terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Acidentes e recuperação: Fabiana volta a mostrar poderes de Wolverine

Sochi 2014 sochi 2014 

Pilota brasileira do bobsled já sofrera susto sério em 2011 e sua superação rendeu o apelido do super-herói. Hoje, se emociona ao comentar a vida dedicada ao esporte

Por Direto de Sochi, Rússia

O trenó descia a pista do Complexo Sanki a mais de 120 km/h. Na curva 11, perde o controle, bate no topo da pista e capota. O susto passado pela pilota Fabiana Santos e a reserva Larissa Antunes no treino oficial foi grande, mas as brasileiras estão prontas para descer na pista de bobsled das Olimpíadas de Sochi, nesta terça-feira. A pronta recuperação, no entanto, não é uma novidade na carreira da atleta.

Há três anos, Fabiana guiava o trenó do Brasil em uma competição em Winterberg, na Alemanha, quando virou, perdeu o capacete e foi arrastada no gelo por alguns segundos. Por mais que a cena seja chocante, ela não consegue se lembrar de nada. A memória preferiu poupar a brasileira de qualquer trauma ou medo. Apesar de ter queimado o rosto e machucado o nariz, a pilota teve uma recuperação inesperada que rendeu, inclusive, o apelido de um herói.

montagem Fabiana Santos e Wolverine (Foto: Editoria de Arte) 
Fabiana Santos: dois acidentes na pista de 
bobsled e recuperação de Wolverine (Foto: Editoria de Arte)

- Eu passei por uma avaliação e fiquei sabendo que talvez precisaria de cirurgia para recuperar o rosto. Mas não precisei fazer absolutamente nada. Inclusive, o médico que me atendeu disse que avisaria para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) me chamar de Wolverine. Pelo poder de regeneração. Impressionou todo mundo. Não tenho nada no meu rosto - diz a atleta.

Fabiana Santos levantamento de peso Pan 2007 (Foto: AFP)Fabiana Santos em ação no levantamento de peso Pan 2007, disputado no Rio (Foto: AFP)
 
Os superpoderes de Fabiana Santos vão além da boa cicatrização. Por muitos anos, a atleta se desdobrou como pôde para conseguir fazer o que mais gosta. Viveu pelo esporte e chegou a ser criticada. Antes do bobsled, Fabi foi ginasta, jogadora de futebol, lançadora de martelo e até boxeadora. Além de pilotar, hoje também dedica parte de seu tempo para o levantamento de peso, tendo disputado a modalidade no Pan do Rio, em 2007. Todas as experiências foram consideradas válidas, mas foi no gelo que ela alcançou o melhor e mais especial momento de sua trajetória.

- Eu tenho 30 anos de idade, e as pessoas olham e pensam: ''Ela não tem nada''. Mas não concordo de forma alguma. Eu fui para o Pan do Rio e estou nos Jogos Olímpicos de Inverno. Todos os objetivos e metas eram no esporte - comentou.

Fabi e sua parceira Sally Mayara são as primeiras representantes femininas do Brasil no trenó do gelo em Olimpíadas. A classificação histórica foi dedicada pela atleta aos familiares. Ao lembrar o clima de desconfiança e insegurança que teve de enfrentar para perseguir o sonho, a pilota se emociona e fala sobre a vida pouco estável que ainda leva.

- Dedico tudo para minha família. De certa forma, acho que fui criticada pelos meus parentes também. No Brasil, eu tenho uma vida meio instável. Pelo fato de ter sempre olhado para o esporte, alguns achavam que eu esquecia um pouco da minha vida. Mas a minha vida é isso aqui. 

Eu sei o que quero. Peço a todos que respeitem os atletas. As minhas conquistas eu não troco por nada. A partir deste momento, o bobsled está mostrando condições de crescer, evoluindo condições que temos de crescer. Temos um grupo fechado, atletas de excelente nível e vamos cada vez conquistar espaço.

Fabiana Santos treino bobsled Brasil (Foto: AP) 
A dupla brasileira durante os treinamentos dos 
Jogos Olímpicos de Sochi (Foto: AP)
 
Em Sochi, o Brasil também será representado pelo quarteto masculino do piloto Edson Bindilatti. Técnico das duas equipes, Cristiano Paes classifica Fabiana como uma guerreira. A parte psicológica era uma preocupação da comissão, sobretudo após o grave acidente de 2011. Mas ele ressalta que a pilota brasileira tem uma força mental acima da média.

- Bosbled é radical. Ela teve um acidente acima do normal porque o capacete acabou saindo. Nosso medo, na época, era a preocupação com a parte psicológica. Levamos para o Canadá e vimos a Fabiana se superar como atleta porque queria muito disputar os Jogos Olímpicos - analisou Cristiano.

Por mais que Sochi 2014 seja um sonho realizado, Fabi ainda vislumbra outro desejo. Depois da Rússia, quer dedicar parte do seu tempo para buscar uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, no levantamento de peso.

- Queria muito alcançar isso. Disputar Jogos de Inverno e de Verão seria um sonho.
Susto em Sochi

Às vésperas da estreia em Sochi, Fabiana Santos e Larissa Antunes deram um susto nos torcedores brasileiros. Elas sofreram um acidente na pista de bobsled do Complexo Sanki durante o treinamento oficial. Apesar das imagens fortes, elas não se machucaram e garantiram que estavam tranquilas após o incidente.

- Dentro do esporte a gente busca velocidade. E só vai ganhar velocidade o atleta que tem essa coragem de arriscar. Se você ficar fazendo uma linha conservadora, uma linha que te mantém seguro todo o tempo, você não vai ganhar velocidade. Então você tem que abusar da curva, tentar usar a pressão a seu favor. Isso que faz a diferença de um atleta que tem coragem de arriscar para um atleta que apenas quer fazer uma descida segura e completa. Nós somos atletas olímpicas, somos competitivas e a gente quer ganhar velocidade. Quer fazer a descida em menos tempo, cada vez mais rápido. Ganha aquele atleta que é um pouco mais abusado. Ou você mantém no arroz e feijão e faz a linha só para completar - explicou Fabiana, horas depois do acidente.

Fabiana e Sally fazem a estreia em Sochi neste terça-feira, quando serão realizadas as duas primeiras baterias femininas dos Jogos Olímpicos, a partir das 12h15m (de Brasília). O SporTV.com acompanha as disputas em Tempo Real. O SporTV e a TV Globo transmitem algumas provas ao vivo.


saiba mais

Nenhum comentário: