sexta-feira, 8 de março de 2013

No 'pancadão' de Lucão, Rio vence e sai na frente nas quartas de final


Com pontos decisivos do central, equipe carioca vence São Bernardo por 3 sets a 0 e faz 1 a 0 na série dos playoffs da Superliga masculina

Por Leo Velasco Rio de Janeiro


No Ginásio do Maracanãzinho, cada jogador do Rio de Janeiro tem uma vinheta própria. A música de Lucão diz que ele é o "pancadão da Superliga". Na noite desta sexta-feira, o meio de rede mostrou mais uma vez o motivo de ser considerado por muitos o melhor jogador do campeonato. Com pontos importantes, o central foi decisivo para a equipe carioca largar na frente nas quartas de final com uma vitória sobre o São Bernardo por 3 sets a 0 (25/20, 28/26 e 25/21).

- Ele está jogando muito bem. É um cara que é uma segurança para nossa equipe. Está numa forma física muito boa. Vem sendo destaque não só no ataque, como no bloqueio e no saque. Então, a gente tem que se apoiar em jogadores que estão fazendo a diferença em certos momentos. Nos momentos mais complicados ele tem que ser nosso desafogo. Ele é a grande bola de segurança do nosso time - disse Bruninho sobre Lucão, maior pontuador do jogo ao lado de Renan, com 16 pontos cada.

As equipes voltam a se enfrentar na terça-feira, às 18h30m, no Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo. O SporTV transmite o confronto. Se houver necessidade da terceira partida, ela será disputada na próxima sexta, no Rio de Janeiro.

Mesmo sem encher o Maracanãzinho, a torcida carioca mostrou bastante animação nesta sexta. Pressionando muito o saque do São Bernardo, os torcedores comemoravam cada erro do adversário como se eles tivessem feito o ponto. Riad tinha "torcida organizada", com três meninas usando camisas declarando amor ao central. Quando sacava, Bruninho era um dos mais festejados pelas meninas. Tudo acompanhado das muitas vinhetas da equipe.

O jogo
O Rio de Janeiro começou o jogo com tudo. Depois de três pontos seguidos de bloqueio, Dante fez 6/1 em um ace. O São Bernardo até tentava voltar ao jogo, mas a equipe carioca conseguiu segurar a reação do adversário, e, em um bloqueio de Lucão, fechou o set por 25/20.

Volei Superliga, Bruninho levanta para Lucão, Rio de Janeiro x São Bernardo (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto)Bruninho e Lucão tiveram boa atuação na partida (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto)

O time da casa mais uma vez largou bem no segundo set e deu a impressão de que teria vida fácil depois que Théo marcou dois pontos seguidos para fazer 17/9. Até que Renan decidiu aparecer. Ele marcou 11 pontos na parcial, e o São Bernardo deixou o duelo empatado e muito complicado para o time da casa. No banco de reservas, o experiente Joel sofria, gritava, gesticulava e até corria acompanhando saques dos companheiros.
Mas o Rio de Janeiro tinha Lucão. Com o set em 26/26, ele chamou a responsabilidade. Primeiro, pediu a bola para atacar com força. Depois, ao lado de Dante, conseguiu mais um bloqueio para fazer 28/26.

O São Bernardo estava definitivamente disposto a complicar as coisas para o Rio de Janeiro, e, pela primeira vez na partida, ficou na frente no placar (9/8), com dois aces de Isac. Theo, Lucão e Riad começaram a aparecer para a equipe mandante, que retomou o controle da partida e abriu cinco  pontos (20/15). Apesar do esforço paulista, os cariocas conseguiram se manter na frente para fazer 25/21 e fechar o jogo por 3 sets a 0. Lucão, mais uma vez, apareceu na hora H, com um bloqueio e um grande saque nos dois últimos pontos.

Nenhum comentário: