terça-feira, 19 de junho de 2012

Zé Roberto dá méritos aos EUA e se preocupa: 'Time está oscilando muito'

Técnico diz que equipe americana é a melhor do mundo no momento e pede mais regularidade à seleção: 'Se formos assim, vai ser sempre difícil vencer'

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

José Roberto Guimarães seleção vôlei (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)José Roberto Guimarães diz que seleção precisa
parar de oscilar (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)
 
Ao falar dos erros brasileiros, José Roberto Guimarães ressalta os acertos dos Estados Unidos. Nas palavras do técnico da seleção, as americanas, hoje, estão milhas à frente de qualquer outra equipe do mundo. O treinador, no entanto, pede calma. Apesar do curto espaço de tempo até os Jogos Olímpicos, afirma que o Brasil pode tirar lições da derrota para as rivais no Grand Prix e crescer até a estreia em Londres.

- Perder nunca é bom e normal. Mas se você perde e aprende... Perder só traz problema. Você tem de ser muito maduro para aprender com uma derrota e ver o que o time de lá tem de coisas importantes para tentar se aproximar. Hoje, os EUA são o time parâmetro para o mundo. É o melhor disparado. Se nós aprendermos com isso, não com a derrota, mas com elas, temos muito a evoluir.

Para Zé Roberto, o problema brasileiro está na instabilidade. Ao fazer um set como o primeiro na derrota para os EUA e não conseguir manter o ritmo, a seleção abre brechas para as rivais.

- O time está oscilando muito. Nessa fase para Pequim, não tínhamos tantos erros, dávamos poquíssimos erros para os outros times. Essa oscilação maior, esses altos e baixos são um problema. Demos muitos pontos para os EUA. Isso é mortal. Temos de usar isso como parâmetro. Se formos assim, vai ser sempre difícil vencer os EUA. Elas nao vão cair (de rendimento), podem ter certeza. É daí para mais, não tenham dúvida disso
.
A derrota complicou a vida brasileira no Grand Prix. Embora tenha cinco vitórias em seis jogos na competição, todas foram em 3 sets a 2 e deram apenas 11 pontos na classificação. Zé Roberto reconhece que uma eliminação antes da fase final não é impossível.

- Podemos (ficar fora da fase final), por que não? Tudo pode acontecer. Pegamos dois grupos difíceis e vencemos cinco jogos por 3 sets a 2. Os outros vão pegar concorrentes mais fracos e vao se classificar cinco ja. Podermos ter perdido uma partida aqui, ganhar os proximos três jogos e ficarmos fora mesmo assim. Tudo vai depender dos outros grupos.

A queda para os EUA foi a primeira do Brasil na competição. As rivais continuam invictas, com seis vitórias. Agora, a seleção, que ocupa o quinto lugar, com 11 pontos, viaja para Luohe, na China, para a terceira e última semana da fase classificatória. Lá, vai enfrentar Cuba, Porto Rico e as donas da casa. No Grand Prix, apenas cinco equipes se classificam para a fase final, além das chinesas, que vão sediar a etapa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/ze-roberto-da-meritos-aos-eua-e-se-preocupa-time-esta-oscilando-muito.html

Nenhum comentário: