domingo, 4 de novembro de 2012

‘Muito animado’, Federer mira viagem ao Brasil: ‘Vou me divertir bastante’


Suíço diz esperar ‘vibe incrível’ nos jogos de exibição em São Paulo, mas dá a entender que não quer o ATP Finals disputado no Rio: 'Em Londres está bom'

Por Cahê Mota Direto de Londres

Faltando pouco mais de um mês para desembarcar no Brasil pela primeira vez, Roger Federer já tem uma missão bem definida para os dois jogos de exibição que fará em São Paulo: se divertir. Em Londres para a disputa do ATP Finals, que reúne os melhores tenistas da temporada, o suíço sorriu ao ser questionado sobre a expectativa de passar pelo país entre os dias 6 e 8 de dezembro, quando enfrentará Thomaz Bellucci e Jo-Wilfried Tsonga, no Ibirapuera. Após rodar o mundo, ele festeja a oportunidade de receber carimbos inéditos no passaporte.


Roger Federer ATP Finals Londres (Foto: AFP)O suíço Roger Federer durante a entrevista coletiva deste domingo em Londres (Foto: AFP)

- Estou muito animado. Nunca estive no Brasil, nem na Argentina, nem na Colômbia... São lugares em que estarei até o fim da temporada e será tudo muito novo para mim. É o tipo de coisa que não acontece todos os dias. São países empolgantes. Já estive em 40 ou 50 países na minha vida e é por isso que eu amo minha profissão, amo jogar tênis. Conhecer novos lugares, novas pessoas, atmosferas diferentes... Espero uma vibe incrível e tenho certeza de que vou me divertir bastante. Espero proporcionar um bom show para quem for me ver jogar - afirmou Federer neste domingo.
Além de Federer e Tsonga, também estarão no evento paulista Maria Sharapova, Caroline Wozniacki, Serena Williams, Victoria Azarenka, David Ferrer e os irmãos Bob e Mike Bryan. Antes de sair de férias e poder "se divertir" na América do Sul, porém, o suíço defenderá seu título no ATP Finals a partir de terça-feira. Seis vezes campeão da competição, ele estreia contra o sérvio Janko Tipsarevic, que substitui o lesionado Rafael Nadal.


Aqui em Londres, o torneio atende a todas as nossas necessidades. É um sucesso entre jogadores, torcedores e imprensa, que está em peso. Tudo funciona bem, além da cidade ter outros inúmeros aspectos que não vou me aprofundar. É uma questão da ATP, mas se continuar aqui será bom. Se optarem por mudar, é importante ter certeza de que irá para um bom lugar, que faça sentido para o tênis, para os negócios, o calendário..."
Roger Federer

Com a posição de número 1 do ranking mundial perdida para Novak Djokovic, Federer se manteve firme diante de perguntas sobre a importância do torneio em solo londrino na definição do melhor da temporada. Educado, elogiou Djoko e previu uma disputa equilibrada na competição que "encerra a temporada em grande estilo".

- O real número 1 sabemos que será o Novak. Não ha discussão sobre isso. O ranking define bem como você jogou por um determinado período e pode mudar já em dois meses, com o Australian Open. Estar aqui é um bônus para os jogadores top se enfrentarem e terminarem a temporada em grande estilo. São dois grupos difíceis para todos.

Em sua quarta edição na North Greenwich Arena, em Londres, o ATP Finals tem sido pleiteado por autoridades do Rio de Janeiro, que gostariam de receber o evento a partir de 2014. Federer, por sua vez, acredita que uma mudança deve ser muito bem pensada para que não afete o já apertado calendário atual, que teve o Masters 1000 de Paris encerrado neste domingo, véspera da abertura do Finals.

- Aqui, o torneio atende a todas as nossas necessidades. É um sucesso entre jogadores, torcedores e imprensa, que está em peso. Tudo funciona bem, além da cidade ter outros inúmeros aspectos que não vou me aprofundar. É uma questão da ATP, mas se continuar aqui será bom. Se optarem por mudar, é importante ter certeza de que irá para um bom lugar, que faça sentido para o tênis, para os negócios, o calendário... Tenho certeza que a ATP tomara a decisão certa.

Seguro nas palavras, Federer encarou um tema polêmico e em evidência após o banimento do ex-ciclista Lance Armstrong do esporte: o controle antidoping. Assim como Andy Murray já tinha dito na véspera, o tenista se mostrou incomodado com o baixo número de exames em sua modalidade e pediu mudanças para evitar dúvidas sobre a honestidade do esporte.

- Estou sendo menos testado do que há sete, oito anos, e não sei qual o motivo, as razões. Deveríamos ter mais exames, sobretudo de sangue. Não temos testes o bastante durante o ano. Devemos aumentar. É um item chave para mostrar que o esporte é limpo. Temos uma boa história neste sentido e é importante deixar claro que continuaremos assim - afirmou Federer, revelando ter realizado dez exames antidoping neste ano.

Confira a programação dos jogos no evento em São Paulo:
6 de dezembro19h30m - Bob/Mike Bryan x Bruno Soares/Marcelo Melo
Não antes de 21h30m - Roger Federer x Thomaz Bellucci


7 de dezembro19h30m - Maria Sharapova x Caroline Wozniacki
Não antes das 21h30m - Thomaz Bellucci x Jo-Wilfried Tsonga


8 de dezembro19h - Serena Williams x Victoria Azarenka
Não antes das 21h - Roger Federer x Jo-Wilfried Tsonga


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/11/muito-animado-federer-mira-viagem-ao-brasil-vou-me-divertir-bastante.html

Nenhum comentário: