segunda-feira, 30 de junho de 2014

Djokovic bate freguês Tsonga em três sets e vai às quartas em Wimbledon

Sérvio supera francês 17º do mundo pela nona vez seguida para seguir rumo ao bi na grama de Londres. Adversário agora é o croata Marin Cilic


Por Londres, Inglaterra


Na tarde chuvosa desta segunda-feira em Londres, Novak Djokovic passou pelo francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 7/6 (7-5), e avançou para as quartas de final em Wimbledon, o terceiro Grand Slam do ano. Como a quadra central tem um teto retrátil, o duelo aconteceu normalmente. Nele, o sérvio aproveitou as chances que teve e venceu o francês pela 13ª vez na carreira (assista ao vídeo com os pontos finais do embate).

O próximo rival do número 2 do mundo é o croata Marin Cilic, que derrotou nesta segunda-feira o francês Jeremy Chardy por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (10-8), 6/4 e 6/4. É a primeira vez na carreira que Cilic alcança as quartas na grama londrina. Ele foi eliminado nas oitavas de final em 2008 e 2012.


saiba mais

O confronto entre Djokovic e Tsonga é corriqueiro no circuito da ATP. Os dois já se enfrentaram 18 vezes, contando a partida desta segunda-feira, com 13 triunfos do sérvio e cinco do francês. Nas últimas nove vezes em que houve o encontro, o atual número 2 do mundo levou a melhor. A última vitória de Tsonga foi no Masters 1.000 de Paris de 2011. Na ocasião, Djoko não compareceu ao jogo por estar lesionado.

Novak Djokovic x Tsonga Wimbledon (Foto: Reuters)
Novak Djokovic vence Tsonga pela nona vez 
consecutiva (Foto: Reuters)

O início do primeiro set nesta segunda-feira foi como o esperado. Os dois tenistas sacando muito bem e confirmando seus serviços sem grandes dificuldades. Mas, no quinto game, em um erro de Tsonga, Djokovic conseguiu vencer um game no saque do adversário e fez 4 a 2. Na sequência, o francês levou o game até o 30/30, mas não conseguiu devolver a quebra. Djokovic só administrou o serviço e levou a primeirca parcial, 6/3.

O segundo set teve um enredo parecido com o do primeiro. No início, os tenistas confirmaram seus saques sem grandes problemas mas, no sétimo game, Djokovic aproveitou dois erros de Tsonga, quebrou o serviço do rival e encaminhou a vitória, abrindo 4 a 3. Depois de confirmar seu saque e fazer 5 a 3, o sérvio teve três set points seguidos quando o francês estava no serviço. 
Tsonga conseguiu salvar todos, marcou cinco pontos seguidos e se manteve vivo na parcial. Por pouco tempo, pois Djokovic levou, sem grandes dificuldades, o game seguinte.

E o filme quase se repetiu no terceiro set. Quando o placar apontava 2 a 2, Djokovic teve duas chances de quebrar o saque do francês, que salvou ambas com saques quase indefensáveis. No game seguinte, Tsonga levou pela primeira vez na partida o game no saque de Djokovic para iguais, 40 a 40. O sérvio, porém, vibrando muito, fechou e empatou a partida, 3 a 3. No oitavo game, Tsonga teve, pela primeira vez, chance de quebrar o saque do rival, mas não aproveitou. Djoko salvou com um break point com ace e outro, forçando o erro do rival. O jogo seguiu igual e foi para o tie break.

O desempate do terceiro set foi um festival de saques fortes. Ace de um lado, ace de outro. A maioria das bolas sequer era devolvida para a quadra adversária. Isso acabou quando o sérvio tinha 6 a 5 de vantagem. No saque de Tsonga, o número 2 do mundo quebrou o rival ao rebater uma bola na linha. Assim, ele fechou a parcial em 7/5 e o jogo em 3 sets a 0.

Jo-Wilfried Tsonga x Novak Djokovic Wimbledon (Foto: Reuters)
Jo-Wilfried Tsonga não conseguiu parar Novak 
Djokovic (Foto: Reuters)


Outros resultados desta segunda-feira

Masculino
Oitavas de final
Andy Murray (GBR) 3 x 0 Kevin Anderson (AFS) - 6/4, 6/3 e 7/6 (6)
Grigor Dimitrov (BUL) 3 x 0 Leonardo Mayer (ARG) 6/4, 7/6(6) e 6/2

3ª rodada

Stanislas Wawrinka (SUI) 3 x 0 Denis Istomin (UZB) - 6/3, 6/3 e 6/4

Feliciano Lopez (ESP) 3 x 1 John Isner (EUA) - 6/7(8), 7/6(6), 7/6(3) e 7/5


Juvenil
Paula Badosa Gibert (ESP) 2 x 0 Luisa Stefani (BRA) - 6/3 e 6/0
Kamil Majchrzak (POL) 2 x 0 Joao Menezes (BRA) - 6/3 e 6/4


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2014/06/djokovic-bate-fregues-tsonga-em-tres-sets-e-vai-quartas-em-wimbledon.html

Nenhum comentário: