Em uma das provas mais emocionantes do ano, Alonso chega em segundo em Abu Dhabi e diminui diferença na luta pelo título. Felipe Massa é sétimo
O vice-líder Alonso mostrou a raça costumeira. Com uma Ferrari limitada, batalhou durante toda a corrida e chegou em segundo, diminuindo a diferença para o alemão da RBR na classificação de 13 para dez pontos. Um pódio com três campeões mundiais, digno de uma prova que entra para a história da categoria máxima do automobilismo mundial.
Dia movimentado também para os brasileiros, que terminaram na zona de pontuação. Felipe Massa chegou em sexto com sua Ferrari, mas teve a corrida prejudicada ao rodar pouco depois de levar um toque de Mark Webber, da RBR. Já para Bruno Senna, a prova foi ainda mais agitada. Foi acertado por Nico Hulkenberg na largada e caiu para último. Assim como Vettel, precisou escalar o pelotão e conseguiu um belo oitavo lugar.
Pódio de campeões consagra um emocionante GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 (Foto: AFP)
Kimi herdou a primeira posição de Lewis Hamilton. O britânico, que seguirá para a Mercedes no ano que vem, largou na pole e rumava para uma sólida e tranquila vitória. Mas viu o sonho de triunfar em sua antepenúltima prova na McLaren ir embora ao abandonar a prova na 21ª volta, com problemas mecânicos.
Com a terceira colocação, Vettel alcança os 255 pontos, enquanto Alonso chega aos 245. Restam dois rounds na luta para ver quem será consagrado tricampeão mundial: o GP dos Estados Unidos, no dia 18 de novembro, e o GP do Brasil, que fecha a temporada uma semana depois. Confira a classificação completa do Mundial de Pilotos.
Nada decidido também no Mundial de Construtores. A perspectiva era que a RBR encerrasse a disputa entre as equipes neste domingo. Mas a 14 voltas do fim, Mark Webber abandonou a prova após se envolver um acidente com Sergio Pérez (Sauber), Romain Grosjean (Lotus) e Paul di Resta (Force India), adiando a decisão. O time austríaco tem 422 pontos, 82 a mais que a Ferrari e a tendência é que assegure o título na próxima etapa. Veja a
As atenções na largada estavam voltadas não só para as primeiras posições, mas para os boxes, de onde largava Vettel. No pelotão da frente, Hamilton manteve a ponta, enquanto Webber largou muito mal e foi superado por Raikkonen e Maldonado. Após partir em sexto, Alonso superou Button e partiu para o ataque ao australiano da RBR. Era muito importante se livrar rapidamente do companheiro de equipe de seu rival na briga pelo título. E a ultrapassagem veio logo na primeira volta, na curva 11. Massa ganhou a posição de Nico Rosberg e assumiu o sétimo lugar.
Enquanto isso, no pelotão intermediário, Bruno foi acertado por Nico Hulkenberg. Após o alemão da Force India se enroscar com seu companheiro Paul di Resta e Kamui Kobayashi (Sauber), acabou sobrando para o brasileiro, que caiu para as últimas posições. Hulk deixou a prova. Chamado de “maluco da primeira volta”, Romain Grosjean provou do próprio veneno. Foi tocado por Rosberg e teve um pneu furado.
Tanta confusão foi melhor para Vettel. Partindo do pit lane, o alemão fechou a volta de abertura em 20º, à frente de Hulkenberg, Di Resta, Grosjean e De la Rosa. Mas não passou ileso. Tocou na Williams de Bruno ao tentar ganhar mais uma posição e danificou a asa dianteira de sua RBR. Apesar do problema, a equipe decidiu manter o piloto na pista.
E Vettel continuou sua escalada. Superou Bruno na terceira volta, Narain Karthikeyan, Charles Pic, Timo Glock e Vitaly Petrov nas passagens seguintes, para chegar a 15º. O brasileiro da Williams também aproveitava o caminho aberto pelo alemão e subia na classificação.
Na nona volta, um acidente impressionante. A HRT de Karthikeyan teve problemas e ficou ainda mais lenta do que o normal. Rosberg não percebeu e, literalmene, atropelou o carro do indiano. O alemão levantou voo com sua Mercedes e atingiu com força a barreira de proteção. Safety car na pista.
Com isso, Vettel subiu para a 11ª posição. A entrada do carro de segurança juntou o grid novamente. Melhor para o alemão. Ele aproveitou o safety car para ir para os boxes e trocar a asa dianteira danificada e voltou para o fim do pelotão, em 21º. Antes do safety car sair, o alemão levou mais um susto: foi fechado por Ricciardo enquanto os pilotos aqueciam os pneus e para não atingir a STR, atropelou uma placa do lado da pista.
Na relargada, na 15ª volta, Hamilton voltou a manter a liderança com tranquilidade, seguido por Raikkonen e Maldonado. Já Alonso precisou segurar a pressão de Webber. Button, Massa, Pérez, Kobayashi e Schumi completaram os dez primeiros.
Buscando recuperar, mais uma vez, o terreno perdido, Vettel buscou uma ultrapassagem dupla: superar Grosjean enquanto este passava Pic. O piloto da Marussia ficou para trás, enquanto o da Lotus fez jogo duro. Insistente, Vettel até usou uma parte de fora da pista para superar o francês. Grosjean reclamou da manobra do alemão no rádio e a RBR, por precaução, pediu para o piloto devolver a posição. Porém, três curvas depois, Vettel recuperou a colocação.
E como se não bastasse todas as emoções da prova, mais uma surpresa. O passeio de Hamilton na ponta foi interrompido por um problema mecânico na McLaren na 21ª volta. O inglês abandonou a corrida e o finlandês Raikkonen herdou a primeira posição. Melhor para Alonso, que naquele momento, em terceiro, assumia a liderança do campeonato. E o espanhol foi mais além: ultrapassou Maldonado e assumiu o segundo lugar.
Com a queda do rendimento da Williams, o venezuelano recebeu pressão também de Webber. O australiano tentou uma difícil manobra por fora. Teve a porta fechada, foi tocado e rodou, caindo para sétimo. Logo depois, Maldonado perdeu a terceira colocação para Button. Já Felipe chegou a ficar em quinto, mas perdeu lugar para Pérez e foi para sexto.
Na 24ª volta, Vettel entrou na zona de pontuação, ao passar Ricciardo e assumir o 10º lugar. Duas passagens depois, Kobayashi abriu a rodada de pit stops.
Não satisfeito em se precipitar ao tentar dar o bote em Maldonado, Webber tentou manobra muito semelhante sobre Massa e saiu da pista. Quando voltou, lançou o carro para cima do brasileiro, que se assustou e rodou. Após o incidente, Massa resolveu antecipar a parada nos boxes, voltando em 15º.
Vettel passou Schumacher e, com alguns pilotos indo para os boxes, subiu para sétimo. Na 29ª volta, Alonso foi para os boxes e voltou em sétimo. Vettel, a essa altura, era o quinto colocado, logo atrás do parceiro Webber. A expectativa era se a RBR faria o tão contestado jogo de equipe. Após pedir para o australiano não forçar caso fosse atacado pelo alemão, a escuderia mandou o piloto para os boxes, acabando com as preocupações.
Líder da prova, Raikkonen parou nos boxes duas passagens depois e manteve a primeira posição. E o segundo, quem era? Sebastian Vettel, que herdou também as posições Button e Maldonado, que foram para os pits.
Aí a dúvida passou a ser a seguinte: a 20 voltas do fim da prova, Vettel, que havia parado durante a entrada do safety car, faria mais um pit stop? Era preciso administrar o desgaste dos pneus macios. Bruno Senna adiou ao máximo a ida aos boxes e chegou a aparecer em quinto. Após a parada, voltou em 13º, logo atrás do compatriota Felipe Massa.
Com pneus mais desgastados, Vettel começou a ver a aproximação de seu rival Alonso. Ciente da queda de rendimento, a RBR chamou o alemão para o segundo pit stop na 38ª volta. Após um pequeno problema na troca do pneu traseiro direito, o alemão retornou à pista com compostos macios em quarto, a 24s do líder Raikkonen e atrás também de Alonso e Button.
E foi então que um novo safety car juntou outra vez o pelotão, ajudando novamente Vettel. Foi em razão de uma batida envolvendo Pérez, Grosjean e Webber. O mexicano duelava com Di Resta, quando saiu da pista e retornou tocando na Lotus do francês. Com o abandono do australiano, a RBR perdeu a chance de conquistar o Mundial de Construtores de forma antecipada.
As posições se mantiveram na nova largada. Mas a monotonia acabou rapidamente. Vettel partiu para cima de Button em busca do terceiro lugar, enquanto Alonso caçava Raikkonen na briga pela vitória. Após um lindo duelo, o alemão da RBR arriscou tudo, passou o britânico e arranjou um lugar no pódio, algo difícil de imaginar antes da corrida. Raikkonen administrou a vantagem sobre Alonso e garantiu sua primeira vitória no retorno a Fórmula 1.
Confira o resultado final do GP de Abu Dhabi:
1 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1h45m58s667
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 0s852
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 4s163
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 7s787
5 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 13s007
6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 20s076
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 22s896
8 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 23s542
9 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 24s160
10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 27s400
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 28s000
12 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 34s900
13 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 47s700
14 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 56s400
15 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 56s700
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1m04s500
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1m11s500
Não completaram:
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - na volta 42
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - na volta 38
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - na volta 38
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - na volta 20
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - na volta 8
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - na volta 8
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - na volta 1
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/11/vettel-sai-de-ultimo-para-o-podio-e-se-mantem-lider-em-dia-de-vitoria-de-kimi.html
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