terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Preocupado com altitude, Timão vai usar cilindros de oxigênio na Bolívia


Clube providencia material para auxiliar jogadores em duelo contra o San José, em Oruro. Delegação só vai para a cidade quatro horas antes do jogo

Por Diego Ribeiro Cochabamba, Bolívia

Placa de Boas-vindas ao Corinthians em hotel de Cochabamba (Foto: Diego Ribeiro)Hotel em Cochabamba faz saudação aos atletas do Corinthians Foto: Diego Ribeiro)

O Corinthians se cercou de garantias para evitar ao máximo os efeitos da altitude no jogo desta quarta-feira contra o San José, da Bolívia, em Oruro – cidade localizada a pouco mais de 3.700m acima do nível do mar. Para a estreia na Taça Libertadores, o Timão providenciou uma série de cilindros de oxigênio que poderão ajudar os jogadores a recuperar o fôlego durante o confronto. Quanto maior é a altitude, maior fica a dificuldade para “puxar” o ar e respirar.

– É importante sempre ter essa reserva. Quem sentir mais os efeitos, pode utilizar o cilindro. Dois minutos de inalação são suficientes para o atleta se recuperar – afirmou o preparador físico Fábio Mahseredjian.
De acordo com o preparador, cada organismo sente de uma forma diferente os efeitos da altitude. Alguns podem ter dor de cabeça, e até náuseas em casos mais extremos. Outros sequer sentem que estão em um local mais alto do que o de costume.

O Corinthians vai ficar concentrado em Cochabamba, cidade localizada a cerca de 2.550m acima do nível do mar – altitude considerada intermediária. A subida para Oruro só vai ocorrer quatro horas antes do jogo, marcado para as 22h (horário de Brasília, e 21h no horário local).
– O corpo demora cerca de seis, sete horas para sentir os efeitos. Por isso optamos por subir num horário bem próximo ao do jogo. Tudo para minimizar qualquer problema – explicou Fábio Mahseredjian.

A delegação do Timão conta com 22 atletas nesta primeira viagem da Taça Libertadores. O Corinthians vai em voo fretado para Oruro, e volta em voo do mesmo tipo para Cochabamba. O retorno para São Paulo também será em fretado, na quinta-feira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/preocupado-com-altitude-timao-vai-usar-cilindros-de-oxigenio-na-bolivia.html

Nenhum comentário: