terça-feira, 29 de maio de 2012

Alma do Barça, Xavi se torna peça fundamental para Espanha na Euro

Multicampeão, meia de 32 anos não perde ímpeto por conquistas e sonha levar a Fúria ao bicampeonato da competição europeia este ano

Por Leandro Canônico São Paulo

Xavi é um privilegiado. Aos 32 anos, o meia espanhol, nascido em Terrassa, tem o equivalente a um título por ano de idade. Todos pelo Barcelona, seu único time até agora. Somado a isso, o maestro do time catalão conquistou a Eurocopa (2008) e a Copa do Mundo (2010) pela seleção da Espanha. Currículo invejável.

Com uma carreira tão brilhante e vitoriosa, não seria nenhum pecado se Xavi não tivesse mais o mesmo ímpeto pelas conquistas. Mas ele está longe disso. Às vésperas de mais uma edição da Eurocopa, que começa no dia 8 de junho, na Polônia e na Ucrânia, o meia só “aceita” a Espanha na decisão.

- Estamos ansiosos para ganhar mais títulos e voltar a fazer história. Consideramos que temos uma grande geração de jogadores. Queremos ganhar a Euro ou, pelo menos, lutar até a final – disse Xavi, ao site oficial da Uefa.

Atual campeã do torneio, a Espanha está no Grupo C, com Croácia, Irlanda e Itália. A estreia da Fúria na competição está marcada para o dia 10 de junho, na Arena Gdansk, na Polônia, contra a Itália. No dia 14, no mesmo local, os espanhóis encaram a Irlanda. E encerram a primeira fase com a Croácia, de novo na Arena.

xavi sevilla x barcelona (Foto: AFP)O espanhol Xavi e o argentino Messi, os principais protagonistas do Barcelona (Foto: AFP)
 
Diretor da orquestra
É claro que a maioria das pessoas lembra primeiro de Messi quando o assunto é o Barcelona. Mas o argentino não está sozinho no papel de protagonista máximo do time catalão. Xavi, apesar de não ter a mesma badalação do argentino, é considerado pelos especialistas da Espanha como peça fundamental no esquema.

Joaquim Piera, correspondente do Sport no Brasil, vê em Xavi a alma do Barcelona. Mais até do que o “fora de série” Messi, um jogador diferente todos os esquemas.

Xavi Espanha (Foto: Getty Images)Xavi é referência também na seleção espanhola
(Foto: Getty Images)
 
- O Xavi, de fato, é o diretor da orquestra. É o jogador que melhor interpreta a filosofia do Barcelona. Além do Messi, que é um fora de série, o Xavi tem sido nesses últimos anos fundamental à equipe, assim como é para a seleção espanhola – disse o jornalista, que vive há nove anos em São Paulo.

Referência mundial
Segundo Piera, Xavi sofreu em seu começo como profissional do Barcelona, em 1998, por conta de comparações com Guardiola, que mais tarde se tornaria um vitorioso técnico no clube catalão. Mais do que isso, o jornalista afirma que o meia só se soltou no time após as saídas dos brasileiros Deco e Ronaldinho Gaúcho.

- Vi Xavi explodir como jogador depois que o Deco e o Ronaldinho Gaúcho deixaram o Barcelona. Antes disso, também sofreu com uma comparação com o Guardiola. Esteve até a ponto de deixar o time. Quando o Barça tinha o Deco e o Ronaldinho, faltava personalidade ao Xavi para chamar a responsabilidade .

Agora referência mundial na armação de jogadas, Xavi tem uma missão com a seleção espanhola, assim como o Barcelona, dependente do seu bom futebol.
- Como a coluna vertebral da seleção é o Barcelona, o Xavi é um jogador fundamental. O time vai depender muito dele e vai chegar mais longe dependendo do que ele render – finalizou Joaquim Piera.

Dividida em quatro grupos, a Eurocopa conta com Grécia, Polônia, República Tcheca e Rússia no Grupo A. Alemanha, Dinamarca, Holanda e Portugal no B. Croácia, Espanha, Irlanda e Itália no C. E França, Inglaterra, Suécia e Ucrânia no D.

Espanha (Foto: Reuters) 
Espanha comemora a conquista da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul (Foto: Reuters)
 

Nenhum comentário: