segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Entre risos e aplausos, Brasil esquece vice e se prepara para Sul-Americano

Para Bernardinho, campanha na Liga Mundial foi positiva, apenas atuação na decisão contra a Rússia deixou a desejar: 'Não há pressão sobre os jogadores'

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ
 
A seleção brasileira de vôlei chegou a Cabo Frio, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, em clima de descontração total. A derrota por 3 sets a 0 e a perda da Liga Mundial para a Rússia parecem ter ficado para trás. Na cabeça? Só a disputa do Campeonato Sul-Americano de vôlei masculino, que começa nesta terça-feira, contra o Chile, às 20h30m (de Brasília). A animação estava estampada nos rostos dos atletas no treino desta segunda no ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto.

No começo das atividades, os jogadores brincaram uns com os outros e riram bastante. Para Bernardinho, o elenco sabe que fez seu trabalho na Liga Mundial e não se sente pressionado por ter perdido para os russos na decisão.

- Eu vejo as pessoas levando um bronze em um Mundial, por exemplo, e ficando tristes. Você precisar comemorar esse bronze. Na Liga Mundial, a campanha foi boa, a final é que não foi bem jogada. A equipe toda sabe disso. A pressão existe em cima de mim, não dos atletas. Eu disse que seríamos competitivos, não que íamos ganhar sempre. Não há nenhum tipo de pressão sobre os jogadores. O clima é bom e eles estão muito tranquilos - relatou Bernardinho.

seleção brasileira de volei em cabo frio (Foto: Gabriel Fricke) 
Jogadores brincam entre si durante treino em Cabo Frio, no Rio de Janeiro (Foto: Gabriel Fricke)
 
Um dos principais jogadores do time, o jovem ponteiro Lucarelli, de apenas 21 anos, fez eco à declaração de seu comandante. Para ele, ficou a frustração por saber que a seleção tinha condições de sair campeã, mas o momento é de demonstrar animação para a competição que começa nesta terça.

- Na semana em que ocorreu a derrota da Liga Mundial para a Rússia, ficamos abatidos. No avião, estávamos para baixo. Achamos que podíamos ter ido melhor, nos frustrou um pouco. Mas é bola para frente, não dá para voltar o campeonato. Temos que ser alegres como estávamos no treino hoje. Precisamos focar, evoluir e ficar sempre alegres por estar aqui na seleção - comentou o ponteiro.

O técnico Bernardinho treinou finalizações. Depois, com dois jogadores em quadra, comandou um trabalho de levantamento e recepção. E, mais tarde, focou mais uma vez na recepção, mas com três atletas recebendo bolas da rede.

O comandante aproveitou e paralisou bastante a atividade para dar orientações, principalmente em relação à cobertura das jogadas. William Arjona foi aplaudido pelos companheiros ao salvar uma bola bastante difícil que ia saindo de quadra. O mesmo aconteceu depois com Wallace, que não teve medo de se atirar no chão, e recebeu uma salva de palmas.

A estreia do Brasil será contra o Chile, na terça-feira, às 20h30m (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, mesmo lugar onde a equipe nacional enfrentará a Colômbia, também às 20h30m, no dia seguinte, em confronto que fechará o Grupo A. No Grupo B estão Argentina, Venezuela e Paraguai. Os hermanos farão o jogo de estreia do torneio, na terça-feira, às 17h30m, contra o Paraguai.

De 29 edições realizadas até hoje, o Brasil venceu 28. A equipe só não participou da edição de 1964, na Argentina, cujo título ficou com os donos da casa.

Confira a tabela completa do Campeonato Sul-Americano:

Terça-feira, 06/08
17h30m - Argentina x Paraguai
20h30m - Brasil x Chile


Quarta-feira, dia 07/08
17h30m - Argentina x Venezuela
20h30m - Brasil x Colômbia


Quinta-feira, dia 08/08
17h30m - Venezuela x Paraguai
20h30m - Colômbia x Chile


Sexta-feira, dia 09/08 (semifinais)
Jogo 7 - 14h30m - 3º do Grupo A x 3º do Grupo B
Jogo 8 - 17h30m - 2º do Grupo A x 1º do Grupo B
Jogo 9 - 20h30m - 1º do Grupo A x 2º do Grupo B


Sábado, dia 10/08 (finais)
18h45m - Perdedor do jogo 8 x Perdedor do jogo 9 - 3º e 4º lugares
21h45m - Ganhador do jogo 8 x Ganhador do jogo 9 - Decisão


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/entre-risos-e-aplausos-brasil-esquece-vice-e-se-prepara-para-sul-americano.html

Nenhum comentário: