sexta-feira, 8 de março de 2013

Musa do vôlei, Jaqueline alia vaidade e talento em quadra: 'Atrai público'


No Dia Internacional da Mulher, ponteira se prepara para mais uma semifinal de Superliga e fala de seu cuidado com a beleza: 'Eu acho que é essencial'

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Jaqueline em ensaio vôlei (Foto: Divulgação)Jaqueline em ensaio para um de seus b ooks:vaidade em quadra (Foto: Divulgação)

O despertador toca duas horas antes do que a escala exigia. Jaqueline afasta a preguiça, levanta apressada e inicia seu ritual diário em frente a uma gaveta recheada de artigos para maquiagens e acessórios. Diante do espelho, uma das musas do vôlei nacional deixa ainda mais exposto seu lado vaidoso e não se importa em admitir uma ponta de narcisismo. Pelo contrário. Conhecida pelo cuidado com a beleza mesmo nos jogos, a ponteira do Osasco tem estimulado suas companheiras a seguir o mesmo caminho. No Dia Internacional da Mulher, véspera da estreia da equipe nas semifinais da Superliga, contra o Campinas, a jogadora mostra ser possível aliar vaidade com talento dentro de quadra. A TV Globo transmite o confronto a partir das 10h deste sábado, no ginásio José Liberatti, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.
Jaqueline foi uma das primeiras jogadoras da atual geração do vôlei feminino a aparecer em fotos sensuais. Antes mesmo de estampar capas de revistas de beleza e de moda, a ponteira assumiu seu lado modelo em cliques para “books” pessoais. Gostou do resultado e ganhou ainda mais confiança para cuidar do visual. Sem deixar de lado, porém, a dedicação integral ao esporte.

- Eu acho que a minha vaidade só ajuda. É uma coisa normal, um instinto normal da mulher, que eu acho que é essencial para o dia a dia, para você se sentir bem, se sentir bonita. Para algumas, pode atrapalhar. Mas, para mim, não. Para mim, ajuda muito. Acho que, de uns três anos para cá, as mulheres estão muito mais vaidosas. Eu sempre fui assim, desde novinha. É um respeito para a própria equipe. Imagina uma quadra apenas com jogadoras lindas e maravilhosas. Isso atrai público, todos vão querer ver – disse a jogadora, casada com Murilo, ponteiro do Sesi-SP.

Antes, Jaqueline via as companheiras com receio de assumirem a vaidade dentro do esporte. Quando passou a fazer ensaios, ouvia as outras jogadoras negarem a possibilidade de seguirem o mesmo caminho. Isso, no entanto, ficou para trás. Até com certo orgulho, Jaqueline admite ter ajudado a mudar essa mentalidade.

Jaqueline maquiagem vôlei (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Jaqueline com kit de maquiagem que usa antes dos jogos (João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)

- Até um ano, dois anos atrás, só eu tirava fotos, as outras não gostavam. Hoje em dia, elas mesmas estão fazendo. Acho que isso é natural, normal. Tem de fazer mesmo, eu apoio. Eu dei um certo incentivo quanto a isso. Antigamente, ninguém fazia muito. Agora, algumas estão até entrando em agências de modelo. Tem de fazer mesmo, mudar um pouco o ritmo diário, que é só de treinamento. Eu acho que fazer alguma coisa fora do vôlei é até melhor, ajuda na rotina. Isso me ajuda muito - disse Jaqueline, que foi seguida por ensaios de Sheilla, Mari Paraíba e Thaisa, por exemplo.

Jaqueline afirma que o cuidado precisa ser diário. Caso contrário, ela brinca, o arrependimento pode vir mais tarde.

- Acho que, se não se cuidar, se acaba muito rápido. Tem de se cuidar mesmo, ser vaidosa, usar os cremes. Enquanto a gente puder se ajudar para quando for ficar mais velha, é importantíssimo. Porque eu sei que depois vai cair tudo (risos). Mas eu vou fazer um monte de coisa também, para ficar bonita. Vale a pena. Eu dou essa dica porque comigo funciona - disse a jogadora, que sempre anda com um kit de maquiagem na bolsa.

Jaqueline em ensaio vôlei (Foto: Divulgação)Jaqueline incentivou outras jogadoras a fazerem ensaios fora das quadras (Foto: Divulgação)

Além da beleza, Jaqueline também é conhecida pela garra dentro de quadra. Aos 29 anos, já superou sérias lesões, como uma fratura cervical durante os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e até uma gravidez interrompida. Mas, mesmo nos momentos mais complicados, diz não ter deixado de se cuidar.

- Sabia que as dificuldades iriam aparecer, não sabia que seriam dessa proporção que eu passei, mas acho que isso me ajudou muito. Hoje sou uma outra mulher, diferente, que gosta de si própria. Não ligava tanto para isso, mas hoje sou diferente quanto a tudo que eu já passei.  Nunca abaixei minha cabeça para nada. Hoje, eu sou campeã olímpica e não é à toa. Jamais vou deixar minha vaidade de lado. Quando eu ficar grávida e for para o hospital, vou falar: “Mãe, faz minha maquiagem”. Não vou ficar feia para nada. Quando estiver grávida, vou querer ficar linda e maravilhosa – brincou a musa.

E, em um jogo especial como o de sábado, Jaqueline afirma que o cuidado deve ser ainda maior. Com a transmissão do confronto em rede nacional, a musa diz que até mesmo as companheiras se preocupam mais com a aparência.

- Lógico, vou passar na Globo, tenho de aparecer linda (risos). É brincadeira, viu? Mas sempre tenho um cuidado especial. Tenho de ficar mais bonita. Essa é a hora que as meninas me pedem ajuda para maquiar um pouco mais. A (Camila) Brait sempre me pede para maquiar um pouco mais. Para aparecer bonita na TV, né? Lógico. Nós somos mulheres, queremos estar sempre bem. Isso é normal, ajuda a esquecer um pouco a tensão pré-jogo.

Admirada pelos torcedores, Jaqueline virou sinônimo de beleza também para as companheiras. Ela dá dicas, ajuda com a maquiagem e até incentiva as outras jogadoras a serem mais vaidosas. E, como tem facilidade para cuidar da beleza, pensa até mesmo em investir no ramo quando deixar as quadras.

- Sim, pedem muitos conselhos. E eu sempre dou. Eu gosto disso. O quanto eu puder ajudar, vou ajudar. Vou abrir meu salão, várias filiais mundo a fora (risos). Já falei com o Murilo, ele diz que eu sonho muito alto, mas é por isso que eu estou onde estou.

Jaqueline comemoração Osasco (Foto: Fabio Rubinato/AGF/Divulgação)Com brincos, tiara e cordão, Jaque comemora: garra, talento e beleza (Fabio Rubinato/AGF/Divulgação)

FONTE:

Nenhum comentário: