quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Hexacampeão, Federer corre risco de ficar fora do ATP Finals após 12 anos

Maior vencedor do torneio está em sétimo na corrida que classifica os oito primeiros e tem somente três eventos na agenda até evento em Londres

Por Rio de Janeiro


O público se acostumou a ver os grandes tenistas em ação no ATP Finals, torneio que marca o final do circuito da ATP e reúne os oito melhores da temporada. No entanto, uma figurinha carimbada corre sério risco de ficar fora da competição que será disputada em Londres, em novembro. Presente desde 2002, Roger Federer, dono do maior número de títulos do evento, com seis troféus (2003, 2004, 2006, 2007, 2010, 2011), ocupa atualmente a sétima e penúltima posição da zona de classificação. Com 3.055 pontos, ele está somente 290 à frente do nono lugar, o francês Richard Gasquet, e 600 à frente do 10º colocado, o também francês Jo-Wilfried Tsonga. A situação é ainda mais delicada porque Federer disputará apenas a metade do número de torneios de seus principais concorrentes até o ATP Finals.


Info_ATP_Classificacao-Final-3 (Foto: Infoesporte)
Antes do começo da temporada, Federer, que ocupa a quinta posição no ranking geral da ATP, divulgou uma agenda com 14 torneios, alegando que daria mais atenção ao treinamento e à preparação física. No meio do ano, o tenista de 32 anos resolveu adicionar Hamburgo e Gstaad. Agora ele vai jogar apenas mais três, a partir de 6 de outubro (Masters 1.000 de Xangai, ATP 500 de Basel e Masters 1.000 de Paris), e deixa nas mãos do destino a classificação para o ATP Finals.


- Não estou pensando muito nisso. Não acho que vou mudar minha agenda por causa disso. Eu acredito que se eu jogar bem, terei bons resultados. Se vou me classificar ou não, é o que veremos. Mas o importante para mim, principalmente, é que eu me mexa melhor, que eu jogue melhor. Meu problema no momento está no treinamento, não exatamente nas partidas - comentou Federer, depois de ser eliminado pelo espanhol Tommy Robredo nas oitavas de final do US Open.

Torneios até o ATP Finals

Federer Wawrinka Gasquet Tsonga
(3) Xangai, Basel e Paris (6) Kuala Lumpur, Pequim, Xangai, Moscou, Basel, Paris (6) Bancoc, Pequim, Xangai, Moscou, Basel e Paris (6) Metz, Tóquio, Xangai, Viena, Valencia, Paris
Federer só está à frente do compatriota Stanislas Wawrinka (2.925 pontos) entre os oito melhores tenistas do ano. Porém, o número 10 do mundo tem presença marcada para o dobro de torneios que o ex-líder do ranking até o ATP Finals. Na mesma condição que Wawrinka estão os outros principais postulantes à vaga em Londres, como Gasquet e Tsonga, que retornou ao circuito nesta semana, no ATP 250 de Metz, após ficar parado desde Wimbledon com uma lesão no joelho esquerdo.

A temporada que vem fazendo explica o risco de Federer não se credenciar para o ATP Finals. O ex-número 1 do mundo conquistou apenas um título em 2013, o ATP 250 de Halle, na Alemanha, em junho. Não chegou à final de nenhum Grand Slam - a última vez que isso aconteceu em uma única temporada foi justamente em 2002, quando terminou o ano como 6º lugar do ranking mundial. E ainda sofreu derrotas surpreendentes, como para o ucraniano Sergiy Stakhovsky (então 116º), na segunda rodada de Wimbledon, em junho, e para o alemão Daniel Brands (então 55º), na estreia no ATP 250 de Gstaad, em julho.

Somente três tenistas já estão garantidos em Londres. Dono de uma temporada quase irretocável, Rafael Nadal foi o primeiro a conseguir a vaga. Ele foi seguido por Novak Djokovic e mais recentemente por Andy Murray. À frente do suíço e mais próximos da classificação estão David Ferrer, Tomas Berdych e Juan Martín del Potro.


federer gstaad tenis (Foto: Reuters)Federer, cabisbaixo em Gstaad: imagem recorrente em 2013 (Foto: Reuters)

FONTE:

Nenhum comentário: