sábado, 17 de agosto de 2013

Forte no saque no 1º set, Nadal bate Berdych e chega à final em Cincinnati

Na 11ª decisão em 2013, espanhol vai brigar pela primeira vez pelo título do torneio, contra o tenista da casa John Isner, algoz de Djokovic nas quartas

Por SporTV.com Cincinnati, EUA

Rafael Nadal vai disputar pela 11ª vez nesta temporada uma final de campeonato. Dominando os pontos quando estava no saque no primeiro set, o número 3 do mundo superou Tomas Berdych em momentos chaves da semifinal do Masters 1.000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, e se classificou neste sábado para a decisão do torneio, a primeira dele em toda a carreira. Após a vitória por 7/5 e 7/6(4), em 2h06m, sobre o 6º do ranking, o Touro Miúra vai buscar neste domingo, às 13h30m (de Brasília), o nono título em 2013, contra o americano John Isner (#22). O SporTV2 vai transmitir o duelo ao vivo.

rafael nadal cincinnati tenis (Foto: Reuters) 
Nadal perdeu apenas quatro pontos quando tinha o saque no primeiro set (Foto: Reuters)
 
Com o saque em mãos, Nadal estava impossível no primeiro set. Até o 5/5, o ex-número 1 do mundo havia perdido apenas dois pontos de 22 jogados. Faltava a ele apenas superar na devolução o adversário, que jogava de igual para igual, acelerando as bolas depois que trabalhava o ponto. Então o Miúra deu o bote na hora certa. O espanhol desafiou bem um ace de Berdych, que na verdade havia ido para fora. Em seguida, contou com dois erros não forçados do tcheco para conquistar a quebra. Sacando para o set, Nadal levaria a pior em somente dois pontos antes de sair na frente, novamente com um erro do oponente.

Se o Miúra foi bem no saque no primeiro set, no segundo não teve o mesmo bom desempenho. Depois de desperdiçar dois break points no terceiro game, acabou sendo quebrado no sexto quando sacou fraco de segundo serviço. A resposta foi rápida, e o espanhol devolveu a quebra no game seguinte. Apesar da reação, Nadal teve que se defender diante de outros quatro break points que Berdych teve na sequência da partida, além de cometer a sexta dupla falta no jogo, todas elas no segundo set. A disputa só acabou no tie-break. O Miúra segurou a vantagem que conquistou após uma dupla falta do tcheco e garantiu a classificação para a final.

Se triunfar em Cincinnati, Nadal vai conquistar o nono título neste ano - o primeiro dele do torneio americano em toda a carreira. Em 2013, ele foi campeão do Aberto de São Paulo, ATP de Acapulco, Masters 1.000 de Indian Wells, ATP de Barcelona, Masters 1.000 de Madri, Masters 1.000 de Roma, Roland Garros e Masters 1.000 de Montreal. Ele ainda não perdeu uma partida sequer na quadra dura nesta temporada.

Na outra semifinal, John Isner avançou à segunda decisão de Masters 1.000 na carreira. O tenista da casa, que havia vencido Novak Djokovic nas quartas, derrotou de virada o argentino Juan Martín del Potro, pelas parciais de 6(5)/7, 7/6(9) e 6/3, neste sábado. Em 2012, ele foi vice-campeão em Indian Wells ao perder a final para Roger Federer.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/08/forte-no-saque-no-1-set-nadal-bate-berdych-e-chega-final-em-cincinnati.html

Nenhum comentário: