terça-feira, 29 de outubro de 2013

LeBron tenta estender reinado com Heat, e Kobe busca redenção na NBA

Astro da franquia de Miami volta a atrair os holofotes, enquanto rival dos Lakers acelera retorno para dar volta por cima; temporada começa nesta terça

Por São Paulo

Foi algo natural. Nos últimos anos, LeBron James e Kobe Bryant se acostumaram à divisão dos holofotes. Como opostos, são alçados como rivais a tudo, até à condição de herdeiro do trono de Michael Jordan. Durante um bom tempo, Bryant esteve por cima, com seus cinco títulos na NBA, o apoio dos fãs e o reconhecimento em quadra. Mas James teve calma. Ao deixar o Cleveland Cavaliers, acusado de traidor pela torcida, e acertar com o Miami Heat, deu um largo passo para se tornar, definitivamente, um gigante. Três anos depois, soma dois títulos e inicia a nova temporada como o maior astro da Liga. Enquanto o rival do Los Angeles Lakers tem a missão de provar que ainda tem condições de brilhar depois de romper o tendão de Aquiles na lesão mais séria da carreira, King James tenta somar mais um troféu à dinastia imposta pela franquia da Flórida.

A nova temporada da NBA terá início nesta terça-feira, já com um duelo de favoritos. Às 22h (horário de Brasília), o Miami Heat encara o Chicago Bulls no primeiro compromisso da busca pelo seu quarto título, o terceiro seguido. Mais tarde, à 0h30m, os Lakers enfrentam os Clippers no clássico de Los Angeles, no Staples Center. Também pelo primeiro dia de jogos, o Orlando Magic pega o Indiana Pacers às 21h, fora de casa.


LeBron James Miami Heat e Washington Wizards (Foto: Agência AP) 
LeBron James em ação pelo Heat na pré-temporada: novo show do Rei? 
(Foto: Agência AP)
 
LeBron James dominou as tradicionais previsões pré-temporada. Na votação anônima dos chefes das franquias, organizada pelo site da NBA, o astro foi apontado como futuro vencedor do MVP (jogador mais valioso),  com o qual todas as equipes gostariam de contar e rival que obriga mais mudanças na equipe para os jogos. Mas LeBron não está satisfeito.

- Eu quero estar desconfortável. Eu quero continuar a forçar e chegar ao ponto onde eu sinta que estou tentando ser mestre em tudo. Agora, eu não posso ser o melhor em tudo. Há melhores em rebotes do que eu. Há melhores passadores do que eu. Há melhores pontuadores do que eu. Mas eu quero ser capaz de maximizar meu potencial em tudo o que eu faço - disse, em entrevista ao site de sua equipe.

O Heat, em geral, também está em alta. Nas votações, o time da Flórida foi apontado mais uma vez como favorito a levar o troféu. Ao contrário do início da temporada passada, quando os Lakers apresentaram uma equipe recheada de astros para fazer frente aos rivais, nenhum outro time parece ter a força necessária para derrubar LeBron e sua trupe. A franquia ainda acertou dois reforços para a competição: o ala Michael Beasley, sempre envolvido em polêmicas e dispensado pelo Phoenix Suns, e o pivô Greg Oden, primeira escolha do draft em 2007, mas vítima de uma série de lesões.


Kobe Bryant Nba Global Games (Foto: Getty Images) 
Kobe Bryant tenta provar que ainda pode jogar em
alto nível na nova temporada (Foto: Getty Images)
 
Do outro lado, Kobe Bryant tenta ressurgir. Na temporada passada, viu os Lakers tomarem o papel de decepção da Liga. Com um investimento milionário, o time chegou cambaleante aos playoffs, depois de um sétimo lugar na Conferência Oeste. Mas, logo na primeira rodada, foi eliminado pelo San Antonio Spurs. Pouco antes, a equipe de Los Angeles também perdeu seu principal astro.

A lesão no tendão de Aquiles foi a mais grave da carreira de Kobe, de 36 anos. O astro ficou todo esse tempo em recuperação e espera voltar às quadras no início da nova temporada. Encontrará, no entanto, um time refeito. Principal contratação para a última edição, o pivô Dwight Howard acertou com o Houston Rockets, depois de uma longa negociação. A maior questão, porém, é saber se Kobe conseguirá voltar a jogar em alto nível. Pela primeira vez em anos, o jogador não foi escolhido como principal ala-armador para a temporada, posto agora ocupado pelo barbudo James Harden, dos Rockets. Mas o maior nome dos Lakers espera dar a volta por cima.

- Eu tento não prestar muita atenção. Isso pega você pouco a pouco, te deixa muito impaciente. Quando você ouve uma dúvida e pensa: “Eu conseguirei voltar?”. Não é nem mesmo: “Eu vou conseguir voltar e jogar bem?”. É mais: “Eu não vou conseguir voltar e jogar bem”. Quando você ouve essas coisas, você quer forçar e jogar agora para calar a boca de um monte de gente. Você precisa ser paciente, descansar, relaxar e voltar quando estiver pronto.

Contra a corrente

NBA-2013-2014-b (Foto: Infoesporte)
Outros times, porém, tentam calar as previsões. Finalista da última temporada, o San Antonio Spurs, de Tony Parker, Tim Duncan e Tiago Splitter, tenta provar que tem condições de chegar a mais uma decisão e, dessa vez, conquistar o troféu, apesar das críticas quanto à média de idade do time. Uma das franquias que mais se reforçaram para a temporada, o Brooklyn Nets também tenta dar um passo à frente com a chegada de nomes como Paul Pierce, Kevin Garnett e Andrei Kirilenko. Os jogadores se juntam a Deron Williams, Joe Johnson e Brook Lopez sob o comando de Jason Kidd, recém-aposentado e que estreia como técnico.

Há também o Houston Rockets, que aposta na dupla entre Dwight Howard e James Harden para reviver seus melhores momentos. Os Clippers, que deixaram os tempos de primo feio de Los Angeles para trás, também iniciam a competição com moral, após a chegada do renomado técnico Doc Rivers, ex-Boston Celtics. Astro da franquia, Chris Paul é apontado por muitos como nome a roubar a cena na temporada. Outros, como Indiana Pacers, de Paul George, e Oklahoma City Thunder, de Kevin Durant e Russell Westbrook, também tentam surpreender.

O GLOBOESPORTE. COM ouviu as opiniões de dois americanos que disputam o NBB. Veja abaixo:

Info_Apostas_SHAMELL_CALBE-BROWN-2 (Foto: Infoesporte)
O Chicago Bulls tem uma das maiores incógnitas para a competição. Durante toda a temporada passada, Derrick Rose, astro da franquia, não entrou em quadra. Recuperado de uma grave lesão no joelho esquerdo, o armador conseguiu bons jogos durante a pré-temporada. Agora, tenta dar a volta por cima.

- A única coisa que mudou no meu jogo foi meu nível de confiança. Eu estou trabalhando duro. Acredito que eu seja um dos mais trabalhadores da NBA, se não o mais trabalhador. Eu acho que todos deveriam ver isso quando eu pisasse em quadra.

Brasileiros em xeque

MONTAGEM - Basquete Tiago Splitter, anderson varejão nenê Vitor Faverani (Foto: Editoria de Arte) 
Tiago Splitter, Varejão, Nenê e Vitor Faverani são brasileiros
que iniciam a temporada (Editoria de Arte)
 
O Brasil voltará a estar nas quadras americanas na temporada. Até agora, são quatro jogadores do país confirmados, todos pivôs: Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Tiago Splitter (San Antonio Spurs), Nenê (Washington Wizards) e Vitor Faverani (Boston Celtics). Scott Machado engrossaria a lista, mas foi dispensado pelo Utah Jazz no sábado. Leandrinho e Fab Melo, sem clube, ainda sonham com um lugar entre as franquias para a competição.

O momento, no entanto, não é bom. Com a série de pedidos de dispensa da seleção para a disputa da Copa América, os brasileiros entram em quadra sem muito prestígio com o público de seu país. Durante o amistoso entre Bulls e Wizards no Rio de Janeiro, neste mês, Nenê e Leadrinho chegaram a ser vaiados pelo público.

Mas também há expectativas. Depois de uma boa temporada interrompida por uma lesão e uma embolia pulmonar, Varejão luta para voltar a se mostrar decisivo para os Cavaliers. Splitter, vice-campeão no ano passado, deve passar ainda mais tempo em quadra pelos Spurs, assim como Nenê nos Wizards. Surpresa do Boston, Faverani tem recebido elogios de seu técnico e dos companheiros.

- Por mim, eu vou trabalhar duro todos os dias. Quando o técnico me der minutos em quadra, vou fazer meu melhor. Eu preciso dos meus minutos, mas eu sei que é difícil para ele (treinador). São vários caras grandes para o garrafão. Mas estou esperando pela minha vez – disse Faverani, que foi escalado como titular na vitória sobre os Nets, em amistoso pré-temporada.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2013/10/lebron-tenta-estender-reinado-com-heat-e-kobe-busca-redencao-na-nba.html

Nenhum comentário: