sexta-feira, 13 de abril de 2012

Duplas brasileiras fazem intercâmbio com gringas antes da etapa de Brasília

13/04/2012 08h00 - Atualizado em 13/04/2012 08h00

Duplas brasileiras fazem intercâmbio com gringas antes da etapa de Brasília

Praia de Ipanema fica cheia de estrangeiros treinando antes da abertura do Circuito Mundial. Country cota feminino no DF começa já neste domingo

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Praia de Ipanema, Posto 8, Talita e Maria Elisa batem bola com as australianas Nat Cook e Tamsin Hinchley. À beira da quadra, as japonesas Sayaka e Tanaka aguardam a vez. Dois quarteirões adiante, holandesas e polonesas também suam sob o sol do Rio de Janeiro. Quase na altura do posto 10, Maria Clara e Raquel duelam com alemãs, enquanto duas duplas austríacas trabalham a poucos metros dali. A dois dias do início do Circuito Mundial, jogadoras de diferentes nacionalidades se unem momentaneamente para aumentarem a intensidade dos treinamentos. Tudo para chegar no mais alto nível na disputa pelo título no Distrito Federal.

maria clara e raquel treinam com alemãs (Foto: Helena Rebello Coelho Gomes / Globoesporte.com)Maria Clara (biquini branco) e Raquel treinam com dupla alemã (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)


Maria Clara e Raquel, parceiras desde o início da temporada, já treinaram com times de Rússia, Itália, Alemanha e Áustria. Para elas, o contato com as gringas antes do início do Circuito dá mais bagagem para disputa.

- Nossa preocupação é estarmos bem treinadas. Tem equipes que se guardam, não deixam filmar e não gostam de treinar com os outros. Não vai ser em um treino que elas vão descobrir o que fazemos, mas é muito bom para irmos nos adaptando ao estilo de jogo. Aqui no Brasil não há muita troca entre os times femininos, e esses que estamos enfrentado são muito bons, alguns de nível olímpico. Fora que a Raquel não jogava o Circuito e precisa conhecê-las – disse Maria Clara, filha da ex-jogadora Isabel.


Talita e maria Elisa treinam com estrangeiras (Foto: Helena Rebello Coelho Gomes / Globoesporte.com)Comissão técnica dos dois times dividem o mesmo
espaço (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
 
Raquel, medalha de bronze no vôlei de quadra em Sydney-2000, já percebeu as diferenças no estilo de jogo em comparação ao que costuma enfrentar no Circuito Brasileiro. E vê com bons olhos o intercâmbio durante os treinos.

- Jogar com times bons exige mais de você e eleva o nível do treinamento. Os estrangeiros jogam mais com a força, enquanto os brasileiros são mais técnicos e deixam o jogo mais mexido, às vezes mais difícil de marcar. Com as estrangeiras a bola é mais alta, mais forte – explicou.

Adversárias desta quinta-feira, as alemãs Katrin Holtwick e Ilka Semmler estão no Brasil há uma semana e, desde então, já jogaram com atletas de quatro países diferentes. Sem nenhuma competição no início do ano, elas aproveitam os encontros com as rivais para acertarem o tempo de bola em situações de jogo.

- Com a proximidade do torneio, quisemos aumentar o ritmo para o mais próximo possível de um jogo de verdade. Já vínhamos treinando bastante os fundamentos sozinhas, mas é muito bom esse contato. Fora que a temperatura aqui é ótima, é bom para nos acostumarmos – disse Holtwick.


maria clara e raquel treinam com alemãs (Foto: Helena Rebello Coelho Gomes / Globoesporte.com)Maria Elisa e Talita (no ataque) treinam com Nat Cook (bloqueio) e Hinchley (Helena Rebello  / Globoesporte)
 
A etapa de Brasília do Circuito Mundial começa no domingo, dia 15, com o country cota, em que times de Brasil e Alemanha, que possuem mais inscritos do que vagas, disputam a chance de jogarem a chave principal. Esta começa no dia 17, terça-feira.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/04/duplas-brasileiras-fazem-intercambio-com-gringas-antes-da-etapa-de-brasilia.html

Nenhum comentário: