Espanhol da Ferrari pula de terceiro para primeiro no início da prova; Kimi cruza linha de chegada em segundo, e Vettel quase tira pódio de Hamilton
Sempre que tem a palavra, Fernando Alonso esbanja tanta confiança, que é apontado por muitos como prepotente, arrogante. Durante a semana, foi irônico ao dizer que “não dormia direito e perdia os cabelos” com a boa fase do companheiro de Ferrari, Felipe Massa. No sábado, após obter o terceiro lugar no grid de largada em Xangai, garantiu: não se preocupava com o pole Lewis Hamilton, tampouco com Sebastian Vettel, que largava em nono. Discurso firme, correspondido na pista. O espanhol, definitivamente, se garante. Neste domingo, com uma atuação impecável, ele provou que ninguém seria capaz de tirar sua vitória, muito menos seu sossego. Ultrapassou Kimi Raikkonen na largada, tomou a ponta de Hamilton três voltas depois e, com um ritmo forte aliado a uma estratégia cirúrgica, não teve problemas para vencer o GP da China, alcançando seu primeiro triunfo na temporada. Veja os melhores momentos da corrida no vídeo.
Fernando Alonso recebe a bandeira quadriculada e vence GP da China (Foto: Reuters)
Alonso e Hamilton se divertem no pódio,enquanto Kimi dá um gole no champanhe (Foto: Getty Images
Logo atrás de Button e Massa, apareceu Daniel Ricciardo, grande revelação da corrida. O jovem australiano de 23 anos levou o limitado carro da STR ao sétimo lugar, seu melhor resultado da carreira. Uma bela atuação que chega em boa hora. Ele é um dos fortes candidatos à vaga do compatriota Mark Webber na RBR, que tem futuro indefinido após o mal-estar gerado pela polêmica com Vettel no GP da Malásia. E a maré do veterano segue ruim. Punido na classificação, largou dos boxes. Quando protagonizava uma bela recuperação, se chocou com a STR de Jean-Eric Vergne, danificando o carro. Na sequência, perdeu a roda traseira direita e deixou a prova.
Os pilotos voltam à pista já na próxima semana para o GP do Bahrein, quarta etapa da temporada. A TV Globo transmite ao vivo o treino classificatório no sábado às 8h (horário de Brasília) e a corrida, no domingo, às 9h. O SporTV exibe os treinos livres a partir de sexta-feira, 4h.
Dupla da Ferrari largam bem
Devido ao intenso desgaste dos pneus deste ano, a estratégia na escolha dos compostos e nas paradas nos boxes ganhou enorme importância. Dos dez primeiros do grid, os sete da frente começaram com macios, enquanto Button, Vettel e Hulkenberg partiram com os médios. Na largada, Hamilton manteve a ponta. Alonso e Massa começaram bem. Aproveitaram a patinada de Raikkonen para tomarem a posição do finlandês, que partia em segundo. Button e Vettel não conseguiram ganhar posições e se mantiveram em oitavo e nono, respectivamente. No meio do pelotão, os pilotos da Force India, Paul di Resta e Adrian Sutil, chegaram a se tocar. Partindo dos boxes, Webber decidiu fazer o primeiro pit stop logo no fim da volta de abertura. A estratégia era se livrar de uma vez dos pneus macios, já que todos os pilotos são obrigados a usar os dois tipos de compostos na prova.
Alonso assume a ponta
Na quarta volta, Alonso acionou a asa móvel na reta principal e tomou a liderança de Hamilton. Massa aproveitou e foi no embalo: jogou por dentro e também ganhou a posição do inglês.
O primeiro acidente ficou por conta de Esteban Gutiérrez. O mexicano da Sauber errou a freada na curva 14, atingiu Sutil, e deixou a corrida. Ao parar nos boxes para tentar fazer reparos, a Force India do alemão teve um princípio de incêndio, e ele também abandonou a prova.
Alonso e Massa fazem ultrapassagem dupla sobre Hamilton no início da prova (Foto: Getty Images)
De pneus novos, o espanhol da Ferrari ultrapassou Di Resta e Pérez – que não haviam parado - e pulou para quarto lugar. Com os pit stops de Hulkenberg e Vettel, o espanhol subiu para segundo. O alemão da Sauber teve problemas nos boxes e perdeu a posição para o compatriota da RBR. O novo líder passou a ser Button. Ele e seu companheiro de McLaren, Pérez, eram os únicos que ainda não haviam parado, apostando em uma estratégia de apenas dois pit stops.
Martírio de Webber
Webber, que havia largado em último, “entrou” na prova com a estratégia do pit stop na primeira volta. Entretanto, jogou tudo por água abaixo ao se precipitar em uma tentativa de ultrapassagem em Jean-Eric Vergne, da satélite STR. O australiano danificou sua RBR e seguia lentamente para os boxes quando sua roda traseira direita se soltou do carro. Momentos depois, outro incidente: Raikkonen levou uma fechada de Pérez, e quase viu suas chances de pódio irem embora ao ter o bico da Lotus danificado. Irritado com a manobra do mexicano, reclamou com a equipe pelo rádio: “Que diabos ele está fazendo?”.
Pneu traseiro direito da RBR de Mark Webber se solta em plena corrida (Foto: Agência Reuters)
Com uma tática diferente de pit stops, o alemão da RBR fez a segunda parada nos boxes logo depois e voltou em oitavo. A partir daí, iniciou uma escalada: passou Di Resta, Massa, Hulkenberg e Button, subindo para quarto. Alonso liderava, seguido por Hamilton e Raikkonen.
Na rodada final de pit stops, o finlandês da Lotus ganhou a posição do britânico da Mercedes. Vettel apareceu novamente na liderança, mas ainda precisava visitar os boxes mais uma vez. A vitória estava nas mãos de Alonso. A 14 voltas do fim, antes mesmo de o alemão fazer sua última troca de pneus, o espanhol da Ferrari fez a ultrapassagem no fim da reta e voltou a ficar em primeiro. Daí em diante, seguiu com tranquilidade para receber a bandeira quadriculada. Raikkonen cruzou a linha de chegada dez segundos depois. Vettel, que voltou em quarto, ainda teve tempo de tirar a diferença para Hamilton e dar um sufoco no inglês nas curvas finais. Mas o britânico segurou a posição e garantiu o lugar no pódio. Enquanto isso, Button levou a melhor no duelo com Massa e terminou em quinto.
Após atuação impecável, espanhol comemora vitória em Xangai (Foto: Agência AFP)
1- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1h36m26s945
2- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 10s100
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s300
4- Sebastian Vettel (ALE/RBR) - a 12s500
5- Jenson Button (ING/McLaren) - a 35s200
6- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 40s800
7- Daniel Ricciardo (AUS/STR) - a 42s600
8- Paul di Resta (ESC/Force India) - a 51s000
9- Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 53s400
10- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 56s500
11- Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 1m03s800
12- Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 1m12s600
13- Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1m33s800
14- Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1m35s400
15- Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta
16- Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
17- Max Chilton (ING/Marussia) - a 1 volta
18- Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 2 voltaS
Não completaram:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - na 22ª volta
Mark Webber (AUS/RBR) - na 16ª volta
Adrian Sutil (ALE/Force India) - na 6ª volta
Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - na 5ª volta
Volta mais rápida: Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 1m36s808
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