terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tande sugere troca de José Roberto Guimarães e Bernardinho para 2016


Campeão olímpico em 1992, apresentador da TV Globo acredita que mudança de técnicos beneficiaria as duas seleções de vôlei do Brasil

Por SporTV.com Rio de Janeiro

José Roberto Guimarães, Brasil x China (Foto: Divulgação / FIVB)José Roberto Guimarães poderia comandar o time
masculino, diz Tande (Foto: Divulgação / FIVB)

Para ultrapassar o ouro e a prata conquistados pelas duas seleções de vôlei em Londres nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, o apresentador da TV Globo Tande tem uma sugestão: trocar os técnicos Bernardinho e José Roberto Guimarães de lugar. O atual comandante do time masculino treinaria o feminino e vice-versa.

- O José Roberto Guimarães e o Bernardinho são os dois melhores técnicos do Brasil e do mundo. Mas a rotina, o dia a dia é muito desgastante. Talvez fosse bom trocar de posição. O Bernardinho voltar a treinar as meninas e o José Roberto, os rapazes. Mas não sei se o José Roberto vai aceitar deixar as meninas agora - disse Tande, durante o "Redação SporTV" na internet.

José Roberto Guimarães já treinou a seleção masculina, de 1992 a 1996, conquistando o ouro olímpico em Barcelona. Tande fazia parte daquela equipe. Bernardinho também já comandou o time feminino, onde conquistou o bronze nos Jogos de Atlanta e Sidney.

Sobre a derrota da equipe masculina na final olímpica, para a Rússia, no domingo, Tande elogiou os campeões, com destaque para o técnico Vladimir Alekno e o atacante Muserskiy, que fez 31 pontos na partida.

- Os russos foram demais, principalmente o técnico. Ele colocou o central como oposto. Aí começou a dar tudo certo. Foi ali que ficou complicado para a seleção. O Brasil estava bem. Foi a melhor atuação. O encanto do esporte é esse. Enquanto não terminar, não tem como adivinhar quem vai vencer. Ele poderia ter encontrado essa solução qualquer outro dia. Poderia ser em outra competição, mas foi justamente na final, contra o Brasil.

Bernardinho vôlei Basil x Tunísia (Foto: AFP)Bernardinho: para Tande, técnico poderia voltar ao time feminino (Foto: AFP)

- O Brasil não estava bem no início da campanha, estava inseguro. Você chegar favorito em Olimpíadas é complicadíssimo. Elas se reinventaram no jogo contra a Rússia. Aí sim, o campeão voltou, como era a música que cantavam dentro do ginásio. A pressão é muito grande. Em 1996, nós ficamos em quinto lugar.

Ao comentar a desistência de Fabiana Murer, na prova do salto com vara, o apresentador citou o exemplo do saltador Sergey Bubka. O russo, já aposentado, ainda detém o recorde mundial da modalidade, com 6,14m. Ao longo de sua carreira, ganhou um ouro, em Seul 1988, e quebrou os recordes 35 vezes. Mas, em Barcelona 1992, terminou sem medalhas.

- Eu não conheço o esporte dela, para saber o quanto o vento atrapalharia. Mas há dificuldades, sim. Às vezes, você erra uma bola que treina oito horas por dia durante 25 anos da sua vida. Em um certo momento, a pressão das Olimpíadas atrapalha. Sententa por cento está dentro da sua cabeça, é o psicológico. Os outros 30 são a preparação física. 

Tande Redação SporTV (Foto: Gabriel Benamor / SPORTV.COM)Tande foi o convidado de segunda-feira no 'Redação SporTV' (Foto: Gabriel Benamor / SPORTV.COM)

FONTE:

Nenhum comentário: