domingo, 14 de abril de 2013

Jovem de 21 anos derrota o 'Homem-Ambulância' e fatura título do TUF 17


Kelvin Gastelum aplica estratégia inteligente, surpreende Uriah Hall e se torna o vencedor mais jovem da história do reality show do UFC

Por SporTV.com Las Vegas, EUA


O ''Homem-Ambulância'' foi parado. E o responsável foi o jovem de 21 anos Kelvin Gastelum, que se tornou o mais jovem vencedor do The Ultimate Fighter, faturando a 17ª edição do reality show do UFC. Neste sábado, em Las Vegas, ele mostrou uma estratégia inteligente, utilizando bem sua força no wrestling (luta olímpica) e na trocação, parando o peso-médio Uriah Hall, que ganhou destaque no programa ao mandar quatro oponentes para o hospital, sendo três nocauteados. A vitória de Kelvin foi na decisão dividida dos jurados (29-28, 28-29 e 29-28).

- Não tenho palavras (para descrever a emoção). Eu sabia que ele é um grande striker, mas eu estava confiante nos meus golpes, treinei bem no meu camp, e agradeço a Deus por me abençoar - disse Kelvin, chorando dentro do octógono após o anúncio do resultado.

MMA - UFC - Kelvin Gastelum acerta Uriah Hall (Foto: Getty Images)Kelvin Gastelum conseguiu parar o temido ''Homem-Ambulância'' na final (Foto: Getty Images)

Os dois finalistas fizeram parte do time do treinador Chael Sonnen no programa. O falastrão americano enfrenta o campeão dos meio-pesados Jon Jones, o outro técnico do reality, no dia 27 de abril, na luta principal do UFC 159.

Os oponentes se estudaram no início do combate, mas coube ao jovem Kelvin Gastelum tomar a iniciativa no primeiro assalto. Empurrado na grade, Uriah Hall se esquivou bem dos socos e travou o braço de Gastelum. Conhecido como o ''Homem-Ambulância'', ele passou a tentar chutes altos, mas parou na guarda do rival. ''À la Anderson Silva'', Hall baixou a guarda e se esquivou dos diretos e cruzados. Com excelente wrestling, Gastelum derrubou Hall no single leg e disparou socos na lateral da cabeça. Hall tentava tirar as costas do chão, mas não conseguia se livrar da posição. Novamente de pé, Uriah Hall puxou Kelvin Gastelum no double leg para o chão. Com rapidez, o jovem de 21 anos conseguiu levantar.

Uriah Hall voltou mais ligado no segundo assalto e tentou acertar, sem sucesso, chutes altos no rival. Focado e seguindo seu jogo, Gastelum derrubou de novo o compatriota, entrando com cotoveladas fortes. Hall então girou no solo e inverteu a posição. Gastelum conseguiu ficar de pé de novo, mas levou uma joelhada forte na linha de cintura. A luta voltou para o clinch da grade, mas Uriah Hall voltou a derrubar e caiu, trabalhando na meia-guarda, mas sem aplicar golpes potentes. Kelvin ficou de pé novamente, mas Hall conseguiu uma derrubada novamente.

MMA - UFC - Kelvin Gastelum vence Uriah Hall  (Foto: Getty Images)Kelvin Gastelum é coroado vencedor do The Ultimate Fighter 17 (Foto: Getty Images)

No terceiro e último round, Gastelum mostrou ainda mais personalidade e carregou Uriah Hall para o chão. No entanto, o americano não aceitou a queda e se levantou rapidamente e, na sequência, levou Kelvin para o chão, disparando mais socos no rival. Hall voltou a tentar o chute alto, mas Gastelum se esquivava bem e conectava os melhores socos. No minuto final, o jovem voltou a derrubar o ''Homem-Ambulância'', e disparou golpes por cima em Uriah Hall, que tentava travar o oponente, em vão.

Urijah Faber finaliza Scott Jorgensen pelos pesos-galos

 Pela luta principal do TUF 17 finale, Urijah Faber venceu Scott Jorgensen com superioridade. Dominando todos os rounds do duelo, o peso-galo finalizou o compatriota aos 3m16s do quarto round. Jorgensen iniciou o combate acertando um chute baixo e Faber respondeu com uma sequência de jabs. Mais rápido, Urijah encurtou a distância e derrubou o oponente, pegando as costas do rival. Exposto, Scott Jorgensen se levantou e se livrou da posição.

Na trocação de pé, Faber também era melhor, acertando diretos e jabs contundentes. O ''California Kid'' voltou a derrubar, pegando as costas do rival e golpeando a lateral da cabeça. Jorgensen até conseguiu levantar, mas Faber logo o derrubou e chegou a ficar perto de encaixar uma guilhotina.  No segundo assalto, Urijah Faber continuou superior na trocação. Jorgensen chegou a derrubá-lo mas o ''California Kid'' se levantou em seguida. Os dois pesos-galos trocaram golpes, sem muita contundência no centro do octógono. Novamente na luta de chão, Faber voltou a aplicar golpes por cima. Na sequência, eles foram para o clinch na grade, mas sem muita ação.

MMA - UFC - Urijah Faber acerta Scott Jorgensen (Foto: Getty Images)Faber levou a melhor sobre Scott Jorgensen no TUF 17 Finale (Foto: Getty Images)

No terceiro round, Scott Jorgensen chegou a acertar alguns golpes na trocação, mas nada que assustasse Faber, que levava vantagem também na luta em pé. A dois minutos do fim do combate, Faber tentou pegar as pernas do rival e acabou surpreendido por um chute forte de Jorgensen. Com o ritmo da luta mais lento por conta do cansaço, os dois voltaram para a trocação sem muita força. Nos últimos segundos do assalto, Urijah Faber ainda conseguiu catar as pernas e jogar mais uma vez Jorgensen no chão.

No quarto round,  Faber continuou combinando bons socos, desequilibrando Jorgensen, que conseguiu se manter de pé. No entanto, levando novamente a luta para o chão, Urijah Faber mostrou boa técnica, pegou as costas de Jorgensen e conseguiu aplicar um mata-leão ajustado, sem chance para Scott Jorgense, que bateu.

Bubba McDaniel vence Gilbert Smith por finalização


 Em duelo entre dois integrantes do time de Jon Jones no The Ultimate Fighter 17, o americano Bubba McDaniel foi superior e venceu seu ex-companheiro de time e compatriota Gilbert Smith por finalização aos 2m49s do terceiro round.

Smith começou o duelo acertando um chute baixo, enquanto Bubba disparou uma sequência de golpes, com bons socos e cotoveladas. Smith então optou por derrubar o rival, mas não fez muito no solo. Bubba McDaniel então conseguiu fazer a raspagem e ficar na meia-guarda, onde acertou uma cotovelada no rosto de seu oponente. Gilbert Smith apenas se agarrava no rival. Bubba se levantou, mas seu adversário o puxou no dougle leg. McDaniel chegou a tentar encaixar uma guilhotina, mas não conseguiu finalizar. Gilbert Smith se livrou e caiu por baixo, enquanto Bubba, na meia-guarda, atacou com cotoveladas na cabeça.

No segundo assalto, Bubba se defendeu bem da pegada de double leg de Smith, que tentava levar a luta para baixo. Tomando mais a iniciativa, McDaniel acertou uma boa joelhada, enquanto Smith respondeu com um uppercut. Smith chegou a tentar sem sucesso, uma guilhotina. Bubba se livrou bem da posição desconfortável e disparou cotoveladas, castigando o rival. No terceiro e último round, Bubba acertou um jab direto e Smith respondeu com um gancho de direita e um chute no corpo. Em desvantagem, Smith tentava derrubar mas acabou ficando de costas no chão. Bubba então disparou mais golpes, magoando o oponente. Smith conseguiu raspar, mas acabou caindo em um triângulo bem encaixado e, sem conseguir se livrar, acabou batendo.

Confira todos os resultados do TUF 17 Finale:

CARD PRINCIPAL


Urijah Faber venceu Scott Jorgensen com finalização

Kevin Gastelum venceu Uriah Hall na decisão dividida dos jurados
Cat Zingano venceu Miesha Tate com nocaute
Travis Browne venceu Gabriel Napão por nocaute técnico
Bubba McDaniel venceu Gilbert Smith por finalização


CARD PRELIMINAR

Josh Samman venceu Kevin Casey por nocaute técnico
Luke Barnatt venceu Collin Hart na decisão dos jurados
Dylan Andrews venceu Jimmy Quinlan por nocaute técnico
Clint Hester venceu Bristol Marunde por nocaute técnico
Cole Miller venceu Bart Palaszewski por finalização
Maximo Blanco venceu Sam Sicilia na decisão dos jurados
Daniel Pineda finalizou Justin Lawrence com rapidez

Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA

banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

saiba mais

   FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2013/04/gastelum-vence-o-homem-ambulancia-e-vence-o-tuf-17.html

Nenhum comentário: