Europeus e africanos decidem vaga na próxima fase às 17h no Beira-Rio. Jogo altera trânsito e mobilidade urbana nas ruas da capital gaúcha.
Beira-Rio teve policiamento reforçado e invasão
argentina no último jogo
(Foto: Rafaella Fraga/G1)
Como será o primeiro jogo do Beira-Rio no horário das 17h, um novo esquema de trânsito foi montado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os bloqueios começam às 11h e terminam duas horas após o fim da partida. Abaixo, o G1 lista um serviço completo sobre o jogo.
A Alemanha confirmou a liderança do Grupo G ao vencer os Estados Unidos no Recife, por 1 a 0, e garantiu a passagem para Porto Alegre. Já a Argélia empatou em 1 a 1 com a Rússia em Curitiba, garantindo o segundo lugar no Grupo H. Será a segunda passagem dos argelinos pela capital gaúcha. No dia 22 de junho, a seleção venceu a Coreia do Sul no Beira-Rio.
A Argélia participa pela quarta vez o Mundial, no entanto, pela primeira vez avança da primeira fase. A equipe espera repetir façanha de 1982, na Copa do Mundo na Espanha, quando surpreendeu a Alemanha logo no primeiro confronto pela competição, com um triunfo por 2 a 1. Os europeus carregam consigo a tradição de permanente candidata ao título.
Confira um guia para curtir Alemanha x Argélia em Porto Alegre
Como chegar ao Beira-Rio
De carro
EPTC faz bloqueios em Porto Alegre
para jogosda Copa
(Foto: Luiza Carneiro/G1)
Outra medida adotada pela EPTC será a alteração nos tempos de 140 semáforos nos eixos das avenidas João Pessoa, Azenha e Oscar Pereira, assim como no eixo da Osvaldo Aranha, Protásio Alves e Terceira Perimetral. Essas vias são as principais rotas para ir do Centro Histórico em direção a zona Sul.
De ônibus
A permissão de circulação dos ônibus no corredor da Avenida Padre Cacique ocorre até as 14h. Há quatro linhas de ônibus especiais com saídas de diferentes pontos da capital: Centro/Beira-Rio, Aeroporto/Beira-Rio, Jóquei/Beira-Rio e PUC/Beira-Rio. Além disso, mais de 30 linhas regulares de ônibus e 10 de lotação atendem as proximidades do estádio.
A EPTC planejou o desvio de mais de 60 linhas regulares de ônibus, nos dias das partidas no Beira-Rio. As mudanças ocorrem na região do Centro Histórico e nas linhas com terminal nas avenidas Borges de Medeiros ou Salgado Filho, em razão do Caminho do Gol.
O desvio será pela avenida João Pessoa, acesso sob o viaduto, seguindo pela Loureiro da Silva, rua Gal. Lima e Silva, rua Cel. Fernando Machado, av. Borges de Medeiros (bairro-Centro), Salgado Filho, e retornando à avenida João Pessoa, de onde segue itinerário normal.
Além das mudanças no Centro, 27 linhas de ônibus da zona Sul, que circulam pelas avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique, terão seus itinerários alterados: 110 – Restinga Nova; 110.1 – Restinga; 111 – Restinga Velha; 111.2 – Rest .Velha/ Hípica; 149 – Icaraí; 149.1 – Icaraí/ Taquary; 165 – Cohab; 170 – Jd. das Palmeiras; 171 – Ponta Grossa; 173 – Camaquã; 176 – Serraria/ Rodoviária; 176.1 – Serraria/ Ouriques; 177 – Menino Deus; 178 – Praia de Belas; 179 – Serraria; 179.2 – Serraria/ Osv. Cruz; 180 – Diário; 184 – Juca Batista; 186 – Liberal; 187 – Padre Réus; 187.1 – Pe. Réus/ Massot; 188 – Assunção; R1 – Jd. Vila Nova; R3 – Esperança; R5 – Ponta Grossa; R81 – Campo Novo; R84 – Juca.
Os horários de pico do transporte coletivo terão atendimento normal, segundo a EPTC. As primeiras e últimas viagens também serão mantidas. Confira todas as informações no site da EPTC (clique aqui).
Torcida argentina percorre o Caminho do Gol
(Foto: Igor Grossmann/G1)
(Foto: Igor Grossmann/G1)
Os pedestres terão trânsito livre no entorno do Beira-Rio, até a entrada no chamado perímetro Fifa, onde só entrarão pessoas credenciadas e com ingresso em mãos.
Em dias de partidas, também será proibido pedalar ou correr na orla do Guaíba. Uma das opções é o Caminho do Gol, trajeto que ligao Centro Histórico ao Beira-Rio, pela Avenida Borges de Medeiros.
O estádio
Reinaugurado em abril, o Estádio Beira-Rio começou a ser reformado em dezembro de 2010, com a demolição de parte das arquibancadas inferiores. Nesse período, a obra foi interrompida por 270 dias, até que fossem assinados contratos. A reforma custou R$ 300 milhões, e a capacidade em jogos do Mundial é de 49 mil pessoas.
A casa do Inter passou por uma reformulação nas arquibancadas, com destaque para a cobertura, coberta por membranas que são iluminadas à noite.
Torcedores assistiram à goleada da Argélia
sobrea Coreia do Sul (Foto: Diego
Guichard/G1)
A torcida argelina conquistou Porto Alegre na vitória por 4 a 2 sobre a Coréia do Sul, na segunda rodada do Grupo H, na tarde do dia 22 de junho. Os festivos africanos, que montaram até um trio elétrico com música árabe no aquecimento para o jogo com os asiáticos, podem novamente conquistar a animação do público gaúcho e ganhar apoio nas arquibancadas.
A colônia alemã no Rio Grande do Sul é enorme. A tricampeã mundial deve trazer consigo cerca de 15 mil torcedores, segundo projeção da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul. Antes mesmo de a bola rolar na Copa do Mundo, 7.399 ingressos para a partida das oitavas de final já haviam sido vendidos para os alemães, mostrando a confiança dos europeus na seleção do técnico Joachim Löw.
Thomas Müller é um dos artilheiros da Copa
do Mundo (Foto: Getty Images )
do Mundo (Foto: Getty Images )
A Alemanha é apontada como uma das favoritas da Copa do Mundo no Brasil. Logo na estreia, goleou por 4 a 0 a seleção portuguesa, de Cristiano Ronaldo. Na primeira fase, teve ainda um empate em 2 a 2 contra Gana e venceu os EUA na última rodada pelo placar de 1 a 0. Assim, fechou a primeira etapa com sete pontos.
O time alemão conta também com a presença do jovem atacante Thomas Müller, um dos artilheiros da competição, com quatro gols. Os gaúchos ainda podem ver Miroslav Klose quebrar um recorde, que até então divide com o brasileiro Ronaldo Nazário: o de artilheiro absoluto de Copas do Mundo. Ambos tem 15 gols. Se o camisa 11 alemão entrar em campo e balançar as redes, ocupará o posto de artilheiro sozinho.
A seleção da Argélia pode até não ser favorita para o confronto válido pelas oitavas de final contra a Alemanha, mas, com certeza surpreendeu até aqui.
Fan Fest deve ter grande presença de público
(Foto: Caetanno Freitas/G1)
(Foto: Caetanno Freitas/G1)
Para quem não conseguiu garantir entradas, a Fan Fest foi montada perto do Beira-Rio, no Anfiteatro Pôr do Sol, também à beira do Guaíba. O telão vai mostrar a partida entre França e Nigéria, às 13h, direto do Mané Garrincha, em Brasília, e às 17h será transmitido o confronto entre Alemanha e Argélia.
Haverá ainda shows da Banda Dublê, marcado para às 15h20, e do pagodeiro Dudu Nobre, às 19h05. Veja aqui a programação completa da Fan Fest.
Depois de vários dias de chuva, a instabilidade deve perder força aos poucos. No entanto, na segunda-feira (30) ainda pode chover fraco em Porto Alegre. Uma massa de ar mais frio e seco volta a ganhar força, baixando as temperaturas em todo o Rio Grande do Sul. Na capital, a temperatura mínima fica em 10°C. À tarde, os termômetros podem marcar 18°C. Como o estádio fica à beira do Guaíba, a dica é levar um casaco para os momentos finais da partida.
O que fazer na cidade
O jogo começa às 17h, o que dá tempo suficiente para conhecer algumas indicações do Guia das Cidades da Copa do G1 antes da bola rolar. O Mercado Público de Porto Alegre, por exemplo, abre cedo, às 7h30. Declarado Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, o prédio foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da capital gaúcha e se tornou um ícone de compras. São 110 estabelecimentos ao todo, entre açougues, peixarias, restaurantes, lanchonetes e cafeterias, entre outros.
Usina do Gasômetro é um dos pontos
turísticosda capital gaúcha
(Foto: Anselmo Cunha/PMPA)
Entre as opções culturais estão a Fundação Iberê Camargo, aberta até as 19h, e a Casa de Cultura Mário Quintana, em atividade até as 21h. Quem quiser uma vista panorâmica da capital do Rio Grande do Sul pode ir para o alto do Morro Santa Tereza. De lá, dá para ver o Beira-Rio banhado pela margens do Guaíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário