terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Palmilhas especiais auxiliam atletas do Botafogo na prevenção de lesões


Desenvolvidos a partir de um software importado, objetos ajudam também os atletas na recuperação de alguns problemas físicos

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Os jogadores do Botafogo têm à disposição mais uma arma na tentativa de prevenir lesões e fazer com que os jogadores possam render bem dentro de campo. Alguns atletas, como o lateral-direito Lucas, o meia Jeferson e o atacante Henrique, utilizam palmilhas especiais nas chuteiras.

Palmilha - base (Foto: Divulgação)Base da palmilha que é feita para o pé de cada atleta (Foto: Divulgação)

As palmilhas, feitas com um material importado, são produzidas a partir de informações obtidas de um software francês que o Bota possui. Alex Evangelista, fisioterapeuta do clube, disse que os sistemas informatizados facilitam muito na hora de fazer uma avaliação precisa das necessidades dos jogadores. Além de Evangelista, integram a equipe os fisioterapeutas Flávio Meireles e Fábio Azevedo.

Palmilha - software (Foto: Divulgação)Imagem do software que avalia o pé de
cada jogador (Foto: Divulgação)

- Ele mede e posição e vê os problemas do pé. Mostra os pontos de pressão e nos dá as informações onde existe o esforço exagerado, aí a palmilha corrige. A cada dia os atletas precisam mais de sistemas informatizados para avaliação. Não podemos errar. Cada dia a avaliação é mais precisa. Jogador não pode ficar parado no departamento médico - disse Alex Evangelista.

No início do ano, Lucas teve um problema de dores na canela que retardou sua estreia. Ele contou que depois do uso das palmilhas é que as dores começaram a diminuir e ele pôde entrar em campo.

- Eu estava sentindo muitas dores na canela e depois que passei a usar a palmilha elas realmente acabaram. A palmilha é confortável, não atrapalha em nada. É bom quando o existe uma estrutura capaz de detectar e solucionar este tipo de problema.

A lista dos jogadores que utilizam a palmilha vai aumentar. O coordenador médico Gustavo Magliocca tem feito desde a pré-temporada com os atletas para avaliar as necessidades de cada um. A partir dos resultados os objetos serão confeccionados.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/palmilhas-especiais-auxiliam-atletas-do-botafogo-na-prevencao-de-lesoes.html

Nenhum comentário: