quarta-feira, 18 de setembro de 2013

liga dos campeõesç - Com gols brasileiros, PSG estreia com vitória fora sobre o Olympiacos

Thiago Motta marca dois, e Marquinhos deixa um na sua estreia em goleada que põe time francês na liderança do Grupo C ao lado do Benfica

Por Atenas


O PSG precisou jogar bem apenas 45 minutos para estrear com vitória na Liga dos Campeões. Com direito a um gol do zagueiro estreante Marquinhos, ex-corintiano contratado recentemente ao Roma, o time francês venceu o Olympiacos por 4 a 1, em Atenas, pela primeira rodada do Grupo C do torneio. Com uma bela atuação da equipe na etapa final, o ítalo-brasileiro Thiago Motta marcou duas vezes, enquanto Cavani abriu o caminho para o triunfo. O resultado poderia ter sido ainda mais vantajoso se Ibrahimovic não tivesse perdido um pênalti quando o jogo estava 3 a 1 a favor dos atuais donos do título francês.

No outro jogo da chave, o Benfica derrotou o Anderlecht por 2 a 0 com um gol do brasileiro Luisão - o outro foi de Djuricic. Com o resultado, os portugueses lideram o Grupo B ao lado dos parisienses, mas perdem no saldo de gols. O PSG volta agora sua atenções para o Campeonato Francês. No fim de semana, recebe o líder Monaco, em duelo válido pela sexta rodada da competição nacional.

Marquinhos e Thiago Motta gol PSG (Foto: Reuters)Marquinhos e Thiago Motta comemoram na vitória do PSG: três gols brasileiros (Foto: Reuters)

Pela Liga dos Campeões, as equipes voltam a jogar daqui a duas semanas. O PSG recebe o Benfica, em Paris, no dia 2 de outubro, enquanto Anderlecht e Olympiacos duelam na Bélgica.

Praticamente metade da equipe que Laurent Blanc mandou a campo era formada por brasileiros. Além do volante Thiago Motta, naturalizado italiano, foram quatro jogadores. Autor do quarto gol, o zagueiro Marquinhos, contratado por € 35 milhões (cerca de R$ 100 milhões) na última janela de transferências, foi promovido à equipe titular ao lado do capitão Thiago Silva.

Cavani e Ibrahimovic gol PSG (Foto: AFP)Ibrahimovic comemora gol com Cavani: sueco atuou mais recuado e perdeu pênalti (Foto: AFP)

Além desses, Maxwell, autor do passe para o gol de Cavani, e Lucas também iniciaram a partida. O meia-atacante, porém, deixou o gramado no intervalo para dar lugar ao argentino Lavezzi, após um primeiro tempo relativamente apagado na ponta direita do ataque parisiense.

Olympiacos começa melhor

Quem esperava um PSG mais ofensivo no início, enganou-se totalmente. Empurrado pela sua torcida, o Olympiacos foi para cima e dominou boa parte da primeira etapa. Inclusive, acertou duas bolas na trave nos 15 primeiros minutos, primeiramente com Weiss e, em seguida, com Fuster.

Mas foi o PSG que abriu o placar. Mais recuado, como um homem de criação, Ibrahimovic recebeu na intermediária e encontrou Maxwell na área. O brasileiro não foi fominha e tocou para Cavani, que, sem goleiro, empurrou para o fundo do gol, aos 18, justamente no momento em que o time francês era pior no jogo.

Lucas jogo PSG contra Olympiakos (Foto: Reuters)Lucas domina sob pressão: brasileiro não rendeu bem no primeiro tempo e foi substituído (Reuters)

A desvantagem não desanimou o time grego, que chegou ao empate seis minutos depois com um golaço. Principal nome de sua equipe, Weiss recebeu na ponta direita, invadiu a área e, após colocar entre as pernas de Marquinhos e deixar Thiago Silva na saudade, mandou para o fundo das redes de Sirigu.
Os gregos continuaram com o domínio por algum tempo, mas não conseguiram sustentá-lo até a saída para o intervalo. O PSG cresceu na partida e foi para cima dos rivais. Ainda assim, não chegou a criar uma chance para marcar, e o empate parcial acabou sendo relativamente um bom resultado para os franceses.

PSG deslancha na etapa final

Ibrahimovic jogo PSG contra Olympiakos (Foto: EFE)Ibrahimovic tem dificuldade para superar amarcação grega fora de casa (Foto: EFE)

Com Lavezzi no lugar de Lucas, o PSG voltou do vestiário com outra postura.
 Apesar do maior volume de jogo, a equipe francesa teve inicialmente problemas para criar boas jogadas ofensivas e não criou muitos problemas para o goleiro espanhol Roberto. Mas só nos primeiros minutos.

Diante de um rival mais frágil, o PSG garantiu a vitória em dois lances quase idênticos. Aos 22, Lavezzi cobrou escanteio, e Thiago Motta se antecipou ao goleiro Roberto para marcar de cabeça. Cinco minutos depois, o argentino voltou a encontrar o volante ítalo-brasileiro pelo alto em jogada de bola parada: 3 a 1 para os franceses.
O atual campeão francês poderia ter ampliado com Ibrahimovic, que foi derrubado na área e partiu para a cobrança. O atacante sueco, no entanto, parou duas vezes no goleiro Roberto: tanto no pênalti quanto no rebote. Menos mal que Marquinhos fez mais um, novamente após escanteio, em cobrança de Thiago Motta, dando tranquilidade para o PSG administrar o resultado até o fim.

Nenhum comentário: