domingo, 27 de outubro de 2013

Clássico entre Timão e Peixe vale taça, e par ou ímpar pode ser critério

Após empate na Vila Belmiro, no primeiro turno, quem vencer neste domingo Araraquara fica com o título simbólico do centenário do duelo

Por Araraquara, SP




O clássico entre Corinthians e Santos, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, terá um valor especial. Em comemoração aos 100 anos do clássico mais antigo do futebol paulista, os rivais alvinegros disputarão não somente os três pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, mas uma taça alusiva à marca.

No jogo do primeiro turno, no dia 7 de agosto, na Vila Belmiro, deu empate: 1 a 1, com gols de Paulo André e Willian José (veja no vídeo). Assim, quem vencer no interior paulista fica com o troféu. Os critérios de desempate são, na ordem, gols fora de casa e menor número de cartões. Ou seja, um empate por 0 a 0 dá o título simbólico ao Corinthians. Caso as equipes fiquem iguais em tudo, os capitães decidirão a taça no par ou ímpar.

Até aqui, o Corinthians também leva vantagem no critério dos cartões: pelo Timão, Douglas e Edenílson foram advertidos com cartões amarelos, enquanto Paulo André acabou expulso. Pelo Peixe, um amarelo a mais: Neilton, Alison e Edu Dracena, além de Willian José, que recebeu o vermelho.

O primeiro duelo da história entre Corinthians e Santos ocorreu no dia 22 de junho de 1913, pelo Campeonato Paulista. Em uma partida de muitos gols, o Peixe levou a melhor: vitória por 6 a 3, com gols de Millon e Arnaldo (duas vezes, cada), Ambrósio e Ricardo. O Timão descontou com César Nunes, Luís Fabi e Peres. O confronto foi disputado do estádio do Parque Antártica.
Desde então, são 312 jogos, com vantagem para o Corinthians. São 124 vitórias do Timão, contra 98 triunfos do Peixe, além de 90 empates. O time do Parque São Jorge marcou 567 gols, contra 483 da equipe da Vila Belmiro. A partida desde domingo, em Araraquara, representará de número 50 na história do Campeonato Brasileiro.

Em 2013, Corinthians e Santos já se enfrentaram quatro vezes. Pelo Campeonato Paulista, foram três jogos: empate sem gols pela primeira fase, vitória por 2 a 1 do Timão no jogo de ida da final, no estádio do Pacaembu, e empate por 1 a 1 no jogo de volta, na Vila Belmiro – resultado que deu o título estadual à equipe comandada por Tite.

A realidade dos rivais para o duelo deste fim de semana é distinta. Enquanto o Santos vem embalado pela goleada por 5 a 1 sobre o Náutico, no Recife, e sonha com uma sequência positiva para chegar à Taça Libertadores da América, o Corinthians tenta superar a eliminação da Copa do Brasil para o Grêmio, na última quarta, e conquistar a segunda vitória consecutiva no torneio para embalar e manter a esperança de atingir o G-4.

Estádio Fonte Luminosa em Araraquara (Foto: Divulgação) 
Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, será palco do clássico centenário 
(Foto: Divulgação)
FONTE:

Nenhum comentário: