sábado, 16 de novembro de 2013

GUIA DA RODADA #35: Libertadores e rebaixamento agitam a reta final

Com o Cruzeiro campeão quatro rodadas antes do fim do Brasileirão, disputas paralelas ganham força nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro de 2013

Por São Paulo

O Cruzeiro já é o campeão brasileiro de 2013, mas a competição ainda não acabou. Muitos futuros ainda estão em jogo nas últimas quatro rodadas. E as brigas por vaga na Taça Libertadores da América de 2014 e contra o rebaixamento à Série B vão dar o tom nesta reta final. Na parte de cima da tabela, Botafogo x Atlético-PR é um jogo que pode ser considerado dos mais importantes da rodada.

Assim como as partidas de Grêmio e Goiás. Os dois encaram, respectivamente, Flamengo e Inter, de olho na aproximação da vaga na competição internacional.

 Lá embaixo, a briga é ainda mais acirrada. Com o Náutico já rebaixado e a Ponte Preta a caminho, seis times lutam para se afastar desses outros dois postos na Série B. São elas Vasco, que visita o Corinthians, Bahia, que pega o Náutico, Fluminense, que encara time misto do São Paulo, Criciúma e Coritiba, que duelam entre si, e Portuguesa, que recebe o Atlético-MG.

BOTAFOGO X ATLÉTICO-PR

Guia da rodada 35 - Botafogo x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 19H30, MARACANÃ
Pressionado depois de três jogos sem vencer e pela saída do G-4, o Botafogo tem um confronto direto pela vaga na Libertadores da América de 2014. Em baixa, a equipe carioca precisa de uma vitória para sonhar com um retorno à parte de cima da tabela. Mas precisa também torcer por um tropeço do Goiás. Já o Furacão, que não tem mais chances de título, está muito perto de conquistar seu lugar no torneio continental. Por isso, o triunfo fora de casa é fundamental.

Cartola FC: Com o Glorioso em oscilação no Campeonato Brasileiro, um dos poucos jogadores que tem mantido boas atuações é o lateral Edílson. Boa opção principalmente na bola parada, ele costuma finalizar bastante e ainda tem ótimo custo-benefício, valendo C$6.30. Com o Botafogo saindo para o ataque e precisando do resultado, quem pode se destacar é Weverton, que vive grande fase. O goleiro tem média de 4.57 pontos e vale C$10.32.

Na TV: SporTV Rede (menos RJ), PFCI e PremiereFC 2, com Julio Oliveira e Ledio Carmona.

Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)Você sabia que... Botafogo e Atlético-PR não se enfrentam no Maracanã há sete anos? O último jogo foi em 29 de abril de 2006, e o Furacão goleou por 4 a 0.

CORITIBA X CRICIÚMA
Guia da rodada 35 - Coritiba x Criciúma (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 21H, COUTO PEREIRA
Coritiba e Criciúma estão fora da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas paranaenses e catarinenses estão longe de uma situação confortável na tabela. Uma derrota na partida deste sábado pode ser desastrosa para um dos lados e aumentar a pressão na reta final da competição. Só que o Tigre vem embalado por duas vitórias consecutivas, enquanto o Coxa não vence há três rodadas (duas derrotas e um empate).
Cartola FC: O meia Robinho (C$11.12) volta de suspensão e precisa mais do que nunca ajudar o Coritiba a vencer para fugir do perigo de rebaixamento. Ele é o jogador que mais sofre faltas no Coxa, além de ser o vice-líder em assistência da equipe. Em situação parecida com o adversário, o Criciúma aposta em Lins, principal goleador, finalizador e quem mais recebe faltas no Tigre. Ele tem média de 5.39 pontos e vale C$19.02.

Na TV: PremiereFC 1 e PFC HD 1, com Felipe Lestar e Dida.

Arbitragem: Cleisson Veloso Pereira (MG), com Frederico Soares Vilarinho (MG) e Marconi Helbert Vieira (MG).
Você sabia que... a maior vitória registrada no confronto entre Coritiba e Criciúma na Série A foi um 2 a 0? Em 2003, o Coxa ganhou por esse placar do Tigre.

FLUMINENSE X SÃO PAULO
Guia da rodada 35 - Fluminense x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 17H, MARACANÃ
Ameaçado pelo rebaixamento, o Fluminense ganhou fôlego extra ao vencer o Náutico, sair do Z-4 e voltar a triunfar depois de três derrotas seguidas. O fato de o São Paulo já ter anunciado que vai a campo com um time misto é algo que pesa a favor do Tricolor carioca, que precisa ganhar de novo para evitar pressão ainda maior. O time do Morumbi, por sua vez, não tem mais chances de queda e vê a  vaga na Libertadores, pelo Brasileirão, distante. Portanto, Muricy Ramalho vai poupar peças importantes para a semifinal da Copa Sul-Americana.  
Cartola FC: Aposta de Dorival contra o Náutico, o atacante Marcos Junior é uma boa aposta para quem quer economizar e surpreender no Cartola FC: com uma assistência na última partida, ele vale apenas C$2.67 e a tendência é valorizar, gerando cartoletas para os técnicos do fantasy game. Já o São Paulo deve poupar jogadores, de olho na Sul-Americana, e uma das apostas pode ser o zagueiro Antônio Carlos, sempre afeito a marcar gols, que custa apenas C$5.19.  
Na TV: Globo para SP, MG (menos Coronel Fabriciano e Montes Claros) e CE, com Cleber Machado, Caio e Gaciba; PremiereFC 2, PFC HD 2 e PFCI, com Roby Porto e Carlos Eduardo Lino.  
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS), com José Eduardo Calza (RS) e José Javel Silveira (RS)   
Você sabia que... a média de gols das partidas entre Fluminense e São Paulo é de 2,4 gols por partida? Até agora, em 48 confrontos no Brasileirão, foram 117 gols.
  
CORINTHIANS X VASCO
Guia da rodada 35 - Corinthians x Vasco  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 17H, PACAEMBU
Depois de cumprir perdas de mando de campo fora da capital paulista, o Corinthians volta a jogar no Pacaembu neste domingo. A torcida promete enorme festa em tom de despedida, já que a diretoria alvinegra anunciou na última sexta-feira que Tite, considerado o maior técnico da história do Timão, não vai renovar contrato para 2014. Mas o treinador quer buscar a Libertadores, embora seja difícil. Pior para o Vasco, que na última rodada voltou para a zona do rebaixamento e voltou a sofrer com a pressão de uma possível queda para a Série B.  
Cartola FC: Com apenas dois gols sofridos em cinco partidas, Walter tem sido uma ótima aposta econômica para os cartoleiros. Diante do frágil ataque do Vasco, o goleiro corintiano vale apenas C$4.05 e tem a melhor média de pontuação do elenco, com 6.44. Na equipe carioca, Marlone (C$5.22) tem sido um dos atletas mais regulares, sendo líder de assistências e faltas sofridas entre os vascaínos.  
Na TV: Globo para RJ, RS, SC, PR, MG (Coronel Fabriciano e Montes Claros), ES, GO, TO, MT, MS, BA, SE, AL, PE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, com Luís Carlos Junior, Júnior e Marsiglia; PremiereFC 1 e PFC HD 1, com Odinei Ribeiro e Ivan Andrade.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), com Marcio Eustáquio Santiago (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)  
Você sabia que... o Corinthians leva vantagem na história dos confrontos pelo Brasileirão? Em 47 partidas, o Timão venceu 14, o Vasco 13 e houve 20 empates.
  
VITÓRIA X SANTOS
Guia da rodada 35 - Vitória x Santos  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 17H, BARRADÃO
Quase colados na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, Vitória e Santos ainda sonham com uma vaga na Libertadores da América de 2014. As chances, porém, são remotas. Menos mal para ambos que eles já atingiram a pontuação necessária para escapar de qualquer risco de rebaixamento. A cinco pontos do Goiás, o time da Bahia tem mais chance de correr atrás da tão sonhada vaga. Dois pontos atrás do Vitória, o Peixe está mais distante. E tem que ganhar fora de casa para manter viva essa remota esperança.  
Cartola FC: Desvalorizado após sua última partida, o lateral Juan (C$7.84) é um dos pilares do Vitória, com muita versatilidade, tanto no desempenho defensivo, como chegando ao ataque. Prova disso é que ele tem a melhor média de roubadas de bola, além já ter conseguido três gols e três assistências. Por um valor mais alto, o meia Cícero (C$17.52) é sempre uma aposta de segurança no Santos. Sua média é de 5.29 pontos nos 31 jogos disputados.  
Na TV: PremiereFC 3, com Thiago Mastroianni e Darino Sena.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE), com Elan Vieira de Souza (PE) e Albino Andrade Albert Junior (PE)  
Você sabia que... o Vitória é a equipe que mais venceu de virada neste Brasileirão? Ao lado do Atlético-PR, o Leão tem seis triunfos dessa maneira.
  
CRUZEIRO X PONTE PRETA
Guia da rodada 35 - Cruzeiro x Ponte Preta (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 17H, PARQUE DO SABIÁ
Pela terceira rodada seguida, mais um jogo de festa para o Cruzeiro. Campeão brasileiro de 2013 com quatro rodadas de antecedência, a Raposa já havia comemorado o título antes mesmo de confirmado no triunfo sobre o Grêmio, vibrou com sua consumação diante do Vitória e agora tem a chance de comemorar mais uma vez diante do seu torcedor, agora em Uberlândia. Muito ameaçada pelo rebaixamento, a equipe de Campinas tenta se salvar no Brasileirão, ao mesmo tempo em que mantém as atenções na semifinal da Copa Sul-Americana.   
Cartola FC: De volta à equipe após suspensão, Éverton Ribeiro (C$13.12) ainda quer provar que pode ser eleito o melhor jogador do Brasileirão 2013. O meia é quem mais sofre faltas na Raposa e também o que mais arremata à meta adversária. Além disso, o time cruzeirense pode se aproveitar o fato de Ponte Preta estar de olho no confronto da Sul-Americana e fazer um bom resultado para comemorar o título com sua torcida. Por isso, outro bom nome é o do técnico Marcelo Oliveira, que custa C$18.18.  
Na TV: PremiereFC 3, com Thiago Mastroianni e Darino Sena.  
Arbitragem: Claudio Francisco Lima e Silva (SE), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Ailton Farias da Silva (SE).  
Você sabia que... há 12 anos uma partida entre Cruzeiro e Ponte Preta não termina empatada no Brasileirão? A última igualdade foi em 2001.
  
GRÊMIO X FLAMENGO  
Guia da rodada 35 - Grêmio x Flamengo  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 19H30, ARENA DO GRÊMIO
Às vésperas da primeira final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR, o Flamengo decidiu encarar o Grêmio, em Porto Alegre, com um time misto. Perto de atingir os 46 pontos que livram a equipe de qualquer risco de rebaixamento, o técnico Jayme de Almeida que a concentração dos titulares na decisão. Já o Tricolor de Porto Alegre, terceiro colocado no Brasileirão, que aproveitar o fator casa para, enfim, confirmar a vaga na Libertadores da América de 2014. Falta pouco!  
Cartola FC: Com o Flamengo escalando um time misto, é uma boa oportunidade para os atacantes gremistas fazerem as pazes com as redes. Bom momento para escalar Kleber (C$11.45), por exemplo, que também costuma pontuar bem pelo alto número de faltas sofridas. Já o Rubro-Negro terá que se apegar a uma boa atuação do goleiro Paulo Victor para conseguir um bom resultado fora de casa. Apesar de arriscado, pode gerar alta pontuação para os cartoleiros, além de ser uma aposta econômica, já que ele vale apenas C$3.35.  
Na TV: SporTV Rede (menos RS), PFCI e PremiereFC 2, com Eduardo Moreno e Roger Flores.  
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR), com Nadine Schramm Camara Bastos (SC) e Jose Roberto Larroyd (PR).  
Você sabia que... faz 11 anos que o Flamengo não vence um jogo de Brasileirão em Porto Alegre? O último triunfo foi sobre o Inter, em 2002.
  
GOIÁS X INTER
Guia da rodada 35 - Goiás x Internacional  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 19H30, SERRA DOURADA
Há nove jogos sem perder no Campeonato Brasileiro, o Goiás está em ascensão na tabela de classificação. Quarto colocado, o time de Goiânia está em busca de uma vaga na Libertadores do ano que vem. Nesta rodada, caso Atlético-PR e Grêmio tropecem, pode até mesmo chegar à vice-liderança da competição. Um dos clubes que mais oscila neste Brasileirão, o Inter espera, enfim, engrenar nesta reta final para começar a pensar na remodelação para a próxima temporada.  
Cartola FC: Após voltar de lesão, Walter tenta retomar as boas atuações pelo Goiás. E uma boa oportunidade é esta, contra o time que o revelou, com uma partida em casa. O atacante tem média de 5.13 e custa C$7.8, sendo o líder de faltas sofridas, assistências, finalizações e gols no Esmeraldino. O Colorado, por outro lado, terá Willians (C$16.10), maior ladrão de bolas da competição, e que pode ser uma das principais armas da equipe para surpreender o adversário.  
Na TV: PremiereFC 1 e PFC HD 1, com Victor Roriz e Kleber Guerra.  
Arbitragem: Wagner Reway (MT), com Lincoln Ribeiro Taques (MT) e Paulo Cesar Silva Faria (MT).  
Você sabia que... o Inter tem larga vantagem na história do confronto com o Goiás no Brasileirão? São 18 vitórias, dez derrotas e dez empates.
  
NÁUTICO X BAHIA
Guia da rodada 35 - Náutico x Bahia (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 19H30, ARENA PERNAMBUCO
Já rebaixado, o Náutico apenas cumpre tabela nesta reta final de Campeonato Brasileiro. São apenas 17 pontos em 34 rodadas, com quatro vitórias, cinco empates e 25 derrotas. E o Bahia quer aumentar esse número de tropeços do time pernambucano. Até porque neste jogo está depositada a esperança de recomeçar a  caminhada para fugir da queda. Com 39 pontos, o Tricolor de Salvador é o primeiro na zona de rebaixamento e vive situação muito complicada.  
Cartola FC: Apesar de jogar fora de casa, o Bahia surge como favorito do confronto com o Náutico, já rebaixado e desmotivado para o restante das partidas. Com isso, vale investir em um atacante do Tricolor. Os favoritos são Marquinhos Gabriel (C$8.96), jogador com alta média de finalizações corretas, e Wallyson (C$8.29), que é o líder em assistências da equipe. Ambos anotaram três gols cada um no Brasileirão até agora.  
Na TV: PremiereFC 4, com Eri Santos e Marquinhos.  
Arbitragem: Elmo Alves Resenha Cunha (GO), com Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO) e Bruno Raphael Pires (GO).  
Você sabia que... Náutico e Bahia já se enfrentaram seis vezes na Série B? Já rebaixado, o Timbu pode reencontrar o ameaçado Tricolor ano que vem.
  
PORTUGUESA X ATLÉTICO-MG  
Guia da rodada 35 - Portuguesa x Atlético-Mg (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 19H30, CANINDÉ
Sem vencer há cinco rodadas, a Portuguesa tem uma missão complicada neste domingo. Recebe o Atlético-MG, campeão da Libertadores. Muito embora já esteja com a cabeça na disputa do Mundial de Clubes, no Marrocos, o Galo quer usar a reta final do Brasileirão para ajustar os detalhes no time. E a Lusa não pode nem pensar em perder e empatar. Se não vencer, o time do Canindé pode ficar ainda mais próximo da zona do rebaixamento e se complicar na reta final da competição.  
Cartola FC: Com a suspensão de Gilberto, a missão de marcar gols estará dividida pelos atacantes Diogo (C$4.32) e Henrique (C$2.18). Boa oportunidade para gastar pouco e apostar em um dos dois, que vão tentar ajudar a Lusa a fugir do rebaixamento. O Galo também não terá uma referência na frente e, por isso, vale investir na boa fase de Fernandinho. Com média de 5.56 pontos, ele custa C$11.30, e não tem decepcionado os cartoleiros.  
Na TV: PremiereFC 3, com Reinaldo Porto e Belletti.  
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS), com José Antônio Chaves Franco Filho (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Você sabia que... a Portuguesa jamais perdeu do Atlético-MG em São Paulo, na história do Brasileirão? Foram 12 jogos, com seis vitórias da Lusa e seis empates.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/11/guia-da-rodada-35-libertadores-e-rebaixamento-agitam-reta-final.html

Nenhum comentário: