domingo, 8 de dezembro de 2013

Tomados pela emoção da despedida, Alison e Emanuel vencem em SC

Nas areias da etapa de São José, dupla desbanca time temporário de Pedro Solberg e Jorge e encerra parceria de quatro anos no lugar mais alto do pódio

Por Direto de São José, SC

 Medalhistas de prata em Londres 2012 e campeões mundiais de 2011, Alison e Emanuel formaram uma das parcerias mais vitoriosas do vôlei de praia brasileiro nos últimos anos. Em busca de novos desafios para a caminhada rumo às Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, a dupla decidiu se separar. O palco da despedida, na manhã deste domingo, foi a arena montada em São José (SC), que presenciou a vitória de virada da dupla olímpica sobre a parceria provisória formada por Pedro Solberg e Jorge, por 2 sets a 1 (17/21, 21/19 e 15/9).

- Não jogamos bem. Por mais que tenhamos experiência por todos os desafios que já enfrentamos, jogar com essa pressão da despedida foi muito complicado. Mas o mais importante é que o Emanuel não deixou de acreditar em mim, nem eu nele. Isso fez a diferença no final. Eu tentava evitar pensar na despedida, mas ao mesmo tempo era inevitável pensar nisso durante o jogo. O Jorge e o Pedro estão de parabéns, foram grandes adversários e merecem nosso respeito - avaliou Alison.
 

- Realmente, o que fez diferença foram a amizade e a cumplicidade que temos um com o outro. O Pedro e o Jorge estavam muito tranquilos, enquanto a gente estava com dificuldade para se encontrar no jogo. Mas já tínhamos passado por vários momentos assim, e isso determinou a nossa reação. Estou muito feliz porque o tempo que nós passamos juntos foi importante para o Alison amadurecer ainda mais, então eu encerro essa parceria muito feliz por ter contribuído com esse direcionamento para a carreira dele - completou Emanuel.

alison e emanuel circuito brasileiro volei de praia santa catarina (Foto: Paulo Frank/CBV) 
alison e emanuel circuito brasileiro volei de praia 
santa catarina (Foto: Paulo Frank/CBV)
 
Tomados pela emoção da despedida desde o apito inicial, Alison e Emanuel desperdiçaram algumas chances de furar o bloqueio poderoso de Pedro Solberg no primeiro set. Com garra descomunal, o veterano Jorge, que conquistou o quarto lugar em Pequim 2008, competindo com a bandeira da Georgia, desferiu uma série de pancadas certeiras, e determinou a vitória da parceria temporária por 21/17.

A disputa continuou acirrada no set seguinte. Jorge e Pedro, que será o novo parceiro de Emanuel em 2014, conseguiram assumir a liderança do placar em alguns momentos, mas os pontos de bloqueio de Alison colocaram os medalhistas olímpicos em vantagem. Jogando com a torcida dos pais na arquibancada, o paranaense Emanuel também derrubou muitas bolas, e a dupla conseguiu empatar o duelo pelo apertado placar de 21/19.
  •  
Estou muito feliz porque o tempo que nós passamos juntos foi importante para o Alison amadurecer ainda mais, então eu encerro essa parceria muito feliz por ter contribuído com esse direcionamento para a carreira dele."
Emanuel
 
Visivelmente emocionados, Alison e Emanuel chegaram ao tie-break dispostos a elevar ainda mais o nível da disputa. Sem economizar nos malabarismos para salvar bolas, e afiada no bloqueio, a dupla olímpica conseguiu abrir uma boa margem de pontos sobre os adversários e coroou a despedida com o triunfo no desempate, por 15/9. Com o resultado, a parceria de quatro anos entre Alison e Emanuel chega ao fim com a marca de 51 pódios, 21 títulos e 349 vitórias.

Na disputa pelo terceiro lugar, o cearense João Paulo, parceiro do paraibano Gilmário, sofreu uma lesão no joelho durante o aquecimento, e Ricardo e Márcio faturaram o bronze por W.O. Com a vitória deste domingo, Alison e Emanuel chegam à terceira vitória na temporada, após os triunfos no Recife (PE) e Guarujá (SP), e lideram com folga o ranking masculino. O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia entra no recesso de fim de ano e retorna já no início de 2014, com a etapa de São Luís (MA), marcada para 16 a 19 de janeiro.

*O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Nenhum comentário: