sexta-feira, 2 de março de 2012

Federer cozinha Del Potro, se impõe nos tie-breaks e vai à final em Dubai


Sem quebras de saque, suíço arranca virada heroica no game decisivo do segundo set, vence por 2 a 0 e vai enfrentar o escocês Andy Murray

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes

Primeiro foi Andy Murray, que ignorou o número 1 do mundo. Na sequência, Juan Martín Del Potro bem que tentou agarrar a zebra pelo pescoço e não deixar que ela saísse da quadra central nos Emirados Árabes. Não deu. Em jogo equilibrado do início ao fim, o argentino não resistiu a Roger Federer, que venceu a semifinal e se manteve no caminho que leva ao pentacampeonato do ATP 500 de Dubai. Terceiro do ranking, o suíço venceu nesta sexta-feira por 2 sets a 0, em dois tie-breaks, sendo o segundo com uma virada heroica após ficar atrás por 5 a 0. Próximo passo: encarar na final de sábado um Murray embalado após eliminar Novak Djokovic.

Roger Federer na partida contra Del Potro tênis ATP de Dubai (Foto: AFP)Federer ataca contra Del Potro: virada espetacular no tie-break do segundo set (Foto: AFP)

Aos 30 anos, Federer chega à 16ª vitória seguida sobre tenistas sul-americanos – a última derrota foi justamente para Del Potro, em 2009. O confronto direto entre eles agora está em 10 a 2, e o suíço chega à final sem ter seu saque quebrado uma vez sequer durante o torneio. O argentino de 23 anos, que ocupa a décima posição do ranking e tinha derrotado rivais do Top 10 três vezes nos últimos seis dias, fica pelo caminho na semi, em sua primeira aparição em Dubai.

O primeiro set foi marcado pela supremacia dos saques. Sem muitas dificuldades, os dois tenistas defenderam seus serviços em todos os games. No 12º, vencendo por 6/5, Federer teve duas chances para conseguir uma quebra, mas Del Potro manteve a cabeça no lugar e igualou a parcial em 6/6. No tie-break, o suíço abriu 2 a 0 e teve a chance de ampliar, mas cometeu um erro não forçado, mandando a bola na rede. Ainda assim abriu 6 a 2, viu o argentino cortar para 6 a 4 e teve frieza para fechar em 7 a 5, fazendo 1 a 0 em sets.

No segundo set, a história se repetiu. Os dois tenistas avançaram game a game, sem nenhuma quebra. Federer teve seis break points ao longo da parcial, mas Del Potro defendeu cada um com unhas e dentes. No tie-break, o argentino parecia caminhar tranquilo para fechar e empatar o jogo. Abriu 5 a 0, e aí o suíço mostrou por que é um dos maiores tenistas da história. Com impressionante controle mental, arrancou uma virada heroica, fechou o game, o set e a partida. Sem espaço para qualquer tipo de zebra.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/federer-cozinha-del-potro-se-impoe-nos-tie-breaks-e-vai-final-em-dubai1.html

Nenhum comentário: