terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sochi, dia 10: coroações de rainhas e reis na patinação, biatlo e bobsled

Sochi 2014 sochi 2014 

Casal americana conquista Dança no Gelo com obra russa sobre lenda persa; bielorrussa leva terceiro ouro e jamaicanos se despedem com festa no gelo

Por Sochi, Rússia

 
espetáculo

Par americano leva ouro com lenda de 'Mil e 
Uma Noites'
 
 
detalhes 
Confira as mais belas imagens do
 décimo dia de competição
 
 
salto incríve
 
Bielorrusso leva ouro no esqui estilo livre aéreo


Foi uma segunda-feira de coroações neste décimo dia de competições nos Jogos de Inverno de Sochi. Com o Palácio Iceberg como cenário, os americanos Meryl Davis e Charlie White foram entronados como campeões da Dança do Gelo da patinação artística ao som de “Mil e Uma Noites de Sherazade”, do russo Nikolai Korsakov. A suíte sinfônica foi composta baseada no romance sobre a lenda de uma rainha persa que, ao contar belas histórias, evitou que o Rei Shariar a matasse, como fazia diariamente com toda esposa que escolhia como castigo por uma traição. 

No biatlo surgiu uma rainha, a bielorrussa Darya Domracheva, que levou o terceiro ouro em Sochi, desta vez na prova dos 12,5km. Dos 20 tiros, ela errou apenas um. A primeira medalha viera nos 10km perseguição e a segunda, nos 15km individual. Com as três vitórias em sete dias, Darya se tornou a maior atleta olímpica da história de seu país, contando com os Jogos de Verão. 

Ela ainda é dona de um bronze de Vancouver 2010 nos 15km. Foi o dia da ex-república soviética. No esqui estilo livre aerials, Anton Kushnir chegou ao ouro com um salto assombroso (assista no vídeo acima). 

Anna Sidorova Curling Sochi (Foto: Getty Images) 
Anna Sidorova: eliminada, musa do Molejo faz 
carinha de quem não está gostando demais 
(Foto: Getty Images)
 
Os Jogos de Sochi ficaram menos belos. As russas do curling estão eliminadas após derrota para as britânicas. A princesa Anna Sidorova deixou a disputa, mas conquistou os corações de milhares de brasileiros que não pensariam duas vezes em casar com ela na Rússia amanhã

Reis da alegria, os jamaicanos também se despediram das Olimpíadas de Inverno irradiando carisma e recebendo carinho do público do bobsled. Assim como nas duas descidas de segunda-feira, Winston Watts e Marvin Dixon foram os mais lentos na terceira bateria e acabaram fora da última. A simples presença deles, porém, já foi responsável por um dos momentos mais festivos destes Jogos de Inverno. 

- Não importa se não temos esportes de inverno, podemos vir aqui, podemos dominar o esporte como esses caras que moram aqui - disse Watts, de 46 anos. 

Jamaica compete mais uma vez no bobsled e se despede de Sochi (Foto: Getty Images) 
Piores na pista, medalha de ouro no carisma: 
Jamaica causa frisson no bobsled de 
Sochi (Foto: Getty Images)

A festa seguiu no Complexo Sanki, já que os russos Alexey Voevoda e Alexnder Zubkov levaram o ouro no bobsled, seguidos pelos suíços Alex Baumann e Beat Hefti. A dupla americana, formada pelos Stevens Holcomb e Langton, completou o pódio. Holcomb se tornou campeão olímpico do trenó de quatro componentes em Vancouver 2010 após superar uma quase cegueira

A névoa castigou os Jogos de Inverno. No snowboard cross, as oitavas de final foram canceladas e a prova do biatlo 15km masculina foi adiada pelo segundo dia seguido. No hóquei feminino, Canadá e Estados Unidos vão decidir o ouro. As equipes bateram Suíça e Suécia, respectivamente, seleções que definirão a medalha de bronze.

neblina jogos Sochi prova cross-country (Foto: AP) 
Após dias de calor, neblina atacou pelo segundo 
dia e adiou disputas em Sochi (Foto: AP)


Após o ouro por equipes no salto com esqui, a Alemanha se desgarrou na liderança do quadro de medalhas, com oito ouros, três pratas e dois bronzes. Os anfitriões desbancaram a Holanda da segunda colocação. Os Estados Unidos aparecem em terceiro. 

O Brasil volta a competir nesta terça. Depois do susto durante os treinos do bobsled, quando o trenó virou no último sábado, Fabiana Santos e Sally Mayara começam a descer a pista a partir das 12h15. Antes, às 2h30, Maya Harrisson, que mal fala português, compete no slalom gigante do esqui alpino. No biatlo 15km largada em massa, o norueguês Ole Einer Bjoerndalen tenta se tornar o atleta mais medalhado da história dos Jogos Olímpicos de Inverno. Aos 40 anos, ele coleciona 12 medalhas, seis das quais de ouro. Confira a programação completa


saiba mais

Nenhum comentário: