sábado, 16 de novembro de 2013

Djokovic faz 1 a 0 para Sérvia, mas Berdych empata final da Copa Davis

Número 2 do mundo tem vitória tranquila e levanta a torcida em Belgrado, mas República Tcheca iguala disputa no primeiro dia da decisão do torneio

Por Belgrado, Sérvia

Novak Djokovic não precisou de muito esforço para levantar a torcida sérvia no primeiro jogo da final da Copa Davis. Sem ser ameaçado por Radek Stepanek, o número 2 do mundo demorou 2h11m para vencer por 7/5, 6/1 e 6/4 em Belgrado e garantir o primeiro ponto para a Sérvia na decisão contra a República Tcheca.

A festa da torcida sérvia, porém, não durou toda sexta-feira. Se Novak Djokovic conseguiu confirmar seu favoritismo, o tcheco Tomas Berdych fez o mesmo e não teve muito trabalho para derrotar Dusan Lajovic, jogador de 23 anos que ocupa o 117º lugar do ranking e está substituindo o lesionado Janko Tipsarevic. Número 7 do mundo, o tenista da República Tcheca venceu por 6/3, 6/4 e 6/3.

No sábado, será disputado o confronto entre as duplas, com os sérvios Ilija Bozoljac e Nenad Zimonjic e os tchecos Jan Hajek e Lukas Rosol escalados até o momento. Os duelos decisivos de simples serão no domingo.

- Tente ser agressivo, e ele estava mudando o ritmo. O primeiro set foi bem apertado, mas depois eu me senti melhor em quadra. Estou feliz de estarmos jogando em casa e de termos uma arena lotada nos apoiando, espero, até a vitória – afirmou Djokovic.

Djokovic tênis (Foto: Reuters) 
Novak Djokovic comemora muito durante a vitória no 
primeiro jogo da final da Copa Davis (Foto: Reuters)
 
Desde o primeiro ponto do jogo, já foi possível saber o que esperar da partida. Novak Djokovic começou a partida sacando e, depois de marcar o primeiro ponto, viu a torcida fazer muito barulho nas arquibancadas. Às vezes, a festa era até exagerada, e Radek Stepanek chegou a parar um saque no sexto game para o árbitro pedir silêncio. A pressão, porém, surtiu efeito, e o tcheco teve o serviço quebrado naquele game, com Djokovic abrindo 5/2 na sequência.
Mas o primeiro set não foi tão fácil quanto parecia. Stepanek devolveu a quebra, ganhou três games seguidos e empatou a parcial em 5/5 para voltar ao jogo. Mas a torcida em Belgrado voltou a ter motivos para festejar muito. Primeiro, Djokovic confirmou seu saque sem problemas. Depois, o sérvio voltou a conseguir uma quebra para fechar o set em 7/5 após 56 minutos.
Radek Stepanek até começou bem o segundo set e chegou a ter dois break points no terceiro game. Mas o equilíbrio da parcial parou por aí. Novak Djokovic conseguiu confirmar o serviço e depois não tomou conhecimento do adversário. Sem muito trabalho, o tenista da Sérvia conseguiu duas quebras e fechou o set por 6/1 para abrir 2 a 0.

O tenista da República Tcheca mostrou que não iria se entregar tão facilmente e deu trabalho para Djokovic no terceiro set. Stepanek conseguiu equilibrar a parcial e pressionar o saque do adversário, mas não foi o suficiente para realmente incomodar o sérvio. O tenista da casa conseguiu a quebra no nono game da parcial, após uma bola na rede do tcheco, para fazer 5/4. No game seguinte, depois de duas bolas para fora do adversário, Novak Djokovic fechou a partida e levantou a torcida mais uma vez.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2013/11/djokovic-derrota-stepanek-e-servia-sai-na-frente-na-final-da-copa-davis.html

Nenhum comentário: