sexta-feira, 13 de abril de 2012

Em ritmo de funk, jogadores da praia inauguram quadra em comunidade

Emanuel, Alison, Harley, Evandro, Talita, Maria Elisa, Taiana e Vivian vão a evento na Vila Jurema, em Realengo, e batem bola com crianças

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Por 26 anos, um terreno baldio foi motivo de preocupação para os moradores da Vila Jurema, na favela do Batan, em Realengo. Quando chovia, a área ficava cheia de lama e se mostrava um potencial foco de doenças. Em uma semana, porém, os resultados de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Vôlei, a Globo Rio, o SporTV e o Globoesporte.com trouxeram o esporte para a comunidade. Nesta sexta-feira, com a presença de oito atletas que representarão o Brasil no Circuito Mundial, a primeira quadra de vôlei de praia da localidade foi inaugurada com música e muita festa.

vôlei de praia jogadores cantando com as crianças (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Mª Elisa, Alison, Taiana e Talita ouvem o rap em sua homenagem (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Mais de 100 crianças participaram do evento. Desde cedo, dois professores do Projeto Viva Vôlei, que leva o esporte a comunidades carentes, ensinaram alguns fundamentos aos pequenos esportistas. Quando os jogadores de elite chegaram, a festa ficou completa. Emanuel, Alison, Harley, Evandro, Talita, Maria Elisa, Taiana e Vivian foram abraçados pelos fãs e ficaram praticamente uma hora distribuindo autógrafos e tirando fotos. Antes de colocarem a mão na massa, ainda ouviram um funk composto em sua homenagem.

 vôlei de praia alison bate bola com criança (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com) Alison bate bola com as crianças
(Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
 
Uma das jogadoras citadas na letra da canção, Maria Elisa ficou surpresa com a recepção calorosa. Após pegar algumas crianças no colo e dançar com outras, elogiou a iniciativa.

- Não imaginava nunca que fariam uma música colocando o meu nome do meio. Foi legal demais. Eles estão no caminho certo. Ter uma quadra como essa é um privilégio em um local carente. É muito bacana ver o seu esporte chegar a uma comunidade. É bom para mostrar que, mesmo longe da praia, as crianças têm como aprender e usar isso para se desenvolverem – disse.

Emanuel foi um dos mais assediados. Muito atencioso, o campeão mundial explicou aos presentes como são dadas cortadas e manchetes e bateu bola com um pequeno grupo antes de participar de um jogo de brincadeira.

- É uma oportunidade única para eles conhecerem o esporte e verem que pode existir um caminho bom através dele. É muito gratificante participar disso, ver a alegria deles. Espero que a quadra seja bem conservada para que isso dure por muito mais tempo.


9286 –  (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Um dos mais assediados, Emanuel conversou com as crianças (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

A administração do espaço será feita pela Associação de Moradores local. Em um primeiro momento, um morador da comunidade formado em Educação Física dará aulas voluntárias no período da manhã. A expectativa é que, em breve, a Prefeitura implante um projeto permanente no local.

vôlei de praia jogo entre atletas e crianças Vila Jurema (Foto: Mariana Ares / Globo Rio)Atletas se dividiram em dois times para jogo de brincadeira na nova quadra (Foto: Mariana Ares / Globo Rio)
 
FONTE:

Nenhum comentário: