quinta-feira, 1 de março de 2012

Com ataque diferente, Botafogo recomeça o ano contra o Americano


Eliminado nas semifinais da Taça Guanabara, mas ainda invicto na temporada, time joga nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), em Campos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Taça Guanabara já foi sem boas lembranças e, agora, o Botafogo inicia uma nova etapa na temporada. Nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Americano, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o time volta a campo pela primeira vez depois da decepção vivida com a derrota para o Fluminense nas cobranças de pênaltis, que acabou levando o rival à conquista do título do primeiro turno do Campeonato Carioca na decisão com o Vasco.

Invicto em oito jogos disputados até o momento, o técnico Oswaldo de Oliveira escalou um ataque diferente para substituir Elkeson, Maicosuel, ambos machucados, e Loco Abreu, fora por estar a serviço da seleção uruguaia. O estreante Fellype Gabriel, a prata da casa Willian e o já conhecido Herrera.
- Nessa partida não vai haver mudança de característica do time. A expectativa era usar o Willian naquela posição mesmo (no lugar de Elkeson), o Herrera sempre foi a minha opção para o lugar do Abreu e o Fellype Gabriel jogou dessa forma comigo no Japão por dois anos. Os nomes e números de camisa vão variar, mas o posicionamento vai permanecer - explicou Oswaldo.

O Americano, na teoria, não oferece grande resistência. No confronto com os dois grandes na Taça Guanabara, perdeu ambas, para Vasco e Fluminense. Para aumentar a descrença sobre o rival, foram três derrotas nos últimos três jogos e a segunda pior campanha da competição até o momento, com quatro pontos, à frente apenas do Bangu, que ainda não pontuou.

O árbitro da partida será Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Silbert Faria Sisquim e João Luiz Coelho de Albuquerque. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida semifinal em tempo real, com vídeos exclusivos. O canal Premiere transmite ao vivo, pelo sistema pay-per-view.

header as escalações 2
Americano: dos reforços que chegaram para a Taça Rio, apenas o atacante Adão está regularizado. O jogador chegou a treinar entre os titulares durante a semana e pode ser uma das novidades. Com efeito suspensivo, o meia Pachola está confirmado para enfrentar o Botafogo. A única dúvida do técnico Luís Antônio Zaluar é em relação a seu parceiro de ataque. Hugo e Adão disputam a vaga. Assim, a provável escalação será: Erivélton, Alex, Adalberto, Ricardo Braz e Marcos Felipe; Rhayne, Caetano, Marconi e Pachola; Hugo (Adão) e Tardelly.

Botafogo: Oswaldo de Oliveira vai escalar um ataque novo para o confronto com o Americano. Sem Elkeson, Maicosuel, ambos machucados, e Loco Abreu, com a seleção uruguaia, ele vai promover a estreia de Fellype Gabriel e a entrada de Willian, além de dar mais uma oportunidade a Herrera. O time entra em campo com a seguinte formação: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Willian; Herrera.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Americano:
o time de Campos não tem nenhum desfalque. Recém-chegados, Bruno Luis, Marcelo Maciel e Diogo ainda não foram regularizados.
Botafogo: Maicosuel, que deve parar por 20 dias, e Elkeson estão machucados. Loco Abreu foi convocado para o amistoso do Uruguai com a Romênia, quarta-feira, e não estará em campo. O reserva Cidinho também se recupera de uma lesão na coxa direita.

header fique de olho 2
Americano: o atacante Tardelly é a aposta do técnico Luís Antônio Zaluar. Contratado junto ao Goiás, ele vem subindo de produção e promete aprontar para cima do Botafogo.

Botafogo: Fellype Gabriel, que veio do Kashima Antlers, do Japão, faz a sua estreia com a camisa do Botafogo. Ele foi comandado por Oswaldo de Oliveira no clube japonês.

header o que eles disseram
Luís Antônio Zaluar, técnico do Americano: “Com esse intervalo entre Taça Guanabara e Taça Rio tivemos um tempo ideal e já percebo uma clara melhora no time. Espero que contra o Botafogo tudo aquilo que foi pedido seja bem executado pelos jogadores e assim a gente conquiste uma importante vitória."
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Não se ganha somente com confiança. Temos um lastro de grandes jogadores. Não vencemos a Taça Guanabara, mas fomos o time com maior número de gols, melhor índice nas finalizações e passes, lideramos em tudo. Faltou converter em gols e transformar em vitórias. Em quatro jogos, estivemos muito próximos e não conseguimos. Esse é o momento da consagração do trabalho." 
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
* O Botafogo venceu com facilidade o Americano nas últimas duas vezes que enfrentou o time de Campos pelo Campeonato Carioca: 3 a 1 em 2010 e 4 a 0 em 2011. A última vitória do Americano sobre o time alvinegro aconteceu pela Copa do Brasil de 2009: 2 a 1 em Campos.
* Recentemente, Botafogo e Americano se enfrentaram duas vezes pelas semifinais de Taças Guanabara. Em 2005, o Americano levou a melhor vencendo por 2 a 1. Em 2006, o Botafogo deu o troco, derrotando a equipe de Campos pelo mesmo placar.
* Há 19 anos (ou 31 jogos) não acontece um empate sem gols nos jogos entre Botafogo e Americano. O último 0 a 0 foi pelo Campeonato Carioca de 1993, quando as duas as equipes se enfrentaram em Campos.
header último confronto v2
No dia 12 de março do ano passado, Americano e Botafogo se enfrentaram no Engenhão pela terceira rodada da Taça Rio. E o Fogão levou a melhor, aplicando uma goleada de 4 a 0 sobre o time de Campos. Herrera marcou duas vezes para o Fogão, que teve grande atuação naquela partida. Loco Abreu e João Filipe completaram o placar e mantiveram o então líder Alvinegro com 100% de aproveitamento no segundo turno da edição 2011 do Campeonato Carioca.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/03/com-ataque-diferente-botafogo-recomeca-o-ano-contra-o-americano.html


Nenhum comentário: