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rótula das Cuias; Rua Monroe; Rua Otávio Dutra, entre a Avenida Padre Cacique e a Rua Silveiro; Rua Dona Amélia; Rua Gen. Oliveira Freitas; Rua Miguel Couto, entre a Avenida Padre Cacique e a Rua Silveiro e Rua Barão do Cerro Largo, entre a Avenida Padre Cacique e a rua Antenor Lemos.

Outra medida adotada pela EPTC será a alteração nos tempos de 140 semáforos nos eixos das avenidas João Pessoa, Azenha e Oscar Pereira, assim como no eixo da Osvaldo Aranha, Protásio Alves e Terceira Perimetral. Essas vias são as principais rotas para ir do Centro Histórico em direção a zona Sul.

De ônibus
A permissão de circulação dos ônibus no corredor da Avenida Padre Cacique ocorre até as 14h. Há quatro linhas de ônibus especiais com saídas de diferentes pontos da capital: Centro/Beira-Rio, Aeroporto/Beira-Rio, Jóquei/Beira-Rio e PUC/Beira-Rio. Além disso, mais de 30 linhas regulares de ônibus e 10 de lotação atendem as proximidades do estádio.


A EPTC planejou o desvio de mais de 60 linhas regulares de ônibus, nos dias das partidas no Beira-Rio. As mudanças ocorrem na região do Centro Histórico e nas linhas com terminal nas avenidas Borges de Medeiros ou Salgado Filho, em razão do Caminho do Gol.

O desvio será pela avenida João Pessoa, acesso sob o viaduto, seguindo pela Loureiro da Silva, rua Gal. Lima e Silva, rua Cel. Fernando Machado, av. Borges de Medeiros (bairro-Centro), Salgado Filho, e retornando à avenida João Pessoa, de onde segue itinerário normal.

Além das mudanças no Centro, 27 linhas de ônibus da zona Sul, que circulam pelas avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique, terão seus itinerários alterados: 110 – Restinga Nova; 110.1 – Restinga; 111 – Restinga Velha; 111.2 – Rest .Velha/ Hípica; 149 – Icaraí; 149.1 – Icaraí/ Taquary; 165 – Cohab; 170 – Jd. das Palmeiras; 171 – Ponta Grossa; 173 – Camaquã; 176 – Serraria/ Rodoviária; 176.1 – Serraria/ Ouriques; 177 – Menino Deus; 178 – Praia de Belas; 179 – Serraria; 179.2 – Serraria/ Osv. Cruz; 180 – Diário; 184 – Juca Batista; 186 – Liberal; 187 – Padre Réus; 187.1 – Pe. Réus/ Massot; 188 – Assunção; R1 – Jd. Vila Nova; R3 – Esperança; R5 – Ponta Grossa; R81 – Campo Novo; R84 – Juca.

Os horários de pico do transporte coletivo terão atendimento normal, segundo a EPTC. As primeiras e últimas viagens também serão mantidas. Confira todas as informações no site da EPTC (clique aqui).

Torcida argentina é maioria na saída pelo Caminho do Gol (Foto: Igor Grossmann/G1)
Torcida argentina percorre o Caminho do Gol
(Foto: Igor Grossmann/G1)

Pedestres
Os pedestres terão trânsito livre no entorno do Beira-Rio, até a entrada no chamado perímetro Fifa, onde só entrarão pessoas credenciadas e com ingresso em mãos.

Em dias de partidas, também será proibido pedalar ou correr na orla do Guaíba. Uma das opções é o Caminho do Gol, trajeto que ligao Centro Histórico ao Beira-Rio, pela Avenida Borges de Medeiros.
 
O estádio
Reinaugurado em abril, o Estádio Beira-Rio começou a ser reformado em dezembro de 2010, com a demolição de parte das arquibancadas inferiores. Nesse período, a obra foi interrompida por 270 dias, até que fossem assinados contratos. A reforma custou R$ 300 milhões, e a capacidade em jogos do Mundial é de 49 mil pessoas.

A casa do Inter passou por uma reformulação nas arquibancadas, com destaque para a cobertura, coberta por membranas que são iluminadas à noite.


Torcedores assitem à goleada da Argélia sobre a Coreia do Sul (Foto: Diego Guichard/G1)
Torcedores assistiram à goleada da Argélia
 sobrea Coreia do Sul (Foto: Diego 
Guichard/G1)

Na arquibancada
A torcida argelina conquistou Porto Alegre na vitória por 4 a 2 sobre a Coréia do Sul, na segunda rodada do Grupo H, na tarde do dia 22 de junho. Os festivos africanos, que montaram até um trio elétrico com música árabe no aquecimento para o jogo com os asiáticos, podem novamente conquistar a animação do público gaúcho e ganhar apoio nas arquibancadas.

A colônia alemã no Rio Grande do Sul é enorme. A tricampeã mundial deve trazer consigo cerca de 15 mil torcedores, segundo projeção da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul. Antes mesmo de a bola rolar na Copa do Mundo, 7.399 ingressos para a partida das oitavas de final já haviam sido vendidos para os alemães, mostrando a confiança dos europeus na seleção do técnico Joachim Löw.


Thomas Müller é um dos artilheiros da Copa do Mundo (Foto: Getty Images )
Thomas Müller é um dos artilheiros da Copa
do Mundo (Foto: Getty Images )

Por que ver este jogo
A Alemanha é apontada como uma das favoritas da Copa do Mundo no Brasil. Logo na estreia, goleou por 4 a 0 a seleção portuguesa, de Cristiano Ronaldo. Na primeira fase, teve ainda um empate em 2 a 2 contra Gana e venceu os EUA na última rodada pelo placar de 1 a 0. Assim, fechou a primeira etapa com sete pontos.

O time alemão conta também com a presença do jovem atacante Thomas Müller, um dos artilheiros da competição, com quatro gols. Os gaúchos ainda podem ver Miroslav Klose quebrar um recorde, que até então divide com o brasileiro Ronaldo Nazário: o de artilheiro absoluto de Copas do Mundo. Ambos tem 15 gols. Se o camisa 11 alemão entrar em campo e balançar as redes, ocupará o posto de artilheiro sozinho.

A seleção da Argélia pode até não ser favorita para o confronto válido pelas oitavas de final contra a Alemanha, mas, com certeza surpreendeu até aqui.


Torcedor alemão assistindo jogo na Fan Fest (Foto: Caetanno Freitas/G1)
Fan Fest deve ter grande presença de público
(Foto: Caetanno Freitas/G1)

Fan Fest
Para quem não conseguiu garantir entradas, a Fan Fest foi montada perto do Beira-Rio, no Anfiteatro Pôr do Sol, também à beira do Guaíba. O telão vai mostrar a partida entre França e Nigéria, às 13h, direto do Mané Garrincha, em Brasília, e às 17h será transmitido o confronto entre Alemanha e Argélia.


Haverá ainda shows da Banda Dublê, marcado para às 15h20, e do pagodeiro Dudu Nobre, às 19h05. Veja aqui a programação completa da Fan Fest.

Previsão do tempo

Depois de vários dias de chuva, a instabilidade deve perder força aos poucos. No entanto, na segunda-feira (30) ainda pode chover fraco em Porto Alegre. Uma massa de ar mais frio e seco volta a ganhar força, baixando as temperaturas em todo o Rio Grande do Sul. Na capital, a temperatura mínima fica em 10°C. À tarde, os termômetros podem marcar 18°C. Como o estádio fica à beira do Guaíba, a dica é levar um casaco para os momentos finais da partida.


O que fazer na cidade
O jogo começa às 17h, o que dá tempo suficiente para conhecer algumas indicações do Guia das Cidades da Copa do G1 antes da bola rolar. O Mercado Público de Porto Alegre, por exemplo, abre cedo, às 7h30. Declarado Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, o prédio foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da capital gaúcha e se tornou um ícone de compras. São 110 estabelecimentos ao todo, entre açougues, peixarias, restaurantes, lanchonetes e cafeterias, entre outros.


Usina do Gasômetro é um dos pontos turísticos da capital gaúcha (Foto: Anselmo Cunha/PMPA)
Usina do Gasômetro é um dos pontos 
turísticosda capital gaúcha 
(Foto: Anselmo Cunha/PMPA)

Ainda no centro da cidade, vale conhecer a Usina do Gasômetro, aberta até as 21h. Antiga usina de geração de energia, atualmente conta com espaços para exposições de arte, shows e salas de cinema. Do lado de fora, a área verde em frente ao Rio Guaíba é convidativa para uma atividade tipicamente porto-alegrense: tomar chimarrão e ver o pôr do sol.

Entre as opções culturais estão a Fundação Iberê Camargo, aberta até as 19h, e a Casa de Cultura Mário Quintana, em atividade até as 21h. Quem quiser uma vista panorâmica da capital do Rio Grande do Sul pode ir para o alto do Morro Santa Tereza. De lá, dá para ver o Beira-Rio banhado pela margens do Guaíba.



saiba mais

Nenhum comentário: