terça-feira, 29 de maio de 2012

Serena deixa jogo escapar e cai pela primeira vez na estreia em um Slam

Americana cede virada à francesa Virginie Razzano em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Serena Williams entrou na quadra Philippe Chatrier nesta quarta-feira trazendo duas séries impressionantes. Além da invencibilidade no saibro em 2012, a americana jamais havia sido eliminada na primeira rodada de um Grand Slam. O inesperado, contudo, aconteceu. A dois pontos da vitória, Serena perdeu cinco pontos seguidos para a francesa Virginie Razzano (número 111 do mundo), perdeu o controle do jogo e cedeu a virada. Por 6/4, 6/7(5) e 6/3, a tenista da casa fez a festa da torcida e eliminou Serena pela primeira vez na rodada inicial de um Grand Slam.

Virginie Razzano tênis Roland Garros 1r (Foto: AFP)Virginie Razzano festeja na quadra Philippe Chatrier após o oitavo match point (Foto: AFP)
 
Principal favorita ao título do Grand Slam francês, a americana estava invicta no saibro em 2012. Campeã dos WTAs de Charleston e Madri, Serena já acumulava 17 triunfos consecutivos - todos na mesma superfície. Era a quinta maior série na carreira da ex-número 1 do mundo.

Tie-break muda rumo do jogo

Na partida desta terça-feira, Serena esteve atrás até o oitavo game do primeiro set. A francesa, que sacava em 4/3, não resistiu à pressão da americana, que começava a encontrar seu melhor tênis. Serena, então, conseguiu duas quebras de saque seguidas e fechou a parcial.

A segunda parcial foi mais equilibrada, sem quebras de saque até, com as duas atletas trocando pancadas do fundo de quadra e brigando pelo controle dos pontos. A decisão foi para o tie-break, e Serena se impôs rapidamente, com uma devolução vencedora no segundo ponto. A favorita abriu 5/2, mas dois pontos polêmicos mudaram o cenário do tie-break.

Serena Williams Roland Garros tênis estreia Eva Asderaki (Foto: Reuters)Serena Williams para o ponto, e vê a árbitra Eva Asderaki decidir a favor de Razzano (Foto: Reuters)
 
No primeiro, a americana interrompeu um ponto, acreditando que uma bola de Razzano havia quicado fora. A juíza de cadeira deu bola boa e ponto para a tenista da casa. Em seguida, uma bola da francesa foi marcada fora por um juiz de linha, mas a árbitra de cadeira corrigiu a marcação. Serena, que tinha o ponto dominado, perdeu a vantagem. O placar ficou em 5/5, e Razzano chegou ao set point graças a um erro não forçado da adversária. Na sequência, a francesa subiu a rede e viu Serena mandar a bola na rede. Game e segundo set, Razzano: 7/6(5).

Oito match points dão drama ao jogo
Quando a parcial decisiva começou, a americana jogava afobada, arriscando muito e errando demais. Razzano, firma nas trocas de bola, conseguiu uma quebra no segundo game e abriu 2/0. Ao acertar um smash no terceiro game, confirmou o serviço e fez 3/0. A tenista da casa jogava mais confiante a cada momento que passava, e Serena não se encontrava mais. A americana foi novamente quebrada no quarto game e o placar rapidamente mostrava 5/0 para Razzano.
A francesa, então, bobeou. Começou a sentir dores musculares, fez duplas faltas e cedeu uma quebra. Serena reagiu e diminuiu a diferença para 5/3. Com o saque, Razzano teve outra chance de sacar para fechar, mas o nono game foi dramático. As duas se alternavam entre break points e match points, e Serena lutou bravamente, escapando de sete match points. No oitavo, finalmente, uma esquerda da americana saiu e decidiu o jogo par,a festa da torcida.

Na segunda rodada, Razzano vai encarar a holandesa Arantxa Rus (88 do mundo), que avançou após a desistência de sua adversária, a americana Jamie Hampton (90). Rus liderava por 6/4 e 4/3 no momento do abandono.

 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/serena-deixa-jogo-escapar-e-cai-pela-primeira-vez-na-estreia-em-um-slam.htmlTE

Nenhum comentário: