terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Com clima favorável, mesmo em BH, Osasco passa fácil pelo Minas: 3 a 0


Paulistas vão decidir quem termina primeira fase na ponta na última rodada, em clássico contra o Rio de Janeiro. Para as mineiras resta garantir sétimo lugar

O local do jogo foi a Arena JK, em Belo Horizonte, mas mais parecia uma extensão do ginásio José Liberatti, em Osasco, graças à grande presença de torcedores do time visitante na casa do rival. E o apoio foi válido, já que o Osasco, dono da segunda melhor campanha da Superliga Feminina, atrás apenas do Rio de Janeiro, bateu o sétimo colocado por 3 a 0, parciais de 25/20, 25/19 e 25 a 19 em pouco mais de uma hora e treze minutos de bola em jogo. O nome da partida acabou sendo o da levantadora Fabíola, que com um grande leque de opções distribuiu bem o jogo e não deu muitas chances ao bloqueio rival. Vale destacar também a atuação de Thaisa, muito eficiente no saque e nas bolas de meio.

Volei Feminino -  Jogadoras do Osasco comemoram (Foto: Léo Simonini)Osasco passa pelo Minas e decide com o Rio, em casa, que termina fase em primeiro (Foto: Léo Simonini)

O resultado confirmou pelo menos o segundo lugar do Osasco na tabela de classificação, independentemente da última rodada, com 42 pontos. Já o Minas permaneceu com 19, em sétimo e terá que abrir o olho para segurar a posição ao fim desta fase. Na última rodada da fase classificatória, os dois times jogam na sexta-feira, às 21h (de Brasília). O Minas encara o Campinas, fora de casa, enquanto o Osasco recebe o Rio de Janeiro, no grande clássico do vôlei feminino nacional. Se vencer, ultrapassa o rival e vai para os playoffs como melhor time da fase de classificação.

Visitante indigesto
Mesmo em casa, o Minas tinha menor torcida que o estelar Osasco. As donas da casa até que fizeram o primeiro ponto do jogo, mas este foi o único momento que o time ficou na frente, já que as comandadas de Luizomar de Moura tomaram conta do set, apesar de terem levado alguns sustos. Na primeira parcial, por exemplo, a vantagem era de quatro pontos, mas o Minas chegou a encostar em 9 a 8.

Mas com opções como Sheilla, Fê Garay, Jaqueline, Adenizia e Thaisa, muito eficiente quando acionada, a levantadora Fabíola distribuía o jogo confundindo o bloqueio rival. Sheilla e Jaqueline até chegaram a ser paradas, mas nada que tirasse o controle do jogo do Osasco. Na reta final do set, Larissa entrou para sacar, contou com dois erros da líbero Tássia, e as visitantes abriram 23 a 17. A partir daí foi só administrar e fechar em 25 a 20, após erro no saque de Carla.

Agora sem sustos
As meninas do Minas pareceram sentir a derrota no set inicial. No segundo, o Osasco, já senhor do jogo, passou a errar menos, e consequentemente, a dar menos chances ao adversário. A maior qualidade técnica do time vice-líder da competição, diante do sétimo, ficou evidente após o Minas perder três contra-ataques que acabaram com uma bola no chão de Fernanda Garay, para abrir 13 a 7. Garay mandou mais uma pancada no chão e obrigou Jarbas Soares a parar o jogo.

A bronca surtiu efeito momentâneo, já que Thaisinha fez um ponto, seguido por outro de Carla. Mas os erros voltaram a acontecer, além do alto bloqueio de Thaisa e Adenizia funcionar permitindo a maior vantagem do jogo, em 18 a 9. Lia, uma das principais jogadoras do Minas ao longo da Superliga até tentou dar vida ao time, com dois ataques poderosos da linha dos três, mas como a vantagem já era grande não deu para buscar. Em pouco mais de 25 minutos, Fê Garay, mesmo desequilibrada, conseguiu explorar o bloqueio e fechar em 25 a 19.

Favoritismo confirmado
O Minas não podia mais errar, mas logo no início do set dois erros de recepção em saques de Thaisa complicaram a vida das comandas de Jarbas Soares. O Osasco chegou a abrir 4 a 2, mas um lance reacendeu o torcedor mineiro e também a equipe. Após contra-ataque, a líbero Tássia conseguiu um passe de cabeça. O ponto acabou do adversário, mas a jogada inusitada serviu para animar, já que a primeira parcial passou a ser disputada ponto a ponto e terminou 8 a 6 para as visitantes.

Volei Feminino -  Minas x Osasco (Foto: Léo Simonini)Sheilla bate a bola decisiva na partida disputada em Belo Horizonte (Foto: Léo Simonini)

Sem querer entregar a rapadura, como se diz na gíria, o Minas continuava a se esforçar para manter o jogo parelho e conseguiu até igualar em 11 a 11. Mas a qualidade técnica superior do Osasco era nítida, e enquanto a equipe mineira fazia um esforço muito grande para se manter viva, a adversária, repleta de jogadoras da Seleção Brasileira, jogava mais solta e passava à frente sempre que ameaçada. O segundo tempo técnico foi conseguido após ponto de Sheilla, 16 a 13.

A partir daí, o Osasco manteve o alto nível, principalmente com Thaisa, em grande noite. O time abriu 24 a 18 e teve que esperar somente mais um ponto para fechar em 25 a 19 em ataque de Sheilla.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2013/02/com-clima-favoravel-mesmo-em-bh-osasco-passa-facil-pelo-minas-3-0.html

Nenhum comentário: