terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Vitória amarga: Lucas dá assistência, mas PSG perde Ibra contra o Valencia


Brasileiro carimba trave e dá nova assistência em triunfo por 2 a 1 diante dos espanhóis no Mestalla. Expulso nos acréscimos, sueco vira desfalque

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha


O cenário parecia dos mais tranquilos. O Paris Saint-Germain vencia o Valencia por dois gols de diferença em pleno Estádio Mestalla na abertura das oitavas de final da Liga dos Campeões e ainda contava com mais uma boa atuação de Lucas em seu processo de adaptação à Europa. Mas, em instantes, o líder do Campeonato Francês ganhou preocupações para a volta: os espanhóis diminuíram e ainda ganharam ânimo com a expulsão do sueco Zlatan Ibrahimovic, já nos acréscimos. No fim, um 2 a 1 que deverá deixar um clima de mistério até o dia 6 de março, no Parque dos Príncipes.
Lucas atuou por pouco mais de um tempo (foi substituído por estar com muitas dores no tornozelo esquerdo), mas acabou entre os mais prestigiados depois de acertar um chute na trave e dar linda assistência para o gol do argentino Javier Pastore - o seu quarto passe para gol em sete jogos. O meio-campista, por sinal, foi outro grande nome da noite ao também dar o passe para o compatriota Ezequiel Lavezzi marcar. Tudo sob olhares de David Beckham, último reforço do clube francês, presente nas tribunas ao lado do dirigente Leonardo.

Nesta quarta-feira, Real Madrid e Manchester United se enfrentam no Santiago Bernabéu no primeiro jogo entre as duas equipes pelas oitavas. O GLOBOESPORTE.COM transmite o duelo ao vivo a partir das 17h (de Brasília) com narração de Alex Escobar. A bola rola às 17h45m.

valencia x paris saint-germain mosaico (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
A vantagem, que antes parecia selar o destino de ambos, agora deixa o duelo em aberto. Primeiro colocado no Grupo A, o time treinado pelo italiano Carlo Ancelotti só não avançará às quartas de final se perder a partir de 2 a 0 ou por um gol de diferença de 3 a 2 em diante. A repetição do resultado a favor dos espanhóis leva o confronto para a prorrogação.
Apenas um susto para Lucas

lavezzi paris saint-germain x valencia (Foto: AFP)Lavezzi tenta levar o PSG à frente (Foto: AFP)

Lucas saltou para uma dividida com pouco mais de um minuto. Perdeu o equilíbrio na queda e torceu o pé. A lesão foi o suficiente para receber um atendimento médico, mas àquela altura o brasileiro precisaria que um trator passasse por cima de seu corpo para ser substituído. Era não apenas a sua estreia na Liga dos Campeões, e sim também um confronto de mata-mata fora de casa.

Susto passado, o atacante tornou-se uma das principais peças do PSG. Puxando contra-ataques com a velocidade que lhe é peculiar, o brasileiro deu bastante trabalho principalmente ao mexicano Guardado, atuando improvisado na lateral esquerda. Foi assim aos oito minutos, quando o camisa 29 cortou para o meio e soltou a bomba. A trave direita de Guaita evitou o seu primeiro gol na nova casa.

Das tribunas, Beckham vê PSG abrir boa vantagem
Era apenas questão de tempo. Logo aos dez, o PSG abriu o placar pelo mesmo setor. Desta vez sem a participação de Lucas, que viu Lavezzi tabelar com Pastore - o meia devolver de letra para o compatriota - até concluir com força, para a felicidade do dirigente Leonardo e do meia David Beckham nas tribunas. Ainda longe das condições físicas ideais, o astro inglês chegou nesta quarta à cidade para acompanhar um jogo de seu time pela primeira vez.

beckham paris saint germain x valencia (Foto: AFP)Beckham acompanha confronto nas tribunas ao lado de Leonardo (direita) (Foto: AFP)

O Valencia pouco mostrou para os seus torcedores na etapa inicial. Com Banega adiantado, a equipe de Ernesto Valverde carecia de um grande talento na criação e só ameaçou de fato aos 22, quando Guardado aproveitou rebote e chutou por cima. Era quase nada.

Lucas voltaria a aprontar das suas na sequência. Aos 27, em jogada individual desde o campo defensivo, obrigou Guaita a fazer defesa em dois tempos. Dez minutos depois foi a vez de Lavezzi concluir da entrada da área. Novamente o espanhol caiu bem. Só não houve jeito aos 43: próximo à linha de fundo, Lucas deu lindo drible em Guardado e tocou para Pastore ampliar: 2 a 0.

Valencia diminui no fim; PSG perde Ibra

Sirigu jonas paris saint germain x valencia (Foto: AFP)Jonas observa Sirigu fazer defesa (Foto: AFP)

Obviamente insatisfeito com o rendimento dos espanhóis, Valverde mexeu duas vezes na volta do intervalo. Pôs o meia armador que faltava (Canales) e um atacante de mais presença na área que também soubesse jogar longe dela (Valdez). Do outro lado, Carlo Ancelotti pressentiu o perigo e resolveu recuar seu time ao sacar Lucas para a entrada de Chantôme.

O que parecia óbvio aconteceu: os donos da casa foram para cima e deixaram aos visitantes basicamente o contra-ataque. Aos 16, numa dessas oportunidades, Ibrahimovic chutou cruzado, Guaita espalmou e Lavezzi, quase sem tempo para pensar, jogou o rebote para fora. O argentino voltaria a desperdiçar uma grande chance aos 18, ao tentar tocar por cobertura frente a frente com o goleiro adversário. Ibrahimovic por pouco também não fez o terceiro aos 20 e 26 - este último após lindo passe de calcanhar de Chantôme.

O Valencia também teve motivos para lamentar. Como aos 30, quando Valdez recebeu lançamento de Tino Costa e chutou para fora. Na base do empurra, os mandantes conseguiram diminuir já no finzinho. Aos 45, o próprio Tino Costa cobrou falta da direita e o zagueiro Rami apareceu de surpresa para completar.

Sirigu, que não havia feito nenhuma grande intervenção até então, ainda viu Ibrahimovic perder a cabeça no minuto seguinte e ser expulso ao entrar de sola em Guardado - o sueco já é desfalque certo para a volta. O cenário que parecia estar definido mudou em instantes. Caberá ao Valencia tentar surpreender no Parque dos Príncipes.

valencia 1 x 2 paris saint-germain
Guaita, João Pereira, Ricardo Costa, Rami e Guardado; Parejo e Tino Costa; Feghouli (Viera), Banega (Canales) e Jonas (Valdez); Soldado. Sirigu, Jallet, Alex, Sakho e Maxwell; Matuidi e Verratti; Lucas (Chantôme), Pastore (Armand) e Lavezzi (Ménez); Ibrahimovic.
Técnico: Ernesto Valverde.
Técnico: Carlo Ancelotti.
Gols: Lavezzi, aos 10, e Pastore, aos 43 minutos do primeiro tempo; Rami, aos 45 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: João Pereira (Valencia). Verratti (PSG). Cartão vermelho: Ibrahimovic (PSG).
Estádio: Mestalla (Valência, Espanha). Data: 12/02/2013. Árbitro: Paolo Tagliavento (Itália).

Nenhum comentário: