quinta-feira, 1 de março de 2012

Maracanã completa dois anos de reforma com 35% das obras prontas


Estádio iniciou trabalho em 1º de março de 2010. Castelão, em Fortaleza, segue como obra mais avançada para 2014: 59%. Beira-Rio corre risco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Dois anos passaram-se desde que a primeira máquina entrou no Maracanã. Por mais que a demolição e o fechamento só tenham acontecido entre agosto e setembro de 2010, o dia 1º de março daquele ano marcou o início do estudo no solo do gramado e, por sua vez, o ponto de partida da maior reforma já feita no estádio. Muito trabalho e 24 meses depois, as obras no palco da final da Copa do Mundo de 2014 atingiram 35% em fevereiro.

Por mais que a conclusão dos trabalhos ainda pareça distante, o governo estadual promete entregar o estádio daqui a menos de um ano, em fevereiro de 2013. O último mês foi de avanços. A instalação das arquibancadas, que começou no final de janeiro, segue a todo vapor e já dá uma nova forma à arena, possibilitando ter uma visão de como ficará o novo anel, mais achatado e próximo ao campo nas laterais. Além disso, as quatro rampas de acesso estão prestes a alcançar o terceiro pavimento do estádio, enquanto foi dado início à perfuração no topo dos 60 pilares para instalação de inserts que servirão de ancoragem para a estrutura da nova cobertura do Maracanã.

obras maracanã novas arquibancadas 29/02/2012 (Foto: Bia Alves / Agência Estado)O Maracanã na terça, dia 29/2: nova arquibancada inferior toma forma (Foto: Bia Alves / Agência Estado)

Se o palco da final da Copa do Mundo começa a tomar forma, o Beira-Rio preocupa o Comitê Organizador Local (COL) e a Fifa. Sem acordo com a construtora Andrade Gutierrez, o Inter se vê cada vez mais pressionado a acelerar o início das obras em seu estádio. Desde de junho de 2011 nenhum operário é visto no local, e a obra segue estagnada. A diretoria colorada corre para tentar um acordo no início deste mês.

Assim como Porto Alegre, as obras na Arena da Baixada, em Curitiba, preocupam. Até o momento, pouca coisa foi feita. Porém, a desmontagem da antiga cobertura começou no último mês. O Atlético-PR considera que o projeto estádio para a Copa de 2014 já está 60% concluído e promete finalizar a adaptação e o fechamento do anel da arquibancada do estádio até junho de 2013.

Os estádios do região Sul do país preocupam, mas outras arenas seguem em ritmos acelerados. Mesmo com a paralisação dos operários por três dias no último mês, o Castelão ainda é o estádio mais avançado e fechou o mês com 59% das obras concluídas. Com 52% de execução, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, também é um dos mais adiantados, assim como a Arena Fonte Nova, em Salvador, que fechou o mês com 53% dos trabalhos finalizados.

Os percentuais foram divulgados pelos comitês organizadores de cada uma das 12 sedes do Mundial, todas consultadas até 29 de fevereiro. Desde o primeiro dia de outubro de 2011, o GLOBOESPORTE.COM publica um relatório mensal com os detalhes do andamento das obras. Na última semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou um relatório com números diferentes dos usados pelos comitês sobre a porcentagem dos estádios.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/03/maracana-completa-dois-anos-de-reforma-com-35-das-obras-prontas.html

Nenhum comentário: