Estádio rendeu lucro de R$ 8 milhões em 2011 e deve superar a marca na temporada, com shows, eventos, como o UFC, e até pequenas filmagens
Em conjunto com o departamento de marketing, o diretor executivo Sérgio Landau montou uma equipe para cuidar dos planos para os lucros do maior patrimônio atual do clube, que já rendeu R$ 8 milhões de superávit na temporada passada - alavancados pelo show do ex-beatle Paul McCartney -, mesmo com os cerca de quase R$ 5 milhões de gastos com manutenção e aluguel. A proximidade de espetáculos como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 ajudaram, além da saída de cena provisória do Maracanã. Mas foi a mudança de postura em relação ao mercado que valeu o salto de receitas e transformou de vez a imagem.
Megaestrutura para Roger Waters foi montada esta semana (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
Há empresas interessadas em investir somente através da parceria com o estádio. A entrada da Ambev é vista como um divisor de águas. A marca ligada ao ramo de bebidas financia reformas, discute novos projetos e pede em troca sua divulgação. Não à toa, pintou as cadeiras dos setores Norte e Sul com nome e cor de uma de suas cervejas. As máquinas de luz artificial, a serem instaladas em abril e que servirão para preservar o gramado, foram adquirida pela multinacional. O fato de o Alvinegro ter Flamengo e Fluminense a seu lado recentemente, não só em clássicos, também tem sido um facilitador.
Nesta sexta-feira, centenas de funcionários trabalham na limpeza do show de Roger Waters, ex-líder do Pink Floyd, banda de rock progressivo das décadas de 70 e 80. Pela locação do espaço, os cofres do Glorioso embolsaram mais de um R$ 1 milhão. Em 2007, quando o baixista se apresentou no Rio de Janeiro pela última vez, a produção gostaria de um local maior do que a Apoteose, mas não houve acordo para tocar no Maracanã, e o Engenhão ainda recebia seus retoques finais para a inauguração, semanas antes dos Jogos Pan-Americanos.
Neste semestre, mais precisamente em 24 de junho, o UFC desembarca com seu aparato não menos imponente que as toneladas de equipamentos exigidas pelo músico inglês. O valor, não confirmado oficialmente, gira em torno de R$ 3,5 milhões, e a casa alvinegra não estava nem na lista de opções quando Dana White e sua organização decidiu retornar ao país. Mas impasses em São Paulo abriram caminho para a realização de mais uma noite de lutas na capital carioca. Faltam apenas ajustes em relação ao entorno e de datas da Taça Libertadores.
Além do Carioca, até a Libertadores não recebe
grandes públicos (Foto: Richard Souza / GE.COM)
grandes públicos (Foto: Richard Souza / GE.COM)
Em breve, a tendência é que mais dois grandes eventos sejam confirmados para o período entre outubro e novembro. Nem mesmo o Botafogo sabe quais são ainda, por se tratarem apenas de reservas. No entanto, já é possível prever um lucro superior anual de R$ 10 milhões, que ajudam a sanear as contas do clube e não entram no orçamento do departamento de futebol.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/botafogo-muda-abordagem-e-amplia-receitas-do-engenhao-ano-apos-ano.html
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