sexta-feira, 18 de outubro de 2013

'Esquenta' para 2016, etapa carioca do Brasileiro começa nesta sexta-feira

Terceira etapa da temporada 2013/2014 do Circuito Brasileiro de Vôlei  de Praia invade as badaladas areias de Copacabana até o domingo

Por Rio de Janeiro

Arena montada em Copacabana recebe jogos até o domingo (Foto: Divulgação/CBV) 
Arena montada em Copacabana recebe jogos até
o domingo (Foto: Divulgação/CBV)
 
Faltam menos de três anos para que as areias de Copacabana recebam as competições de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputadas em um estádio temporário com capacidade para 12 mil torcedores. Até lá, os frequentadores de uma das praias mais famosas do mundo poderão experimentar uma "prévia" da batalha olímpica com a etapa carioca do Circuito Brasileiro. A arena montada nas proximidades do Leme é bem mais discreta - recebe cerca de mil pessoas -, mas promete se tornar um dos pontos mais badalados da Zona Sul da cidade a partir desta sexta-feira.

- A gente curte muito essa atmosfera de praia aqui no Rio, de poder jogar na beira do mar e dar um mergulho depois do jogo. Com certeza, ter os amigos por perto vai dar uma motivação maior para essa etapa do Circuito Brasileiro, isso sem contar esse cenário espetacular, que serve de "esquenta" para os Jogos de 2016. As Olimpíadas no Rio já serão uma coisa sensacional, mas as competições aqui em Copacabana terão um sabor ainda mais especial. Vai simbolizar tudo o que o Brasil e o Rio representam: alegria, energia, vibração - comemorou a carioca Bárbara Seixas, que joga ao lado da paranaense Ágatha, radicada na cidade.

A carioca Bárbara Seixas não esconde a empolgação pela etapa do Rio: 'Emocionante' (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com) 
A carioca Bárbara Seixas não esconde a empolgação pela etapa do Rio:
'Emocionante' (Foto: Túlio Moreira)
 
Terceira etapa da atual temporada do Circuito Brasileiro, a competição nas areias de Copacabana também promete dar continuidade ao ritmo puxado da semana passada, quando os jogadores representaram o país no Grand Slam de São Paulo do Circuito Mundial. Na arena artificial montada no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, a dupla formada pelo brasiliense Bruno Schmidt e o carioca Pedro Solberg conseguiu superar os temidos letões que lideram do ranking internacional e ficaram com a medalha de ouro. No embalo, Bruno quer subir ao lugar mais alto do pódio também no Rio.

- Jogar aqui em Copacabana dá um ânimo muito maior para a gente. O objetivo de todo mundo é representar o Brasil lá na frente, em 2016. Mas, antes disso, a gente vai poder curtir uma amostra de tudo o que o Rio significa para o vôlei de praia. Essa cidade é o berço desse esporte no Brasil. Se você percorrer a orla, vai poder conferir inúmeras redes e jogadores em toda a extensão da areia. A arquibancada fica sempre lotada aqui, os torcedores curtem muito acompanhar, então tenho certeza de que essa etapa vai ser um momento maravilhoso para nós - empolgou-se Bruno.

Bárbara Seixas, Bruno Schmidt e Maria Elisa disputam a etapa carioca do Circuito Brasileiro (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com) 
Bárbara Seixas, Bruno Schmidt e Maria Elisa disputam
a etapa carioca do Circuito Brasileiro (Túlio Moreira)
 
Medalha de bronze no Grand Slam de São Paulo, ao lado de Ágatha, Maria Elisa também não consegue esconder a ansiedade para jogar no Rio, com a parceira Juliana. Nascida em Resende, no Sul Fluminense, a jogadora de 29 anos mora há 10 na capital, e elogia a paixão dos cariocas pelo vôlei de praia. Apesar da previsão meteorológica sugerir tempo fechado para os três dias de competição, Maria Elisa aposta na energia da torcida formada por amigos e familiares para brigar por um lugar no pódio da etapa.

- Mais do que ser o palco das Olimpíadas de 2016, o Rio de Janeiro é uma cidade que respira voleibol. Então, é sempre um prazer enorme jogar aqui. É claro que nos Jogos a estrutura será bem diferente, mas essa etapa do Circuito Brasileiro já serve para mostrar a energia contagiante do povo carioca. Depois que voltei do Grand Slam de São Paulo, a Juliana veio para cá treinar comigo, e estamos muito confiantes para conquistar um bom resultado. Além disso, a gente vai contar com o apoio valioso de amigos e familiares para fazer a melhor competição possível - festejou Maria Elisa.

Bronze em São Paulo com Ágatha, Maria Elisa joga ao lado de Juliana no Rio (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com) 
Bronze em São Paulo com Ágatha, Maria Elisa
joga ao lado de Juliana no Rio (Foto: Túlio Moreira)
 
A disputa masculina terá 16 duplas: Bruno Schmidt/Pedro Solberg, Alison/Emanuel, Evandro/Vitor Felipe, Ricardo/Márcio, Bruno/Hevaldo, Harley/Renatão, Moisés/Gilmário, Benjamin/Fernandão, Thiago/Oscar, Álvaro Filho/Edson Filipe, Márcio Gaudie/Rodrigo Saunders, Averaldo/Jô, Lipe/Marcus, Léo Vieira/Bernat, Ícaro/Fabiano e Allison/Guto. A chave feminina é composta por 12 parcerias: Ágatha/Bárbara Seixas, Talita/Taiana, Juliana/Maria Elisa, Lili/Rebecca, Maria Clara/Carol, Josi/Raquel, Val/Ângela, Elize Maia/Fernanda Berti, Izabel/Thati, Neide/Érica Freitas, Luciana/Luiza Amélia e Pauline/Camila.

Os jogos da etapa carioca do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia começam nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília), na arena montada em frente à Avenida Princesa Isabel. O SporTV transmite ao vivo as semifinais, no sábado, e as finais, no domingo.

Nenhum comentário: