terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Oswaldo exalta equilíbrio da gestão do clube e ainda se vê 'verde' no retorno


Técnico revela felicidade pela escolha: 'Melhor que já trabalhei no Brasil'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)Oswaldo sorri em entrevista na sala de imprensa
do Engenhão (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

Já são 40 dias de trabalho prático e muitas descobertas ao longo deste período. Sempre ligado no futebol brasileiro, Oswaldo de Oliveira sabia o que encontraria no Botafogo. Mas os elogios demonstram que, ainda assim, se surpreendeu positivamente. Segundo o treinador, que passou cinco temporadas no Japão e ficou 30 anos longe de General Severiano - onde já trabalhara como preparador físico -, a gestão do clube e a recepção calorosa lhe garantem a felicidade e a certeza da escolha certa até aqui.

- Em primeiro lugar, fiquei muito feliz de ter vindo para o Botafogo. Não quero esconder isso. Era um clube que eu já conhecia. E era o único grande do Rio que eu ainda não havia treinado. Quando cheguei aqui, fiquei muito feliz por encontrar um Botafogo completamente modificado. Ainda não trabalhei num clube brasileiro com a consistência que o Botafogo exibe hoje. Já passei por grandes clubes, com infraestrutura, grandes receitas e possibilidades financeiras, mas em nenhum tão equilibrado. Hoje considero o Botafogo o melhor clube que já trabalhei no Brasil - afirmou, ao site oficial alvinegro.

Oswaldo se refere à qualidade da estrutura (que hoje conta com concentração própria, sede social completa e estádio) e ao fato de não descumprir seus compromissos, financeiros especialmente - nos mandatos de Mauricio Assumpção, o clube não vem atrasando salários.
Sobre o material humano que tem em mãos, o comandante também tece elogios, mas lembra que o processo para se chegar a grandes conquistas é longo, e o grupo ainda está sendo preparado. Ele mesmo ainda não aponta com 100% de certeza a maior carência atual.

- O elenco é muito bom. Já conhecia de longe. Acho um grupo capaz, mas, como qualquer outro, precisa ser enriquecido. Nós estamos muito verdes aqui, porém já trabalhando para que esse processo aconteça de forma racional e bem colocada. Precisamos acertar nas escolhas que fizermos - ponderou, a respeito da necessidade de ainda contratar dois laterais e um zagueiro.

oswaldo de oliveira botafogo treino (Foto: Fernando Soutello / Agif)Aos 61 anos, Oswaldo tem participado ativamente dos treinos do Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Agif)

Fã confesso da vida que se leva em Kashima, Oswaldo diz que não demorou a se readaptar, apesar de gostar da disciplina e organização locais. Isso ele tenta transferir para o campo e tem tido resposta dos jogadores, que costumam elogiar seus métodos.

- Sempre ressaltei duas coisas do futebol japonês: obediência e disciplina. Voltando para o Brasil, vejo que já não estamos tão longe quanto estávamos no passado. Esse grupo do Botafogo, especialmente, tem jogadores aplicados. É lógico que eles têm dificuldade aqui ou ali, mas estão sempre tentando fazer as coisas da melhor forma. Se eles me respeitam pela minha capacidade, a recíproca é verdadeira, porque eu também os respeito pelos mesmos motivos. Além de exibirem uma condição técnica muito boa para facilitar o meu trabalho, eles estão seguindo à risca e buscando sempre melhorar - analisou.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/readaptado-oswaldo-exalta-equilibrio-do-clube-e-ainda-ve-seu-elenco-verde.html

Nenhum comentário: