terça-feira, 26 de novembro de 2013

Chelsea sofre gol no fim, perde para o Basel, mas consegue vaga nas oitavas

Blues são ajudados pelo Steaua Bucareste, que arranca empate com o Schalke 04. Alemães e suíços se enfrentam na última rodada lutando para avançar na competição

Por Basileia, Suíça

O Basel se transformou, nesta terça-feira, no mais novo algoz do Chelsea. O time suíço derrotou os Blues por 1 a 0, fazendo o gol a poucos minutos do fim, na segunda vitória no confronto entre as equipes pelo Grupo E da Liga dos Campeões - ganhou por 2 a 1 no Stamford Bridge, na estreia.

Mas o resultado não foi tão ruim para os ingleses, que garantiram vaga nas oitavas de final graças ao empate por 0 a 0 entre Steaua Bucareste e Schalke 04, o que permite que os londrinos sejam alcançados por apenas um rival na última rodada.

Alemães e suíços se enfrentarão daqui a duas semanas, no dia 11 de dezembro, em busca da segunda vaga do grupo nas oitavas. O Chelsea jogará contra o Steaua em casa para tentar confirmar o primeiro lugar, o que assegura o direito de jogar a partida de volta da fase seguinte como mandante. Os Blues lideram a chave com nove pontos, o Basel é o segundo colocado com oito, e o Schalke tem sete. Eliminados até da disputa para ficar em terceiro e poder disputar a Liga Europa na sequência, os romenos têm três pontos.

Basel comemora gol sobre Chelsea (Foto: AP) 
Jogadores do Basel comemoram mais uma vitória 
sobre o Chelsea (Foto: AP)

cech salva o chelsea

O Chelsea foi facilmente dominado pelo Basel no primeiro tempo. Os suíços apertaram a marcação no ataque, e os Blues não conseguiam sair jogando. Oscar praticamente não tocou na bola, e Eto'o, o mais avançado do time, raramente era acionado. Os mandantes criaram boas chances, especialmente pelas pontas, mas esbarraram em um paredão chamado Cech. O goleiro tcheco salvou os londrinos de irem para o intervalo com desvantagem no placar.

Salah foi o destaque do Basel, sendo responsável pelas melhores oportunidades. Sua rapidez fazia com que levasse vantagem sobre qualquer defensor que dormisse no ponto. Aos 16 minutos, Ramires deixou o egípcio ganhar uma bola na entrada da área e chutar com força. Para a sorte do brasileiro, Cech estava bem posicionado e fez a defesa. Na jogada seguinte, uma polêmica: em cruzamento na área do Chelsea, Stocker tentou tocar de costas, e a bola bateu no braço de Lampard. O árbitro deixou a partida continuar sem marcar pênalti.

Salah e Cech ficaram frente a frente novamente aos 22 minutos. O atacante aproveitou rebote de frente para o gol, chutou bem, mas o arqueiro fez uma bela defesa. Os suíços diminuíram o ritmo, mas, mesmo assim, o Chelsea não aproveitou. Para piorar, o time sofreu uma baixa pouco antes do intervalo. Eto'o chocou o joelho com um rival e pediu para ser substituído. Torres entrou no lugar do camaronês.

Basel x Chelsea (Foto: Reuters) 
Atuação destacada do goleiro Cech não impede 
derrota dos Blues (Foto: Reuters)

blues melhoram, mas sofrem no fim

Mourinho fez o Chelsea voltar a campo para a segunda etapa com a mesma equipe, mas não demorou a perceber que precisava de mudanças no time. Com menos de dez minutos, tirou Oscar e colocou Hazard. A troca fez Willian jogar mais centralizado, com o belga ocupando o lado esquerdo do meio de campo. Os Blues melhoraram e passaram a, finalmente, ter o controle da partida. Quem também subiu de produção foi Ramires, que participava mais das ações.

O crescimento do Chelsea não se reproduziu em chances de gol. Como o Basel simplesmente parou de atacar, o jogo não tinha grandes emoções. Salah, que foi um dos protagonistas dos primeiros 45 minutos, mal era notado em campo, mas foi premiado no fim. Em um lançamento da defesa por trás de Ivanovic, o egípcio correu em direção à área, deixou o sérvio para trás e tocou na saída de Cech.

Mourinho, Basel x Chelsea (Foto: AP) 
José Mourinho se protege do frio: sem sorte contra 
os suíços na Liga dos Campeões (Foto: AP)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/11/chelsea-sofre-gol-no-fim-perde-para-o-basel-mas-consegue-vaga-nas-oitavas.html

Nenhum comentário: