quarta-feira, 17 de abril de 2013

Em alta, Botafogo estreia na Copa do Brasil contra o debutante Sobradinho


Bem no Campeonato Carioca, equipe alvinegra tenta iniciar a competição com o pé direito e fazer uma campanha melhor do que nos últimos anos

Por GLOBOESPORTE.COM Gama, DF

Campeão da Taça Guanabara e forte na disputa da Taça Rio, o Botafogo vive um grande momento. São oito vitórias seguidas nos últimos jogos. Nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no estádio Bezerrão, a equipe enfrenta o Sobradinho na estreia na Copa do Brasil 2013. O Alvinegro espera começar com o pé direito e fazer uma campanha melhor do que nas últimas edições. Em 2009 e 2010, o time caiu na segunda rodada, e em 2011 e 2012, foi eliminado nas oitavas de final.

O Sobradinho faz sua primeira participação na competição. Após um começo de temporada irregular no Campeonato Brasiliense, o time, aos poucos, começou a entrar nos eixos com o novo treinador, João Carlos Cavalo. Ele substituiu o tetracampeão Branco, que deixou o clube após duas derrotas nas duas primeiras rodadas da competição. Semifinalista do primeiro turno (eliminado pelo campeão Brasília), o Leão da Serra cresceu dentro da competição e já está classificado com uma rodada de antecipação para as semifinais do segundo turno. O time vem de três vitórias nos últimos quatro jogos e chega em um bom momento para o duelo com o Botafogo.

A equipe do Distrito Federal tem em seu elenco dois jogadores bastante conhecidos da torcida do Bota: o volante Túlio e o lateral/meia Zé Carlos, que jogaram em General Severiano recentemente. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTV transmite ao vivo.

header as escalações 2Sobradinho: depois de vencer o Luziânia por 2 a 1 no último jogo - curiosamente com gols dos ex-botafoguenses Zé Carlos e Túlio - , o técnico João Carlos Cavalo deve manter a base da equipe, que deve entrar em campo com: Donizeti; Patrick, Cauê, Alysson e Zé Carlos; Ramon, Túlio, Mário Lúcio e Fagner; Etinho e Laécio.
Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira tem uma dúvida para definir a equipe do Bota para esta quarta-feira, já que Gabriel, com um problema na coxa esquerda, está vetado. Jadson é uma das opções, assim como Lucas Zen, mas o comandante alvinegro pode recuar Fellype Gabriel e escalar Vitinho no meio de campo. Na lateral direita, Edilson entra na vaga de Lucas, que está suspenso. A equipe deve jogar com: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Jadson (Lucas Zen), Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Sobradinho: a equipe não poderá contar com o experiente zagueiro Fabão, ex-São Paulo e Flamengo, que, com um problema na coxa, foi vetado pelo departamento médico.
Botafogo: além de, Gabriel, com um problema na coxa, a equipe não conta com Renato, com dores na região abdominal, e Andrezinho, que se recupera de uma lesão no púbis. Lucas, suspenso por causa da expulsão na última partida do Bota na competição, em 2012, também é desfalque.

header fique de olho 2

Sobradinho: o capitão é velho conhecido do torcedor botafoguense. O volante Túlio, que jogou por cinco temporadas pelo Alvinegro, é a principal referência do Leão da Serra. Outro destaque do Sobradinho é o atacante Laécio, artilheiro da atual edição do Campeonato Brasiliense com nove gols.
Botafogo: depois de dois gols e uma grande exibição contra o Nova Iguaçu, Lodeiro é uma das esperanças do Bota. O uruguaio, artilheiro do time no Carioca com sete gols, tem mostrado um bom entrosamento com outro estrangeiro, o craque holandês Seedorf.

header o que eles disseram

João Carlos Cavalo, técnico do Sobradinho: "Sabemos que vamos enfrentar uma equipe qualificada e que vem em um ótimo momento. Mas estou confiante de que podemos surpreender. Temos jogadores experientes, acostumados com esse tipo de competição, e a própria Copa do Brasil é uma motivação a mais para o grupo".
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: 'Infelizmente não podemos pensar nisso (eliminar). Temos que estar concentrados e buscar a vitória. Eliminar o segundo jogo tem sido uma coisa cada vez mais distante na Copa do Brasil. Se tiver que vir o segundo jogo, que venha'.

header números e curiosidades
* O Botafogo teve três derrotas em estreias na Copa do Brasil. Em 1996, o Alvinegro perdeu por 1 a 0 para o Cori-Sabbá, em 2010, perdeu para o São Raimundo por 1 a 0, e, em 2011, 1 a 0 para o River Plate-SE.

* O Sobradinho Esporte Clube foi fundado no dia 1º de janeiro de 1975, e disputa sua primeira Copa do Brasil após o terceiro lugar no Campeonato Metropolitano do ano passado. A equipe tem o apelido de Leão da Serra, e conquistou por duas vezes o título do Campeonato Brasiliense, em 1985 e 1986.
* Esta é a 20ª vez que o Botafogo disputa a Copa do Brasil. A melhor participação do Alvinegro foi na edição de 1999, quando chegou na decisão com o Juventude mas acabou ficando sem o título.
* O retrospecto do Botafogo como visitante na Copa do Brasil é: 54 jogos, 20 vitórias, 17 empates e 17 derrotas. Fora de casa, o Bota marcou 74 gols e sofreu 66.

header último confronto v2Na única vez que Botafogo e Sobradinho se enfrentaram, em 1996, pelo Torneio Cidade de Brasília, houve um empate em 1 a 1 no estádio Augustinho Lima, no Distrito Federal. O gol alvinegro foi marcado pelo atacante Bentinho, e Oliveira igualou o placar. O curioso é que o atacante Túlio Maravilha atuou um tempo em cada equipe naquela ocasião. O Bota, do técnico Ricardo Barreto, entrou em campo com: Alex Guimarães, Wilson Goiano, Alemão, Jefferson e André Silva; Souza, Otacílio, Marcelo Alves (Julinho) e Bentinho; Mauricinho e Túlio (Marcos
Aurélio).

O time do Sobradinho, do técnico Dé, foi escalado com: Arílson, Alexandre (Sílio), Fabiano, Alessandro e Edílson; Arcelino, Oliveira (Júnior Goiano), Dedé (Pardal) (Túlio) e Dejair; Dimba e Antônio Júnior.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2013/04/em-alta-botafogo-estreia-na-copa-do-brasil-contra-o-debutante-sobradinho.html

Nenhum comentário: