domingo, 27 de outubro de 2013

Lusa e Fla se enfrentam no Ceará para embalar fuga definitiva do Z-4

Paulistas, mandantes, levam partida para Castelão e correm risco de ver maioria no estádio vestindo rubro-negro. Jogo é às 16h (de Brasília)

Por Fortaleza

Por mais que a semifinal da Copa do Brasil seja o assunto do momento no Flamengo, a corrida contra o Z-4 do Brasileirão continua. Ainda que o risco de rebaixamento tenha diminuído, ainda não é possível dizer que os rubro-negros estão livres. O mesmo serve para a Portuguesa. A presença numa aparente zona de conforto às vezes engana, é traiçoeira. Portanto, é bom que paulistas e cariocas fiquem atentos e somem logo os pontos necessários para afastar de vez qualquer possibilidade de queda. Os times se encontram neste domingo, às 16h (de Brasília), mas não no Canindé, em São Paulo. Mandante, a Lusa decidiu fazer do Castelão, palco da próxima Copa do Mundo, seu estádio. E a tendência é que a maioria nas cadeiras vista vermelho e preto.
Classificado para a semifinal da Copa do Brasil, o Flamengo tem 40 pontos, está em 11º lugar, mas nas contas do técnico Jayme de Almeida precisa somar pelo menos mais seis para ficar tranquilo. O momento é positivo, de confiança nas alturas depois da goleada por 4 a 0 sobre o Botafogo, mas também de cautela para não deixar que a euforia contamine o grupo.

A Portuguesa passa por momentos distintos. Em campo, a equipe vem bem e não perde há dois jogos. Mas, nos bastidores, uma crise começa a se instalar no Canindé. Revoltados com o atraso no pagamento de direitos de imagem (três meses), auxílio-moradia (oito meses) e premiações por vitórias, os jogadores avisam que não se concentrarão mais para as partidas em São Paulo e viajarão apenas no dia dos confrontos fora.

Surpresa com a atitude do elenco, a diretoria rubro-verde avisa que já quitou parte da dívida nesta sexta e promete pagar o restante ao longo das próximas semanas. Os atletas, por sua vez, garantem à torcida que não faltará empenho dentro de campo. A Lusa é a 13ª colocada, com 38 pontos, cinco a mais que o primeiro dentro da zona de rebaixamento e a 12 do G-4 da competição.
A Rede Globo transmite a partida para RJ, RS (Porto Alegre e Caxias do Sul), MG (menos Uberlândia e Ituiutaba), ES, MS, MT, SE, AL, PE, RN, PB, CE (menos Fortaleza), PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O  Premiere FC5 também exibe o jogo através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos.


header as escalações 2

Portuguesa: Guto Ferreira será forçado a mudar a equipe novamente. Sem poder contar com Rogério e Moisés Moura, suspensos, o treinador, por outro lado, tem o retorno do artilheiro Gilberto. Ferdinando segue sendo desfalque. A provável Lusa que entra em campo tem: Lauro; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Bryan; Willian Arão (Correa), Bruno Henrique, Moisés e Souza; Bergson e Gilberto.
Flamengo: Jayme de Almeida decidiu que não vai poupar titulares contra a Portuguesa. O técnico ainda está preocupado com o risco de rebaixamento e quer o quanto antes eliminar qualquer possibilidade de queda. O goleiro Felipe, apesar de ter torcido o joelho esquerdo no treino de sexta, recuperou-se no sábado e vai jogar. João Paulo, recuperado de uma torção no joelho direito, está pronto para voltar. A formação provável: Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Amaral, Luiz Antonio, Elias e André Santos; Paulinho e Hernane.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Portuguesa: o zagueiro Moisés Moura e o lateral-esquerdo Rogério estão suspensos. Ferdinando, Diego Viana, Diogo, Henrique Campos, Romão e Washington estão no departamento médico.
Flamengo: Gabriel e Marcelo Moreno estão machucados. O volante Cáceres se recupera de cirurgia e só volta em 2014. O meia Carlos Eduardo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Portuguesa: Bruninho, Ferdinando, Henrique, Lauro e Willian Arão.
Flamengo: Hernane, João Paulo e Léo Moura.

 

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Anderson Daronco (RS) apita o jogo, auxiliado por Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE). O árbitro atuou em oito partidas da Série A deste ano, sendo uma delas a derrota do Flamengo por 1 a 0 para o Cruzeiro, em Belo Horizonte. Ele tem média de 4,8 cartões amarelos e exibiu o cartão vermelho apenas uma vez. Daronco, conhecido como o juiz fortão do Brasileirão, tem média de 37,8 faltas assinaladas por partida, além de ter dado dois pênaltis. O campeonato tem média de 4,4 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por jogo. Além disso, 64 pênaltis já foram assinalados e a média de faltas é de 34,7.

 

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Portuguesa: apesar de ocupar somente a 13ª colocação, a Portuguesa tem o terceiro melhor ataque da competição (45 gols), empatada com o Internacional e atrás somente de Cruzeiro (60 gols) e Atlético-PR (47). O principal responsável é Gilberto, vice-artilheiro da competição, com 14 gols. A Lusa também se destaca como a quarta equipe mais faltosa. Já foram 573 infrações, média de 19,1 por partida.
Flamengo: o time rubro-negro tem se caracterizado pela disciplina. É o que menos cometeu faltas no Brasileirão 2013 (453, ao todo; 15,1 por jogo) e o que menos foi punido com cartões amarelos: 48 em 30 rodadas. O histórico do confronto recente contra a Lusa sugere um jogo equilibrado. Os últimos cinco duelos, sendo três com mando dos cariocas, terminaram empatados. O destaque individual do Fla é Hernane, quarto na artilharia, com de 13 gols.

 

header_na_historia (Foto: arte esporte)
No dia 13 de setembro de 1998, Flamengo e Portuguesa fizeram uma partida que entrou para a história. O time rubro-negro não vencia havia oito jogos, e a diretoria prometeu devolver o valor dos ingressos em dois dias em caso de derrota. O torcedor acreditou no time, na promoção e compareceu em peso ao Maracanã. Logo no início, um susto: Evair abriu o placar para a Portuguesa. Romário empatou e sequer comemorou. Marcos Assunção virou o jogo para o Fla, mas ainda era cedo para comemorar. Pimentel foi expulso e, em seguida, foi a vez de a Lusa virar com dois gols de Alexandre. Depois do terceiro gol rival, Rodrigo foi expulso, e, após a partida, o técnico Toninho Barroso pediu demissão. O Rubro-Negro chegou a nove jogos sem vitória e teve de cumprir a promessa de devolver o dinheiro a 52.300 torcedores que pagaram para assistir à derrota para a Lusa. Veja a ficha do jogo no Futpédia

 
FONTE:

Nenhum comentário: