segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Melhor defesa do Brasileirão, Timão festeja terceiro jogo sem sofrer gol

Desempenho 'perfeito' do sistema defensivo alvinegro contra Criciúma, Grêmio e São Paulo embala o Corinthians no Campeonato Brasileiro

Por *GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Corinthians treino grupo jogadores Ralf Danilo Gil (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Desempenho da defesa alvinegra empolga Timão (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
 
A vitória por 2 a 0 sobre o Criciúma foi o terceiro jogo consecutivo do Corinthians sem ser vazado no Campeonato Brasileiro (contra Grêmio e São Paulo também foi assim). Desta forma, o Timão conseguiu melhorar o que já era bom: a média de gols sofridos caiu de 0,5 para 0,45. É, de longe, a melhor defesa da competição, muito à frente do Cruzeiro, segundo melhor no quesito, que soma nove gols contra em 11 partidas disputadas.

Além da sequência invicta, o setor defensivo montado pelo técnico Tite também pode se orgulhar de ainda não ter sido vazado mais de uma vez durante um mesmo jogo neste Brasileirão. Desempenho que contribui para que o time seja o atual sétimo colocado na tabela, a apenas dois pontos de distância do G-4.

– São três jogos seguidos sem tomar gol já, é uma marca importante. O time vem em uma crescente boa, e isso (fato de ser a melhor defesa do campeonato) nos dá um gás maior. Mas tem muito a melhorar ainda – ponderou Ralf.

São três jogos seguidos sem tomar gol já, é uma marca importante. O time vem em uma crescente boa, e isso nos dá um gás maior"
Ralf
 
Uma das possíveis explicações para o bom aproveitamento da defesa corintiana é o fato de a equipe de Tite mudar pouco do meio para trás. O próprio Ralf se adaptou rapidamente com Guilherme, após a saída de Paulinho. Paulo André e Gil formam a zaga titular desde o início da temporada, assim como Cássio é o dono da meta alvinegra. Apenas Edenilson e Alessandro, vez ou outra, se alternam na lateral direita.

– Não é de hoje que vamos bem no setor. Desde que cheguei, temos sempre as melhores defesas do campeonato. Isso é reflexo de um time bem treinado – declarou o goleiro Cássio, que fez questão de dividir os méritos com toda a equipe titular.

– Ficamos felizes que o trabalho esteja sendo bem feito, mas não é uma vitória só da zaga. Todo mundo, do meio para frente, se compromete a defender.

Ao mesmo passo em que a defesa vai bem, o setor ofensivo começa a decolar. Depois dos quatro gols marcados, dois diante do Grêmio e mais dois contra o Criciúma, o Timão deixou de ser o pior ataque do campeonato, e tentará melhorar ambas as marcas nesta quarta, quando enfrenta o Santos na Vila Belmiro.

* Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de José Gonzalez

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/08/melhor-defesa-do-brasileirao-timao-festeja-terceiro-jogo-sem-sofrer-gol.html

Nenhum comentário: