terça-feira, 26 de novembro de 2013

Em busca do primeiro gol na Liga, Neymar lidera Barcelona contra Ajax

Principal finalizador do time no torneio, craque tem quinta chance de balançar a rede, em rodada com cinco jogos em Tempo Real no GloboEsporte.com, a partir de 15h

Por Amsterdã, Holanda

A situação é cômoda e pode sugerir até um certo relaxamento. Líder isolado do Grupo H da Liga dos Campeões, com dez pontos, e classificado antecipadamente para as oitavas de final, o Barcelona enfrenta o Ajax nesta terça-feira, na Amsterdã Arena, às 17h45m (de Brasília), pela quinta e penúltima rodada da fase - o GloboEsporte.com faz a cobertura da partida em Tempo Real. Aparentemente, tem como objetivo principal se confirmar como o primeiro lugar da chave, posição que dá a vantagem de decidir as oitavas de final em casa - se empatar, garante a condição.

Mas há mais em jogo.
Sem Messi, machucado, o Barça entra em campo apostando mais uma vez no talento de Neymar sobretudo. Autor de quatro gols no Campeonato Espanhol, além de oito assistências, o craque conquistou a confiança dos catalães. Mas ainda falta algo: balançar a rede pela primeira vez na Liga dos Campeões.

Não foi por falta de tentativa que Neymar não marcou. O atacante é o jogador do Barcelona que mais finalizou no torneio. Em quatro partidas, concluiu 16 vezes. Mais até do que Messi, artilheiro da equipe na Champions com seis gols em 15 tentativas.

Neymar treino Barcelona (Foto: Getty Images) 
Neymar treina com o Barcelona na Amsterdã Arena: em 
busca do primeiro gol na Champions (Foto: Getty Images)

Nas quatro partidas até agora, Neymar ficou em campo por 328 minutos. Começou todas como titular, mas só disputou uma inteira, na vitória por 1 a 0 sobre o Celtic, na Escócia, justamente a única que Messi não jogou, também por estar lesionado. Coincidência ou não, o gol feito por Fàbregas surgiu de um lançamento do brasileiro para Alexis Sánchez avançar pela direita e cruzar para o espanhol marcar.

Mas não é apenas Neymar que tem como missão fazer gols na Amsterdã Arena. Também sem Alexis Sánchez, suspenso por cartão amarelo, o treinador Tata Martino vai escalar Fàbregas no comando do ataque. Só que não é por causa dos desfalques e posição privilegiada que o Barcelona vai tirar o pé.

- Sem Messi, perdemos o melhor do mundo, é claro. Não contar com ele é uma dificuldade e beneficia os rivais. Mas a riqueza de nosso plantel nos impede de justificar qualquer má atuação - disse Tata em entrevista coletiva na véspera do duelo.

Kaká e Robinho treino Milan (Foto: AP)Kaká e Robinho no gramado do Celtic Park:
Milan está sem vencer há sete jogos (Foto: AP)
 
Do outro lado, o Ajax precisa vencer para depender apenas de si na última rodada. Em terceiro lugar com quatro pontos, está entre Milan e Celtic, adversários na outra partida da rodada, na Escócia, no mesmo horário - o GloboEsporte.com faz a cobertura do jogo em Tempo Real.
Há sete partidas sem ganhar, desde 19 de outubro, os rubro-negros jogam fora de casa em busca de ao menos um empate para decidirem a vaga em casa na última rodada, contra o Ajax. Para espantarem a crise, precisam da inspiração de Kaká e que Balotelli espante a má fase que o acompanha na temporada.

- Os resultados não estão sendo bons, mas não é por causa de uma atitude negativa ou por um problema de relacionamento entre os jogadores. O vestiário está um pouco tenso, mas isso pode servir de motivação - disse Kaká.
Atlético poupa

Quem está com situação confortável mesmo é o Atlético de Madrid, líder com 100% de aproveitamento no Grupo G, somando 12 pontos. É o único dos quatro classificados antecipadamente que já garantiu a primeira colocação de seu grupo - os outros confirmados nas oitavas são Bayern de Munique e Manchester City, além do Barcelona. Abre a rodada às 15h (de Brasília), contra o Zenit, de Hulk, em São Petersburgo - o GloboEsporte.com faz a cobertura da partida em Tempo Real.

Simeone treino Atlético de Madrid (Foto: AFP) 
Simeone brinca com a bola no treino do Atlético de Madrid, 
em São Petersburgo: escalação é mistério (Foto: AFP)

Com a posição privilegiada, o treinador Diego Simeone pode se dar ao luxo de poupar alguns de seus principais jogadores, como o lateral-esquerdo Filipe Luís e os atacantes David Villa e Diego Costa, autor de um golaço na vitória por 7 a 0 sobre o Getafe, no sábado passado, pelo Campeonato Espanhol. E isso, surpreendentemente, preocupa o técnico italiano Luciano Spaletti, do Zenit, segundo colocado do grupo, com cinco pontos.

- Preferia que o Atlético jogasse com sua força máxima. A ausência de alguns jogadores pode nos afetar. Vejo como um perigo meus comandados irem a campo achando que vão enfrentar um adversário enfraquecido - afirmou Spaletti, preocupado também com os cinco desfalques que terá, entre eles, do atacante português Danny, artilheiro da equipe russa no torneio, com três gols.
Na outra partida do grupo, o Porto recebe o lanterna Austria Viena, no mesmo horário. Com quatro pontos, tem a obrigação de vencer para poder disputar a segunda vaga na última rodada.

VIDA OU MORTE EM DORTMUND

Pelo Grupo F, o atual vice-campeão do torneio disputa um jogo de vida ou morte em casa. Derrotado diante de sua torcida por 3 a 0 no clássico contra o rival Bayern de Munique, no sábado passado, pela Bundesliga, o Borussia Dortmund conta com os gols de Lewandowski para vencer o Napoli, às 17h45m (de Brasília), no Signal Iduna Park, e continuar com chances de se classificar - o GloboEsporte.com faz a cobertura da partida em Tempo Real. Com seis pontos, está três atrás do adversário e do líder Arsenal, adversário do eliminado Olympique de Marselha na outra partida do grupo, no mesmo horário, na Inglaterra - se ganhar, o time londrino garante vaga nas oitavas em caso de tropeço do time alemão.

Lewandowski e Marco Reus treino Borussia Dortmund (Foto: AP) 
Lewandowski, ao centro, treina no Signal Iduna Park: 
Borussia precisa de seus gols nesta terça-feira (Foto: AP)

Sem os titulares da defesa do Borussia à disposição, o treinador Jurgen Klopp precisará escalar uma dupla de zaga improvisada, com o grego Sokratis e o volante alemão Sven Bender.
- A nossa missão é fazer de tudo para adiar a decisão para a última rodada, em Marselha. Não será fácil, mas temos motivos para ter confiança - afirmou Klopp.

O Napoli também tem seus desfalques. O time italiano não poderá contar com um de seus principais jogadores, o eslovaco Hamsik, lesionado. Mas precisa apenas de um ponto para garantir a vaga nas oitavas com uma rodada de antecedência.

CHELSEA CONTRA ZEBRA

Quem também pode se classificar nesta quarta-feira é o Chelsea. Líder isolado do Grupo E com nove pontos, precisa apenas de um empate com o Basel, no Saint Jakob-Park, na Suíça, a partir de 17h45m (de Brasília) - o GloboEsporte.com faz a cobertura da partida em Tempo Real. Se vencer, garante o primeiro lugar da chave.

Treino Chelsea Mourinho (Foto: Reuters Media Express) 
Mourinho se protege do frio no treino do Chelsea: tranquilo 
e mordaz com o adversário (Foto: Reuters Media Express)

Mas precisa tomar cuidado. No jogo anterior contra o Basel, no Stamford Bridge, perdeu por 2 a 1, logo na estreia na Liga dos Campeões, no que é considerado o resultado mais surpreendente até agora na fase de grupos.

- A pressão está sobre o Basel, não na gente. Podemos nos classificar, mesmo que vençam. Eles ainda têm um jogo em Gelsenkirchen (contra o Schalke, na última rodada). Então, a situação é difícil para eles. Isso mostra claramente que fizemos nosso trabalho depois da estreia, e eles não - disse Mourinho.

Na outra partida da chave, o Schalke 04 enfrenta o Steaua Bucareste, na Romênia. Derrotado pelo Chelsea por 3 a 0 nos dois últimos jogos pelo torneio, os alemães ainda dependem apenas de si para garantir uma vaga nas oitavas. Se vencerem o lanterna, conseguem a classificação por antecipação com a derrota do Basel.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/11/em-busca-do-primeiro-gol-na-liga-neymar-lidera-barcelona-contra-ajax.html

Nenhum comentário: