Polícia do DF terá apoio estratégico de outras forças. Esquemas especiais também foram montados no trânsito, atendimento médico e fiscalização
Policiais do BOPE fizeram treinamento em Brasília
na manhã desta quarta (Foto: Fabrício Marques)
na manhã desta quarta (Foto: Fabrício Marques)
- A segurança pública será coordenada de forma integrada, com utilização do Centro de Comando e Controle. Nele, haverá imagens de todos os pontos e partirão as respostas a possíveis situações - explicou o secretário de segurança do Distrito Federal, Sando Avelar, em entrevista coletiva organizada pelo governo de Brasília para divulgação do plano operacional para o jogo.
Cerca de 1.200 policiais militares cuidarão das imediações do estádio. Outros 1.400 estarão na área da Fan Fest. Haverá ainda cerca de 500 policiais de prontidão dentro do Mané Garrincha, como suporte aos seguranças particulares da Fifa.
Agentes de delegacias especializadas da Polícia Civil (repressão a fraudes, drogas, roubos e furtos) também atuarão de forma velada na região central da cidade. Segundo o governo, o número do efetivo não seria divulgado para não comprometer a operação. Delegacias convencionais contarão com reforço nos plantões e ainda terá uma unidade em funcionamento dentro do estádio, com duas celas para detenção de possíveis infratores.
Forças Militares, Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal apoiarão na segurança de delegações e autoridades, além da prevenção a possíveis ações terroristas.
- Realizamos testes, como o jogo entre Santos e Flamengo, e funcionou tudo muito bem. Esperamos fazer ainda melhor nesta abertura da Copa das Confederações, que é um evento muito maior e com repercussão internacional. Estamos organizados e preparados para garantir a segurança - concluiu o secretário.
BOPE realiza treinamento
Duzentos homens do BOPE se revezarão no esquema de segurança em Brasília (Foto: Fabrício Marques)
Durante o treinamento, policiais simularam situações como invasão de prédios e explosão de pacote suspeito. Também foram apresentados equipamentos adquiridos pelo Batalhão com robôs para combate a explosivos, armas de alta precisão e armas não letais.
Trânsito
O Governo do Distrito Federal (GDF) preparou também um esquema de trânsito especial para o jogo de abertura da Copa das Confederações. Por exigência da Fifa, o trânsito será isolado em um perímetro de cerca de três quilômetros do Estádio Mané Garrincha, onde será permitida a circulação apenas de veículos credenciados. O Detran-DF cuidará dos pontos de bloqueio e rebocará carros estacionados em locais irregulares.
A recomendação do governo é para que os torcedores cheguem cedo e procurem utilizar transporte público. Os portões do Mané Garrincha serão abertos ao meio-dia, quatro horas antes do início da partida. Haverá reforço no número de ônibus em toda a cidade e linhas especiais para levar torcedores do aeroporto e da rodoviária até próximo ao estádio.
Mais de 3 mil policiais militares atuarão na partida
entre Brasil e Japão (Foto: Fabrício Marques)
entre Brasil e Japão (Foto: Fabrício Marques)
O metrô também terá horário de funcionamento diferenciado: das 6h da manhã de sábado até 1h da manhã de domingo. O preço da tarifa será de R$ 2.
Para os torcedores que optarem por ir de carro para o jogo e para a Fan Fest, serão preparados bolsões de estacionamento no Parque da Cidade, nos setores comerciais e na Esplanada dos Ministérios.
Saúde
Três hospitais públicos credenciados pela Fifa contarão com reforço para o atendimento de emergência: Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Hospital de Base e Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). Há ainda outros dois hospitais particulares de prontidão. O Hospital das Forças Armadas (HFA) fará o atendimento de autoridades.
Há
Já o Corpo de Bombeiros atuará no estádio com 240 militares especialistas em combate à incêndio, primeiros socorros e salvamento. Outros 400 deverão atuar nas áreas do entorno e na Fan Fest. A corporação contará com 32 viaturas à disposição. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também dará suporte no atendimento, com cerca de 50 ambulâncias à disposição.
Fiscalização
Os órgãos de fiscalização pública do governo também atuarão no dia do jogo. Cerca de 350 funcionários da Secretaria de Ordem Pública e da Agência de Fiscalização do DF trabalharão no entorno do Mané Garrincha para coibir cambistas, ambulantes não credenciados e flanelinhas. Ainda segundo o governo, no perímetro de 2 quilômetros do estádio será permitido apenas a venda de produtos dos patrocinadores oficiais da Fifa.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/esquema-de-seguranca-para-abertura-tera-mais-de-3-mil-pms.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário