domingo, 14 de abril de 2013

André Bahia supera vaidade e fica perto de ter contrato renovado


Após lição na Holanda, zagueiro colhe os frutos da opção de um vínculo curto com o Botafogo: 'Sei até onde posso chegar'

Por Fabio Leme Rio de Janeiro

Andre bahia e Andrezinho botafogo treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Andre Bahia conversa com Andrezinho no treino do
Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)

A ida para o exterior e o retorno para o Brasil são dois capítulos da carreira de André Bahia que envolvem a vaidade. No primeiro caso, viveu a surpresa de não ter seu valor reconhecido num momento inicial. No segundo, aceitou um contrato curto com o Botafogo com a esperança de mostrar de que era capaz de ficar.

Ao sair do Flamengo aos 20 anos para se transferir para o holandês Feyenoord, André acreditava que tinha dado um salto na sua carreira. Aterrizando no Velho Continente, no entanto, o jogador viu seu nome figurar na lista do time B, o que o fez refletir se havia tomado a decisão correta.

- Quando saí do Brasil e fui para a Holanda existiu, da minha parte, um pouco de vaidade. Eu fui cedo para a Europa e assinei um contrato de seis meses, mas, quando cheguei lá e joguei, pensei: “Pô, estou jogando na segunda equipe?” - lembrou.

Contratado pelo Botafogo por um período inferior a cinco meses, o zagueiro de 30 anos poderia encarar o tipo de vínculo como um problema, uma espécie de falta de respeito pela sua folha corrida, mas preferiu ver a situação de outra maneira.

- Hoje, lido muito bem com isso. Vejo que foi importante para galgar meu lugar na Holanda, no Feyenoord. Não era meu país, nem minha cultura. Era o André Bahia que tinha que se adaptar aos costumes deles, não eles ao meu - contou.

André Bahia em ação pelo Samsunspor (Foto: Divulgação/ Site oficial)André Bahia em ação nos tempos de Feyenoord (Foto: Divulgação/ Site oficial)

O fato de não ter tido tempo de se tornar um jogador de renome, em território nacional, fez André entender que sua volta ao Brasil seria uma espécie de recomeço, muito diferente de outros companheiros que vêm contratados a peso de ouro e com o status de estrelas.

- Vejo que as pessoas não se lembravam de quando saí. Coloquei na minha cabeça que tinha que voltar e trabalhar, pois nunca fui um jogador com status de estrela. Sei da minha qualidade, do que posso fazer e até onde posso chegar, mas sempre tive que trabalhar na minha carreira e ter disciplina. Quando surgiu o Botafogo, eu sabia que seria dessa maneira. Se me oferecessem um contrato de dois ou três anos, eu assinaria, mas foi o que o clube colocou para mim e fui atrás dessa batalha - revelou o zagueiro.

E a batalha vai sendo vencida. Nos planos do técnico Oswaldo de Oliveira para a sequência da temporada, o jogador e a diretoria já conversam sobre uma renovação de seu vínculo, que termina no próximo dia 30 de maio, Com uma cláusula contratual de prorrogação automática, resta saber por quanto tempo o termo será estendido.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/andre-bahia-supera-vaidade-e-fica-perto-de-ter-contrato-renovado.html

Nenhum comentário: