sábado, 10 de agosto de 2013

Guia da rodada #13: líderes tentam fazer dever de casa para disparar


Três primeiros colocados do Brasileiro são mandantes na 13ª rodada, que também tem Fla-Flu e duelo de desesperados entre Lusa e São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, quem fizer o dever de casa pode escapar na ponta. Os três times que estão à frente na tabela do torneio jogarão como mandantes. Coritiba, Botafogo e Cruzeiro não poderão ser alcançados neste fim de semana, mesmo com derrotas. No caso do Botafogo, há ainda uma curiosidade: o clube receberá o Goiás no Mané Garrincha, em Brasília, estádio muito mais próximo da sede do rival do que de General Severiano. No Mineirão, o Cruzeiro enfrentará o Santos, que amarga o 14º lugar com somente três vitórias em dez jogos. Já o Coritiba, o terceiro colocado do Brasileirão, joga contra o Vasco no Couto Pereira.

Os atrativos da rodada, porém, vão além da parte de cima da tabela. No Maracanã, Flamengo e Fluminense fazem mais um clássico carioca no domingo e, quem perder, poderá ficar em situação complicada. Ambos estão com 14 pontos e podem ser alcançados pelo Criciúma, que tem 11 e enfrenta a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. O vencedor do Fla-Flu torcerá para que os times imediatamente acima na classificação - Grêmio, Goiás e Vasco - não consigam vencer como visitantes. No caso de derrota de todos esses três times, Flamengo ou Fluminense poderiam beliscar a nona posição com três pontos neste domingo.

No estádio do Vale, o Internacional, sexto colocado, recebe o quinto, Atlético-PR. Ambas as equipes estão com 19 pontos e tentam não perder de vista a zona de classificação para a Libertadores. O time gaúcho tem um jogo a menos - a partida contra o Santos, pela 10ª rodada, foi adiada. Na quarta colocação, o Vitória, também com 19 pontos, enfrenta o Corinthians, que tem 18, no Pacaembu. O Timão, contudo, ocupa a oitava posição na classificação geral.

Na outra ponta da tabela, o Náutico, lanterna, recebe o campeão da Libertadores, o Atlético-MG. Com somente sete pontos e um aproveitamento de 23,3%, o time pernambucano flerta com a Série B. Mas o campeão sul-americano também. Em 16º lugar, o Atlético-MG vem de duas derrotas e um empate nas últimas três rodadas e, em caso de novo revés, poderá ser ultrapassado por três dos times na zona de rebaixamento: Criciúma, com 11 pontos, e São Paulo e Portuguesa, com nove. Nessa rodada, o Tricolor paulista e a Lusa se enfrentam no Canindé, buscando a redenção.

Botafogo x Goiás

confronto guia da rodada bolinha Botafogo x Goiás (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30 - MANÉ GARRINCHA
Vencer e secar. É esta a missão dos alvinegros na 13ª rodada do Brasileiro. O time de General Severiano tem 24 pontos, empatado com o líder Cruzeiro, mas ocupa a segunda colocação por conta do saldo de gols. Oswaldo de Oliveira e seus comandados, que venceram dois dos últimos três compromissos, enfrentam o Goiás que, por sua vez, ocupa a faixa intermediária da tabela (10ª colocação com 16 pontos) e vem de vitória sobre o lanterna Náutico. Os alvinegros terão, além de vencer o Goiás, de torcer por tropeço do Cruzeiro, que recebe o Santos no Mineirão, para voltar à liderança do Brasileiro.
Cartola FC: Seedorf deve voltar ao time com todo o gás, já que foi poupado no meio de semana. O meia tem uma ótima média de pontos de 6,59 em 10 partidas. O preço de C$ 19,84 pode parecer salgado, mas o holandês costuma valer o investimento pelos gols e assistências que têm feito neste campeonato.
Na TV: Premiere FC 1: Júlio Oliveira e Roger Flores.

Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE) apita o jogo, auxiliado por Alessandro Rocha Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).

Você sabia que... Botafogo e Goiás não se enfrentam há quase três anos? A última partida entre as equipes aconteceu dia 15/09/2010, pela Série A do Brasileiro, com goleada goiana por 4x1 no Serra Dourada. As equipes jamais se enfrentaram no Mané Garrincha, em Brasília.


Náutico x Atlético-MG
confronto guia da rodada bolinha Náutico x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30 - ARENA PERNAMBUCO
Lanterna do Brasileiro com somente sete pontos em 30 disputados, o Náutico, mesmo com dois jogos a menos em relação à maioria de seus rivais, se encontra em situação desesperadora na tabela. E a recuperação passa por uma missão das mais difíceis: vencer o Atlético-MG, campeão da Libertadores, mas que vem oscilando desde a conquista do título sul-americano. Na 16ª posição e com apenas 11 pontos em 33 disputados, o Galo também flerta com a zona de rebaixamento e precisa dos pontos na Arena Pernambuco.
Cartola FC: Desde que chegaram ao Timbu, o atacante Maikon Leite (C$ 10,92) e o meia Tiago Real (C$ 7,24) têm mantido uma boa média de pontuação. Jogando em casa, essa é mais uma boa oportunidade para apostar nos ex-palmeirenses. Se achar que o Galo pode fazer a festa em Pernambuco, Ronaldinho (C$ 20,08) e Diego Tardelli (C$ 11,64) chegaram a ser dúvidas, mas foram relacionados e devem ir para o jogo.
Na TV: SporTV (menos PE) e PremiereFC 2: Rogério Corrêa e Léo Figueiredo
Arbitragem: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN) apita o jogo, auxiliado por Marco Antônio Moreira (GO) e Andrea Marcelino de Sá (RJ).
Você sabia que... nas últimas três vezes em que Náutico e Atlético-MG se enfrentaram em Pernambuco, os anfitriões venceram duas e empataram uma. A última vitória do Galo em Recife aconteceu em 2007, por 1 a 0, com gol de Coelho.

Fluminense x Flamengo
confronto guia da rodada bolinha Fluminense x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - MARACANÃ
As equipes ocupam a parte intermediária da tabela e estão em momentos distintos. Enquanto os tricolores evitaram uma derrota que parecia consolidada com um gol nos últimos minutos contra o Vitória, o Flamengo amargou um empate com a Portuguesa com gol de cabeça do goleiro Lauro nos acréscimos. Os times estão empatados em 14 pontos, com vantagem tricolor no número de vitórias (quatro a três). Um tropeço poderá significar, para qualquer um dos times, uma aproximação perigosa da zona de rebaixamento, já que o Criciúma, 17º colocado e primeiro dentro da zona de rebaixmento, tem 11 pontos.
Cartola FC: Pelo lado tricolor, dois jogadores, que têm pontuado bem, tiveram uma queda na última rodada e pode ser bom momento para escalá-los no seu time. O atacante Rafael Sobis (C$ 21,60) e o lateral Carlinhos (C$ 13,39), por isso, são boas apostas. Pelo lado rubro-negro, o atacante Hernane (C$ 12,73) ganhou moral e nova chance do técnico Mano Menezes. Se não confiar no centroavante, a aposta mais segura no Fla é o meia Elias (C$ 17,50).
Na TV: PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Lédio Carmona
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
Você sabia que...  Fluminense e Flamengo não se enfrentam no Maracanã há mais de três anos. O último Fla x Flu no estádio aconteceu no dia 26/05/10, em partida válida pelo primeiro turno do Brasileiro. Na oportunidade, diante de 18.895 pagantes, o Flu venceu por 2x1, com gols de Rodriguinho e Conca. O goleiro Bruno descontou de falta para o Flamengo.

Corinthians x Vitória
confronto guia da rodada bolinha Corinthians x Vitória (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - PACAEMBU
Na cola dos primeiros colocados, o Corinthians, na oitava posição com 18 pontos, recebe o Vitória, quarto colocado com 19, precisando vencer para se aproximar do primeiro pelotão na classificação geral.  Ambos os times empataram em 1 a 1 na última rodada. Os paulistas ficaram em igualdade com o Santos, enquanto os baianos deixaram a vitória escapar no fim em confronto com o Fluminense. A vantagem para o Vitória, além da posição na tabela, é a presença de Maxi Biancucchi, artilheiro do Brasileiro com oito gols (ao lado de William, da Ponte Preta). Por outro lado, o Corinthians conta com a melhor defesa do campeonato, com somente seis gols sofridos.
Cartola FC: Com a melhor defesa do Brasileirão, o Timão tem no zagueiro Gil (C$ 12,64) um de seus principais jogadores. Já foram seis partidas sem sofrer gols. Outra boa opção é o goleiro Cássio (C$ 12,48). O Leão, porém, não pode ser descartado pela excelente campanha e o atacante Maxi Biancucchi (C$ 22,08) é sempre uma alternativa interessante.
Na TV: Globo para BA e PremiereFC 3: Bachin Júnior e Wagner Vilaron
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Bruno Boschilia (PR).

Você sabia que... pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians não perde para o Vitória há quase 17 anos (ou 14 jogos). A última vitória da equipe baiana aconteceu dia 10/10/96, por 2 a 0 no Barradão, gols de Flávio e Agnaldo.

Cruzeiro x Santos

confronto guia da rodada bolinha Cruzeiro x Santos (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - MINEIRÃO
Líder do campeonato, com 24 pontos, o Cruzeiro recebe um Santos que ainda tenta se encontrar após a saída de Neymar. No Mineirão, o time celeste precisa vencer e torcer por um tropeço do Botafogo para se isolar como primeiro colocado - o clube carioca tem o mesmo número de pontos, mas está em segundo pelos critérios de desempate. Com dois jogos a menos do que o rival mineiro, o Santos conseguiu somente três vitórias em dez jogos e ocupa a 14ª posição na tabela com 13 pontos. É mais um time que, em caso de resultado negativo, pode começar a flertar com a zona de rebaixamento. Com sete vitórias, o Cruzeiro é a equipe que mais venceu neste Brasileiro, ao lado do Botafogo. O time mineiro vem de duas vitórias seguidas sobre Coritiba e Criciúma e somou 15 dos últimos 18 pontos disputados.

Cartola FC: Líder, a Raposa tem contado com a segurança do goleiro Fábio (C$ 20,46) e com as boas participações do jovem atacante Vinícius Araújo (C$ 6,26). São boas opções para quem apostar nos donos da casa. Se achar que o Peixe pode ser um visitante indigesto, vale colocar o atacante Neilton (C$ 8,71) ou o ex-cruzeirense Montillo (C$ 15,46) entre os seus titulares.

Na TV: Globo para SP, MG (menos Belo Horizonte), RS, Curitiba (PR), GO, PE, CE, TO: Cléber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba. PremiereFC 5: Jaime Júnior e Bob Faria.

Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT).

Você sabia que... a última vitória do Cruzeiro sobre o Santos aconteceu no segundo turno do Brasileirão de 2009: Cruzeiro 2 a 1 na Vila Belmiro, gols de Wellington Paulista e Kleber, com Neymar descontando. Depois, as duas equipes se enfrentaram mais seis vezes, com quatro vitórias do Santos e dois empates.

Coritiba x Vasco

confronto guia da rodada bolinha Coritiba x Vasco (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - COUTO PEREIRA
Oscilando no Brasileiro, o Vasco tem uma difícil missão nesta rodada: bater o Coritiba, terceiro colocado no Brasileiro, que tem 89% de aproveitamento como mandante. Com 22 gols sofridos, o Vasco inicia esta rodada como a defesa mais vazada da competição, ao lado do Criciúma. A equipe carioca não sofreu gols somente nas vitórias sobre Portuguesa e Atlético/MG. Na tabela, o clube carioca ocupa a 11ª posição, com 15 pontos, e mesmo em caso de derrota não pode ser alcançado pelos times que se encontram na zona de rebaixamento nesta rodada. O Coritiba, por sua vez, tem de vencer e torcer por tropeços de Botafogo e Cruzeiro para assumir a ponta.

Cartola FC: Recuperado, o meia Alex (C$ 20,58) volta ao Coxa e um dos melhores pontuadores do fantasy game em 2013 deve ser escalado desde o início. Bottinelli (C$ 2,87) cumpriu suspensão e também retorna à equipe titular. O Vasco está cheio de desfalques e, se tentar se segurar na defesa, o zagueiro Rafael Vaz (C$ 8,59) é uma boa aposta.

Na TV: Globo para RJ, Belo Horizonte (MG), DF, ES, PR (menos Curitiba), SC, MT, MS, RN, AL, PB, SE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP: Luís Roberto, Roger Flores e Renato Marsiglia. PremiereFC 4: Felipe Lestar e Dida.

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Herman Brumel Vani (SP).

Você sabia que...  neste Brasileiro, o Coritiba disputou seis jogos no Couto Pereira, obtendo cinco vitórias e um empate, com 12 gols marcados e seis sofridos. Como mandante, o Coxa tem aproveitamento de 89%, o segundo melhor da competição, atrás apenas do Botafogo, único time 100% jogando em casa. Para o Vasco, esta é a sexta partida fora de casa neste Brasileiro. Como visitante, o time somou 4 pontos, marcou oito gols e sofreu 14. A única vitória vascaína sem  mando de campo foi no clássico contra o Fluminense. O Vasco, portanto, ainda não venceu fora do Rio neste campeonato.

Bahia x Grêmio

confronto guia da rodada bolinha Bahia x Grêmio (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - FONTE NOVA
Bahia e Grêmio buscam a redenção na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto os baianos foram derrotados como visitantes pelo Atlético-PR, por 1 a 0, os gaúchos perderam pelo mesmo placar para o Coritiba na rodada anterior, mas dentro de sua arena. Na tabela, o Bahia está em vantagem, com 19 pontos, na sétima posição. O Grêmio soma 16 pontos e ocupa a nona colocação.

Cartola FC: O preço caiu por conta da derrota do Bahia, mas o goleiro Marcelo Lomba (C$ 15,33) e o atacante Marquinhos Gabriel (C$ 9,79) são boas dicas para o fim de semana pela boa performance que vem tendo na pontuação nesta temporada. O Tricolor gaúcho, com desfalques, vai depender do oportunismo de Barcos (C$ 17,98) para conseguir sair de Salvador com três pontos na bagagem.

Na TV: SporTV (menos BA) e PremiereFC 2: Jorge Vinícius e Maurício Noriega.

Arbitragem: Wagner Reway (MT) apita o jogo, auxiliado por Lorival Candido das Flores (RN) e Flavio Gomes Barroca (RN).

Você sabia que... o Grêmio não perde para o Bahia pelo Campeonato Brasileiro há 10 anos (ou 5 partidas). A última vitória baiana neste confronto aconteceu dia 3 de maio de 2003, na Fonte Nova (Bahia 2 a 1). De lá pra cá foram disputadas cinco partidas entre os times pelo Brasileiro, com três vitórias do Grêmio e dois empates.

Internacional x Atlético-PR

confronto guia da rodada bolinha Internacional x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - ESTÁDIO DO VALE
O Inter não perde para o Atlético-PR no Rio Grande do Sul pelo Campeonato Brasileiro há quase 15 anos (ou 11 jogos, todos no Beira-Rio). A última vitória atleticana fora de casa aconteceu em 1998. Na edição atual, ambos têm campanhas bastante parecidas, com cinco vitórias e quatro empates cada. O time paranaense tem um jogo (uma derrota) a mais e ocupa a 5ª posição com os mesmos 19 pontos que tem o Internacional, atrás na classificação por critérios de desempate. Quem vencer a partida pode entrar na zona de classificação para a Libertadores.

Cartola FC: As duas principais contratações coloradas vão começar jogando e podem ser boas apostas. O meia Alex (C$ 17,00) faz a sua estreia e o atacante Scocco (C$ 12,86) até entrou em campo no Gre-Nal, mas começa jogando pela primeira vez. Uma aposta sempre segura na equipe gaúcha é o volante Willians (C$ 17,80), que reassumiu nesta temporada a sua posição de maior ladrão de bolas do Brasileirão.

Na TV: PremiereFC 3: Linhares Júnior e Mário Marcos

Arbitragem: Pablo dos Santos Alves (ES) apita o jogo, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Fabiano da Silva Ramires (ES).

Você sabia que... apesar da recente sequência invicta do Inter contra o Atlético-PR em Porto Alegre, o retrospecto geral na história do confronto aponta que o mando de campo não é um fator muito determinante. Em 37 jogos, apenas 18 terminaram com vitórias das equipes da casa. O Inter venceu nove vezes em Porto Alegre e o Atlético venceu oito vezes em Curitiba. A outra vitória do Atlético como mandante aconteceu no Serra Dourada, por 2 a 1, em 2004.

Ponte Preta x Criciúma

confronto guia da rodada bolinha Ponte Preta x Criciúma (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - MOISÉS LUCARELLI
Na história da Série A, Criciúma e Ponte Preta se enfrentaram apenas quatro vezes, com duas vitórias da equipe catarinense, um empate e uma vitória da equipe paulista. Todos esses confrontos aconteceram na “era dos pontos corridos”. Na tabela da edição deste ano, as equipes estão separadas por apenas um ponto. A Ponte é a 15ª colocada com 12 pontos, enquanto o Criciúma é o primeiro da lista da zona de rebaixamento, na 17ª posição com 11 pontos. O time paulista, contudo, tem um jogo a mais do que os catarinenses, que têm a defesa mais vazada do campeonato ao lado do Vasco, com 22 gols sofridos.

Cartola FC: Se apostar que o ataque da Ponte vai brilhar, a melhor opção é William (C$ 17,94), artilheiro da competição eo lado de Maxi Biancucchi, do Vitória. Se achar que a defesa da Macaca vai segurar o Tigre, uma boa dica é o zagueiro Diego Sacoman (C$ 9,23), que pode pintar até na lateral esquerda.

Na TV: PremiereFC 4: Osvaldo Luís e Renato Leal.

Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita o jogo, auxiliado por Clovis Amaral da Silva (PE) e Rafael da Silva Alves (RS).

Você sabia que... nos últimos sete jogos entre as duas equipes (um pela Série A e seis pela Série B), a Ponte Preta obteve seis vitórias e um empate. O Criciúma nunca venceu a Ponte Preta no Moisés Lucarelli.

Portuguesa x São Paulo

confronto guia da rodada bolinha Portuguesa x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - CANINDÉ
Depois de 14 dias excursionando, o São Paulo volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro tentando afastar a crise e deixar a zona de rebaixamento, na qual está há quatro rodadas. O time soma nove pontos em 11 jogos, com 11 gols marcados e 14 sofridos. A Portuguesa vive situação semelhante na classificação. Apesar de ter arrancado o empate diante do Flamengo na última rodada, com um gol de goleiro nos acréscimos, a Lusa é a penúltima colocada e precisa, além de vencer neste domingo no Canindé, torcer por tropeços de Criciúma ou Atlético-MG para sair da zona de degola.

Cartola FC: Empolgado com o gol de cabeça, o goleiro Lauro (C$ 7,74) é uma boa opção graças à moral que ganhou depois do feito. E, num clássico paulista, vai querer mostrar seu valor debaixo das traves. Pelo Tricolor, Luis Fabiano (C$ 18,96), que enquanto a equipe excursionava por Europa e Ásia ficou se recuperando no Brasil e deve ser titular no domingo. Para uma opção mais barata, o ofensivo lateral Douglas (C$ 9,84) é a dica para o fim de semana.

Na TV: PremiereFC 1: Reinaldo Porto e Luiz Ademar

Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá (RJ) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ).

Você sabia que... o retrospecto recente deste confronto apresenta boa vantagem são-paulina. Nos últimos 10 jogos, o Tricolor obteve sete vitórias, contra três da Lusa. Esses últimos 10 jogos entre São Paulo e Portuguesa tiveram média superior a três gols por jogo. Há 15 anos, desde o Campeonato Paulista de 1998, não acontece um empate sem gols neste confronto.

Nenhum comentário: