quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Posse de bola, hidratação e aspirina: receitas contra forte calor em Macaé


Com sol da tarde, time encara novo teste físico na última rodada. Nas duas vezes em que jogou fora em horário vespertino, má atuação e sofrimento

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

Após se aproximar da classificação no Grupo A da Taça Guanabara, com duas vitórias consecutivas no Engenhão, o Botafogo se prepara para enfrentar novo teste físico, neste sábado, contra o Macaé. O horário da partida é o mais cedo até aqui - 16h20 (de Brasília), com sol de 15h20. Das duas vezes em que teve pela frente este tipo de condição e jogou longe de sua casa, foram duas más atuações e dois empates - Nova Iguaçu e Madureira. Os jogadores mostram preocupação, mas entendem que as duas equipes não podem fugir das dificuldades.

As receitas para superar isso e ter sombra e água fresca durante o carnaval, no entanto, são bem variadas. De preparação com muita água, claro, aspirina, banho gelado antes de entrar em campo e, principalmente, evitar desperdiçar a posse de bola para não correr mais que o rival.

Renato batendo na bola (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Renato, com Mattos ao fundo, supera sol em treino alvinegro (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

- É quente, essa época é difícil, fazer o quê? Vamos nos defender com muita água, uma aspirinazinha antes do jogo para dor de cabeça e... temos de ganhar. Estamos treinando com essas condições para isso. Depois, classificados, dá para refrescar tomando uma cervejinha - brincou Loco Abreu, de 35 anos, um dos que mais sofre com o calor intenso.

A previsão do tempo indica possibilidade de até 32 graus de temperatura no horário, ainda que não esteja descartada chuva na parte da tarde. Há sete anos sem disputar uma competição estadual, o volante Renato não planeja uma preparação especial, mas não dispensa a hidratação constante.

- A área de preparação física do clube passa uma bebida ou outra diferente quando o jogo é nesse horário para aguentarmos. Está quente para os dois lados. O importante é ter calma, manter a posse de bola e aproveitar as paradas para beber muita água - ensinou.
Andrezinho, Madureira x Botafogo (Foto: Fernando Soutello/Agência Estado)Andrezinho em no calor de Madureira: sombra só
no segundo tempo (Foto: Fernando Soutello / Agif)

A cada dia, especialmente nestas últimas três semanas, o elenco tem saído estafado dos treinos, lamentando a "lua" que não dá descanso. Na última quarta-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira estendeu a atividade até quase meio-dia e ouviu suspiros.

- Parado já cansa, está f... - comentou um jogador, com a mão nas pernas.

No mesmo horário, o Flamengo decide a outra vaga da chave com o Resende. O jogo é em Volta Redonda, tradicionalmente menos quente. No outro grupo, o sábado reserva partidas somente à noite.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/posse-de-bola-hidratacao-e-aspirina-receitas-contra-forte-calor-em-macae.html

Nenhum comentário: