domingo, 14 de abril de 2013

Por amor: de graça, cheerleaders colocam Crystal Palace nos holofotes


Clube londrino, atualmente na segunda divisão, ganha espaço na mídia graças a vídeos de dançarinas e briga pela promoção para a elite do futebol inglês

Por Aigor Ojêda e Felipe Schmidt Rio de Janeiro

Desde 2005 longe da primeira divisão da Inglaterra, o Crystal Palace faz boa campanha na segundona, está na briga para retornar à Premier League, mas não voltou aos holofotes na Inglaterra por conta apenas do futebol. Desde dezembro de 2010, um grupo de cheerleaders vem roubando a cena nos jogos da equipe no estádio Selhurst Park e também fora das quatro linhas, com direito a vídeos populares no YouTube. Tudo de graça, por amor ao clube.

As “Crystals”, como ficaram conhecidas as 14 dançarinas, têm entre 18 e 27 anos e não recebem dinheiro do clube para animar os torcedores. Nada que abale as meninas, que, no início, tiveram de lidar também com a desconfiança dos fãs mais ortodoxos, já que não é comum nos clubes ingleses a presença de cheerleaders.

- Acho que, em relação a entretenimento nos jogos de futebol, somos um pouco antiquados na Inglaterra. Muitos torcedores não se empolgavam com a gente no início, mas isso nos fez mais determinadas para provar nosso valor. Até chegarmos onde estamos agora, foi uma grande reviravolta. Muitas pessoas ficam surpresas quando descobrem que nós não recebemos nada. Fazemos isso porque adoramos atuar para milhares de pessoas e também porque amamos o Crystal Palace – disse Natalie Llewellyn, integrante da equipe, ao GLOBOESPORTE.COM.

Cheerleaders do Crystal Palace (Foto: Divulgação)Sucesso das Crystals aumentou o espaço do Crystal Palace na mídia (Foto: Divulgação)

Por outro lado, o contato com os jogadores é mínimo. Natalie faz questão de frisar que, embora o trato com os fãs seja o mais aberto possível, com os outros funcionários do Crystal Palace a relação é mais fechada.

- Nós não temos contato com os jogadores. Nós nos mantemos muito profissionais em relação a qualquer associado ao Crystal Palace: jogadores, preparadores e comissão técnica. Mas, no Selhurst Park, nós temos datas como o “Dia da Família”, que nos dá a chance de conversar com os fãs, tirar fotos com eles e conhecê-los. Gostamos de falar e somos simpáticas.

andré moritz crystal palace apresentação (Foto: Divulgação)André Moritz está no Crystal Palace desde o início
da atual temporada inglesa (Foto: Divulgação)

A distância dos jogadores é confirmada por André Moritz, meia brasileiro que atua no Crystal Palace.
- Geralmente, só temos contatos com as cheerleaders nos intervalos dos jogos, que é o momento em que elas estão no campo fazendo a exibição para os torcedores - completou.

Vídeos fazem a fama das Crystals

Depois das dificuldades no início, as meninas conseguiram conquistar o apoio dos fãs. Além disso, tornaram-se conhecidas em outros lugares, graças aos vídeos que fizeram, sempre no embalo de hits da Internet. Depois de versões para “Gangnam Style” e “Call Me Maybe”, veio o “Harlem Shake”, que teve pouco mais de 880 mil visualizações no YouTube. De repente, o modesto Crystal Palace, mais um clube de Londres há alguns anos esquecido na segunda divisão, voltou a ter espaço na mídia.

- Desde que as garotas estão conosco, nós raramente estamos fora da mídia. Os vídeos delas ganharam bastante atenção, o que, em retorno, promove a marca do clube. O futebol ainda é a principal atração aqui, e o foco é o esporte, mas eu percebi que aumentamos nossa presença também nas seções de entretenimento – contou Sharon Lacey, diretora de marketing do clube, responsável pelo projeto das Crystals.

Natalie Crystal Palace (Foto: Divulgação)Natalie já pensa na Premier (Foto: Divulgação)

Moritz garante que não ficou impressionado com a repercussão que o vídeo ganhou nas principais redes sociais. Segundo ele, as ações das cheerleaders nos últimos anos costumam atrair muita visibilidade ao Palace.

- O vídeo não surpreendeu porque sei que elas são famosas aqui na Inglaterra. Elas são organizadas e estão sempre trabalhando em conjunto com o clube para montar estratégias de marketing. Elas estão sempre tendo ideias diferentes para promover o nome do clube não somente por aqui, mas também pelo mundo. Esse vídeo é uma prova de que elas estão conseguindo - ressaltou.

Premier League à vista

Em campo, a presença das meninas também parece ter ajudado. Atualmente, o Crystal Palace é o quarto colocado, com 65 pontos, na zona de classificação para os playoffs, que garantem uma vaga na Premier League. A confiança na promoção já faz Natalie sonhar.

- Não acho que vamos mudar muito caso o time suba de divisão, mas gostaríamos de expandir o time. Adoraríamos fazer um novo vídeo para celebrar a promoção, já que temos grande exposição e grande apoio para o Crystal Palace. Tudo o que posso dizer é: Premier League, é melhor se preparar! – brincou a dançarina.

Cheerleaders do Crystal Palace (Foto: Divulgação)Cheerleaders do Crystal Palace durante um dos jogos no Selhurst Park (Foto: Divulgação)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/04/por-amor-de-graca-cheerleaders-colocam-crystal-palace-nos-holofotes.html

Nenhum comentário: