domingo, 4 de novembro de 2012

Ferrer espanta a zebra, vence em Paris e leva seu primeiro título de Masters


Espanhol derruba Janowicz em dois sets e comemora triunfo na França

Por SporTV.com Paris

Aos 30 anos, David Ferrer carregava nasa costas um rótulo elogioso, mas incômodo: o melhor tenista do mundo que jamais ganhou um torneio Masters 1.000. A partir de agora, será preciso encontrar outra frase para definir o espanhol que ocupa o quinto lugar no ranking mundial. Diante da sensação polonesa Jerzy Janowicz, Ferrer se impôs na final em Paris. Não quis saber de dar espaço para a zebra, venceu por 2 a 0 (6/4, 6/3) e finalmente levantou o troféu que lhe faltava. Na verdade ainda lhe falta um Grand Slam, mas isso é outra história. Por hoje, o espanhol só quer saber de festa, como ficou claro ao se jogar no chão, emocionado, após o último ponto.

Antes da vitória deste domingo, Ferrer acumulava três bolas na trave em Masters. Perdeu as finais de 2010 em Roma, 2011 em Monte Carlo (ambas para o compatriota Rafael Nadal) e 2011 em Xangai, para Andy Murray. Desta vez, ele não tinha um medalhão pela frente, mas a zebra assustava. Janowicz saiu do quali em Paris e derrubou tenistas do calibre de Murray para chegar à decisão. Número 69 do mundo, não conseguiu se impor sobre o espanhol, que manteve a boa fase neste ano.


David Ferrer Masters 1.000 de Paris (Foto: Getty Images)Ferrer vibra muito após a vitória sobre Janowicz na final deste domingo, em Paris (Foto: Getty Images)

Agora Ferrer tem 72 vitórias em torneios da ATP em 2012, a melhor marca entre todos os tenistas - Novak Djokovic é o segundo, com 70. Este é seu sétimo título no ano, superando os seis de Roger Federer, que não disputou a competição em Paris.

Durante os oito primeiros games do set inicial, equilíbrio total, com os dois tenistas confirmando seus serviços sem muitos percalços. A primeira chance de quebra foi de Janowicz, no nono game, mas Ferrer salvou o break point. Não só salvou como conseguiu uma quebra logo em seguida para fechar a parcial em 6/4.

No segundo set, o polonês parecia disposto a reagir. Quebrou o serviço o espanhol logo no terceiro game, mas a resposta foi imediata. Ferrer devolveu a quebra para empatar em 2/2 e conseguiu outra dois games depois. Dali em diante, bastou controlar o ritmo e a tensão do primeiro título de Masters. A consagração veio no nono game, e após o ponto final o espanhol desabou. Claramente emocionado, ficou caído na quadra, para depois levantar e vibrar muito com a torcida. Não é todo dia que acontece, principalmente para Ferrer, que agora tira o peso das costas e passa a mirar nos Grand Slams.


David Ferrer Masters 1.000 de Paris (Foto: Getty Images)Emocionado, o espanhol David Ferrer festeja o título no chão da quadra em Paris (Foto: Getty Images)

FONTE:

Nenhum comentário: