domingo, 27 de outubro de 2013

Luxa 'tenta explicar o inexplicável' e diz que faltou competência ao Flu

Treinador tricolor lembra que sua equipe só não está no Z-4 por causa de derrotas de concorrentes e diz que Vitória mereceu resultado no Maracanã

Por Rio de Janeiro

Uma derrota que deixa marcas. Assim foi o revés do Fluminense diante do Vitória neste domingo, por 3 a 2, no Maracanã (veja os melhores momentos no vídeo ao lado), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com um jogador a mais desde o início do primeiro tempo e diante de quase 30 mil torcedores, o Tricolor não conseguiu se impor diante do adversário. Saiu atrás no placar, chegou a fazer 2 a 1 na etapa final, mas levou a virada em apenas três minutos. Após a partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo disse que não sabia como explicar o resultado. E resumiu da melhor maneira que conseguiu a atuação tricolor ao dizer que faltou competência para vencer.

- É tentar explicar o inexplicável. Qualquer coisa que eu falar agora é lugar comum. O Vitória mereceu o resultado. Não temos que reclamar de ninguém, de arbitragem, nem nada. Eles acharam três gols, viraram o jogo em três minutos. Faltou competência ao Fluminense para alcançar o resultado com um homem a mais em campo. Estamos chateados, e o torcedor também. Ele tem toda a razão. Tem que ter cobrança mesmo - resumiu Luxa.

O treinador deixou claro ainda que está preocupado com a tabela ao lembrar que o Flu só não está na zona do rebaixamento no momento porque os concorrentes perderam - sobretudo o Vasco. Com 36 pontos e ocupando a 16ª posição, três pontos acima do Z-4, ele prevê sofrimento nas últimas sete rodadas do Campeonato Brasileiro.

- A rodada até foi boa para nós. Alguém me perguntou antes do jogo, e eu respondi: "Desde que façamos nossa parte, podemos abrir seis pontos de alguns adversários". Mas só não estamos na zona agora porque os outros perderam. Temos que falar a verdade. O Flu atuou mal. Mérito do adversário. O que podemos dizer para o torcedor é que vamos continuar trabalhando forte e sofrer muito até o fim. A cobrança do torcedor tem que existir. Faz parte do futebol - explicou.

Vanderlei luxemburgo fluminense e Vitória  (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera) 
Vanderlei Luxemburgo gesticula durante o Fluminense x Vitória 
(Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)
 
Sem vencer há sete rodadas (quatro derrotas e três empates), o Fluminense volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Flamengo, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja os outros trechos da entrevista de Luxemburgo:

SUPERIORIDADE NUMÉRICA
O futebol é assim. Não é a primeira vez que um time joga com dez e ganha. Temos que continuar trabalhando. A cobrança existe e faz parte. Já falei para os jogadores e para a imprensa: o Abel saiu após cinco resultados negativos, e eu posso sair pelo mesmo motivo. Está faltando alguma coisa, e temos que buscar isso para pontuar. Tem que ter cobrança da diretoria, da imprensa, dos torcedores... O futebol brasileiro é dessa forma. Não tem nenhum jogador fazendo corpo mole. O momento é ruim, mas temos que continuar trabalhando.

COBRANÇA
A cobrança existe. Se o torcedor do Fluminense disser hoje que está satisfeito, algo está equivocado. Eles não estão satisfeitos. Nós, menos ainda. Temos que estar preparados para a cobrança. Estamos conversando muito com os jogadores. Hoje jogamos com um a mais. Era um jogo decisivo, importante, mas faltou o algo a mais. Isso tem que ser cobrado. Faltou competência.

ATUAÇÃO
Eles fizeram duas linhas de quatro e ficaram só com um na frente. Nós insistimos pelo meio e não deu certo. Tínhamos três atacantes e ficamos tentando furar a barreira. Quando fomos pelo lado do campo, achamos os gols. Não é desculpa, porque o futebol é para homem. Mas terminamos o jogo com cinco jovens. Isso em uma decisão pesa muito. É só prestar atenção em como estava o comportamento do Rafinha antes da virada e depois dela. O emocional pesou. O jogador jovem fica tentando decidir o jogo a todo custo. Mas a responsabilidade não é deles.

JOVENS NO TIME
Tudo que está acontecendo com esses meninos vai servir para eles amadurecem mais rápido. Se o Fluminense tiver paciência de continuar com eles, vai dar resultado. Estamos perto da zona do rebaixamento, e a cobrança existe. Mas não quero ficar falando disso, parece desculpa. É claro que o Fred faz muita falta. O outro time sabe que se uma bola sobrar na área tem quem colocar ela para dentro. O Carlinhos também faz falta. É assim que funciona no futebol. São jogadores que preocupam o adversário. Mas não adianta ficar lamentando agora. Me perguntaram antes do jogo porque não comecei com o Marcos Junior e três atacantes. Parecia que o Marcos Junior era a solução. Não pode ser assim. Ele é muito jovem para isso.

FRED NO FLA-FLU?
Não, nenhuma chance.

FLAMENGO
Vai ser duro, difícil. Não está nada fácil. Não posso mentir para o torcedor. Só estamos fora da zona do rebaixamento hoje porque os adversários foram incompetentes. Essa é a realidade. Tivemos sete jogos e não somamos os pontos necessários. A vitória neste domingo era fundamental para colocar dois jogos de distância para os adversários. No último clássico contra o Flamengo, eles vinham de uma situação desconfortável e venceram. Pode ser a nosso favor agora. As cobranças fazem parte do nosso trabalho e temos que estar preparados para elas.

Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/10/luxa-diz-que-faltou-competencia-ao-flu-e-teme-zona-de-rebaixamento.html

Nenhum comentário: