sábado, 10 de agosto de 2013

Botafogo cede empate ao Goiás com gol contra, mas dorme na liderança

Rafael Marques abre o placar, mas André Bahia erra e permite igualdade no Mané Garrincha. Alvinegro segue invicto como mandante no Brasileiro

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

A noite não era de André Bahia. Ele atuou quase toda a partida com uma proteção na cabeça, depois de um choque com Marcelo Mattos que provocou um sangramento logo nos primeiros minutos de jogo, e acabou vivendo momento pior na etapa final ao ceder o empate ao Goiás com um gol contra - Rafael Marques havia aberto o placar para o Botafogo. Com o 1 a 1, os alvinegros assumem a liderança provisória, mas podem ser ultrapassados por Cruzeiro e Coritiba, que enfrentam Santos e Vasco, respectivamente, neste domingo. O Esmeraldino sobe provisoriamente para a nova posição. O duelo no Mané Garrincha, em Brasília, teve 23.322 pagantes - o maior público do Alvinegro como mandante neste ano.

Com 25 pontos, o Botafogo, agora seca a Raposa (24) e o Coxa (23), e o Goiás, com 17, pode ser ultrapassado por Grêmio e Vasco, e alcançado por Fluminense ou Flamengo. O próximo compromisso do Alvinegro será na quinta-feira, contra o Internacional, às 21h (de Brasília), no Maracanã - o time de General Severiano segue invicto como mandante no Brasileiro, com cinco vitórias e um empate. O Alviverde enfrenta o Flamengo na quarta-feira, às 21h50m, no Serra Dourada.

Marcelo Mattos saiu em defesa de André Bahia e afirmou que o zagueiro não teve culpa no lance do gol contra.

- É complicado, um jogador canhoto naquela posição. Ele fez seu melhor. Sei que é difícil tirar. Mas está ótimo, é um jogador que trabalha muito, não tem culpa nenhuma.

Renan Oliveira, do Goiás, autor do cruzamento que terminou no gol contra de André Bahia, lamentou a chance que desperdiçou quando o seu time ainda perdia por 1 a 0.

- Tive a oportunidade ali, mas foi mais mérito dele (Jefferson). A bola foi forte. Mas valeu pelo esforço e pelo empenho, uma hora o gol ia sair.


Hugo e André Bahia, Botafogo x Goiás (Foto: Andressa Anholete/Agência Estado) 
Hugo e André Bahia disputam a bola no Mané Garrincha (Foto: Andressa Anholete/Agência Estado)
 
O Botafogo fez mistério antes da partida no Mané Garrincha. Contrariando o regulamento do Campeonato Brasileiro, que determina em seu artigo 72 a divulgação da escalação 45 minutos antes de cada partida, o técnico Oswaldo de Oliveira só confirmou a presença de Seedorf pouco antes do apito inicial, divulgando a lista com "Seedorf ou Gegê". Bolívar e Gabriel, suspensos, deram lugar a André Bahia e Renato, respectivamente. Elias foi mantido no lugar de Lodeiro, convocado para a seleção uruguaia. No Goiás, o técnico Enderson Moreira fez mistério quanto ao aproveitamento do meia Hugo, que acabou confirmado como titular ao lado de Tartá, com Paulo e Walter mantidos no ataque.


Logo no início do jogo, um incidente: André Bahia se chocou com Marcelo Mattos e saiu de campo sangrando, mas voltou com proteção na cabeça após ser atendido pelos médicos. Com boa movimentação, o Botafogo não demorou para começar a ameaçar o gol goiano. Na primeira chance, Vitinho chutou de longe, Renan não segurou, e Elias apareceu para mandar para a rede. Mas estava impedido.

Ambos os times mostraram estar dispostos a buscar o ataque em velocidade desde os primeiros minutos. Porém, apesar de uma tentativa de Rafael Marques e outra de Walter, nenhuma das equipes conseguia criar oportunidades reais de gol. Enquanto os alvinegros apostavam em chutes de média e longa distância, o time de verde insistia em bolas alçadas na área. Até que, aos 25 minutos, em jogada pelo meio, o Goiás quase abriu o placar. Hugo ficou cara a cara com Jefferson e bateu forte, mas em cima do goleiro, que conseguiu rebater.

O Botafogo passou a ter dificuldades para criar jogadas, com Seedorf vigiado de perto pelos marcadores. Aos 35, nova chance dos goianos. David deu ótimo passe para Hugo, que novamente ficou à frente de Jefferson. Vitinho, por trás, conseguiu um toque providencial para mandar a bola pela linha de fundo. Na sequência, em cobrança de escanteio, Rodrigo, de cabeça, por pouco não marcou. A essa altura, o Goiás dominava a partida, com as melhores chances e boa marcação sobre os alvinegros, que responderam em chute de Elias, defendido sem dificuldade por Renan.

Na saída do gramado, Renato pediu mais jogadas alvinegras pelos flancos e mostrou preocupação com erros de passe.

- Temos que jogar pelos lados do campo. Sabemos que o Goiás é uma equipe rápida no contra-ataque. É não errar o passe para jogar pelos lados e conseguir fazer o gol.

No Goiás, Walter elogiou o primeiro tempo da equipe, mas pediu atenção nas finalizações. A melhor chance da etapa inicial foi de Hugo, que bateu em cima do goleiro alvinegro e desperdiçou.

- Tivemos duas chances para matar o jogo e sabemos que tem que fazer. Nossa equipe está bem, fez um primeiro tempo muito bom - avaliou.

O Botafogo começou o segundo tempo pressionando e por muito pouco não conseguiu a vantagem logo nos primeiros minutos. Aos três minutos, Vitinho recebeu na frente, mas parou em Renan. No rebote, Elias tentou de forma atabalhoada e perdeu a oportunidade. Pouco depois, Vitinho arriscou da esquerda e, num belo chute, mandou no travessão do goleiro goiano. O gol era questão de tempo, pouquíssimo tempo. Aos seis, Gilberto cruzou, a bola bateu em Elias e sobrou limpa para Rafael Marques balançar a rede pela sexta vez neste Brasileiro: 1 a 0.

O Goiás respondeu em cobrança de falta perigosa, aos dez. Enderson Moreira resolveu trocar Paulo por Renan Oliveira, adiantando Tartá para o ataque. Dois minutos depois, porém, o Botafogo perdeu uma chance incrível com Elias, que recebeu livre o cruzamento de Gilberto na pequena área e bateu em cima de Renan. Oswaldo de Oliveira trocou então Júlio César, sentindo uma pancada no quadril, por Lima. O Goiás teve nova grande chance aos 19, quando Walter deu ótimo passe para Renan Oliveira finalizar. Jefferson fez grande defesa, salvando mais uma vez o time alvinegro. André Bahia, porém, não colaborou. Ao tentar cortar o cruzamento de Renan Oliveira aos 23 minutos, cedeu o empate com um gol contra: 1 a 1.

O time goiano cresceu na partida, com o Botafogo dando sinais de que havia sentido o empate. E por muito pouco a virada não aconteceu. Aos 37 minutos, Walter mandou uma bomba que parou na trave de Jefferson, já batido no lance. Ainda houve tempo para a expulsão de Hugo, punido com o segundo cartão amarelo por falta em Marcelo Mattos. Porém, com poucos minutos para o apito final, o Botafogo não conseguiu aproveitar a vantagem numérica no gramado, e o empate prevaleceu.


 
FONTE:

Nenhum comentário: