sábado, 16 de novembro de 2013

Sem Libertadores, Gobbi prevê prejuízo e cogita liberar medalhões

Clube se prepara para ausência em competição depois de quatro anos seguidos. Sheik e Danilo estão entre aqueles que podem sair para dar espaço a jovens

Por São Paulo

Danilo Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Danilo está entre os medalhões que devem sair (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
 
O Corinthians tem planejado suas temporadas contando sempre com uma vaga na Taça Libertadores. Para 2014, porém, a chance de o clube disputar a competição internacional é mínima - o time está em décimo lugar, com 48 pontos, oito atrás do Goiás, primeiro time do G-4. São 12 pontos em disputa, mas os próprios corintianos acham praticamente impossível tirar a diferença. A ausência da equipe na Libertadores é mais um motivo apontado pela diretoria para a reformulação, que começou com o anúncio da saída do técnico Tite, nesta sexta-feira.
Com receita sensivelmente menor, o clube pretende dar mais um passo para rejuvenescer um elenco calejado, que conquistou quase tudo o que disputou, mas que caiu de rendimento no segundo semestre de 2013. Dos consagrados, Emerson Sheik, Douglas e Danilo estão na corda bamba – além de Alessandro, este por opção própria, já que considera a aposentadoria. Entre os menos utilizados, Ibson é carta certa fora do baralho por uma combinação fatal: alto salário e baixo desempenho.
 
 Sair da Libertadores é um grande prejuízo
Mário Gobbi
 
 A “limpeza” servirá também para o time ter espaço para seus novos jogadores. Em 2014, a diretoria espera ver mais brilho do volante Guilherme, do meia Rodriguinho e até do zagueiro Cléber, que teve sua ascensão freada por causa das boas atuações de Paulo André – medalhão, mas que tem mantido o bom nível de atuações.

Em entrevista coletiva, o presidente Mário Gobbi preferiu minimizar o baixo rendimento, mas admitiu que a provável ausência da Libertadores será um baque.

- Sair da Libertadores é um grande prejuízo, pois faz cinco anos que o Corinthians a disputa seguidamente (na verdade são quatro, entre 2010 e 2013). Essa gestão, que começou com o Andrés Sanchez em outubro de 2007, conquistou oito títulos e dois vices. Muitas glórias. Mas você não vive a vida inteira na Libertadores – ressaltou Gobbi.

- Você também vê grandes clubes europeus fora da Champions League. Se confirmar que estamos fora, vamos iniciar a caminhada novamente e colocar o Corinthians na Libertadores em 2015. Esse é o compromisso - completou.

Ibson Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)Ibson: salário alto e baixo desempenho
(Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
 
O planejamento para a próxima temporada começou a ser montado antes mesmo da definição da saída de Tite. Por isso, a chegada de Mano Menezes, acertado verbalmente com o clube, deve fazer pouca coisa mudar no que está previsto para o elenco. O maior temor seria por mudanças na diretoria, já que a relação com o gerente de futebol Edu Gaspar, por exemplo, não é das melhores.
 
Além disso, o diretor Roberto de Andrade começa a preparar sua candidatura para a sucessão de Mário Gobbi na presidência. Gobbi foi diretor na primeira passagem de Mano pelo Timão, entre 2008 e 2010.

- O futebol é rápido e temos de tomar decisões. O planejamento está pronto, foi feito por uma equipe e está nas mãos do Edu. Não parou em nenhum momento. Quando acharmos o novo técnico, ele pode mudar isto ou aquilo, mas a essência, a espinha dorsal, já está pronta e em fase de execução – assegurou o presidente.

Caso a ausência na Libertadores se confirme, o Corinthians teria apenas o Campeonato Paulista e as primeiras fases da Copa do Brasil no primeiro semestre. Para um elenco caro, a diretoria considera que é muito pouco.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/11/sem-libertadores-gobbi-preve-prejuizo-e-cogita-liberar-medalhoes.html

Nenhum comentário: